domingo, novembro 07, 2010

Produtos Autêntico

PRODUTO AUTÊNTICO

Citação:
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto” – (João 15:1,2).


Hoje mais que nunca se faz necessário enfatizar sobre a autenticidade dos produtos, por conta da concorrência desleal que fica espionando, com propósito de plagiar a invenção, e colocar a cópia rapidamente no mercado.

Um dos fatores que incentivam e resultam em proliferação deste procedimento criminoso se chama – “procura”. Se não houvesse comprador para o produto pirateado, certamente os investidores teriam que abandonar o negócio. A tendência (felizmente não é a totalidade), do ser humano é levar vantagens nas negociações, principalmente quando se trata de compra e venda. Comprar pelo menor preço e vender pelo maior valor. O tamanho da janela que se forma entre o custo inicial e o preço final de venda determina o grau de “esperteza” que o negociante possui. Lamentavelmente, para vergonha de nossa pátria, o “jeitinho brasileiro” ainda não foi abolido do meio do povo. Comprar um produto contrabandeado, falsificado, sem nota fiscal, abaixo do valor de mercado, não é outra coisa, senão – “jeitinho brasileiro” de levar vantagens.

No reino espiritual a coisa funciona exatamente da mesma forma. Deus o grande inventor criador de todas as coisas detêm em suas mãos a legitimidade das patentes das coisas boas, enquanto o falsificador (diabo), oferece o “jeitinho diabólico” para induzir o homem a “levar vantagens”.

No início criou Deus céus, terra, fez separação entre água e terra, formou rios e mares, separou a luz das trevas, ordenou a terra que produzisse erva verde, árvore frutífera, fez o sol a lua e as estrelas, criou répteis, aves, criou baleias, gado e sobre tudo, criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher. E é interessante notar que Moisés escreve no livro de Gênesis a auto-avaliação de Deus após cada etapa da criação: “e viu Deus que era bom”.

Deus não está sujeito ao crivo do homem para saber se acertou ou não. Se ficou bonito ou feio. Tudo que é feito por Deus é perfeito e têm propósito para abençoar o próprio homem e dar a ele condições de um viver feliz e esperançoso.

O texto acima reprisa as palavras de Jesus dirigidas aos discípulos: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto” – (João 15:1,2).

Muitos ensinamentos poderiam ser subtraídos desta palavra de Jesus. Contudo quero destacar alguns pontos:
a). Dualidade. “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador”. O reino de Deus se completa um no outro, ou seja, Deus e Jesus. Porque Deus amou o mundo que ofereceu seu Filho para morrer no lugar dos pecadores. Jesus, por sua vez, assumiu a cruz em concordância com as Palavras do Pai. O amor de um e a obediência do outro formam a maior de todas as bênçãos alcançada pelo homem carente de salvação. Não há como optar por um e desprezar o outro. Ou se aceita o Pai e o Filho, ou rejeita ambos e sofre as conseqüências deste ato tresloucado. Jesus disse: “Eu e o Pai somos um. E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou” – (João 10:30, 12:45). “Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou” – (Lucas 10:16).

b). Eu sou a videira. “Eu sou a videira verdadeira “. Jesus poderia ter dito: “Eu sou uma das muitas videiras de Israel que sevem para produzir uvas”. Contudo, Ele disse: “Eu soa “a” videira”. Nesta palavra se aplica o mesmo princípio de João 14:6: “Eu sou “o” caminho, e “a” verdade e “a” vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

Jesus fala com autoridade sobre este assunto, por conta de seu ministério frutífero neste mundo. Jesus operou sinais, prodígios e maravilhas e este ministério frutífero tem sua seqüência através das varas, ou seja, os cristãos autênticos ligados a Ele.

Alguém já disse que para se conhecer uma pessoa e saber sobre seu caráter tem que comer um saco de sal junto com ele. Quando Jesus declara ser a videira verdadeira, ele não está fazendo outra coisa, senão convidando àqueles que estão vivendo no engano a se ligar a Ele o autêntico, e conhecê-lo na intimidade.

c). Vara inútil é tirada. “Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira”. Considero esta palavra complexa. Como entender ou aceitar alguém uma vez ligado a Cristo, ser tirado posteriormente? Jesus mesmo disse: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” – (João 6:37).

Uma das interpretações para esta citação é literalmente à morte física do cristão que não tem interesse em produzir frutos e permanece totalmente indiferente ao reino de Deus. Para ele tanto faz como tanto fez. Seu egocentrismo impede o surgimento dos frutos que proporcionam cura, libertação, perdão e vida eterna. Paulo faz menção a algo parecido quando escreve a primeira epístola aos coríntios: “Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem [estão mortos]” – (I Coríntios 11:30) – [grifo meu]. Por que estão mortos? Pelo fato de não conseguir discernir o corpo de Cristo. O corpo do Senhor permanece neste mundo para glorificar a Deus, dar bom testemunho e frutificar em abundância. “Cristo é a cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus [e frutificando]” – (Colossenses 2:19) – grifo meu.

d). Um fruto chama por outro fruto. “E limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto”. Esta é a melhor de todas as citações de Jesus, no meu modo de pensar. O lavrador não descuida do ramo que está produzindo e tudo faz em seu benefício para que o resultado cresça numericamente.

Penso e fico conjeturando. Quando o cristão autêntico se envolve no ministério e busca frutificar para o reino de Deus, ele, muitas vezes se descuida das armadilhas, ciladas, pragas que o diabo lança sobre sua vida, assim sendo, o lavrador atento limpa e destrói tudo quanto é prejudicial ao ramo. A Bíblia diz: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. O nosso Deus é o Deus da salvação; e a Deus, o Senhor, pertencem os livramentos da morte” – (Salmos 34:7; 68:20).

Jesus pagou um alto preço para que todos os homens pudessem ter acesso à autenticidade da salvação e, por conseguinte frutificar. E para completar a bênção, Ele nos oferece gratuitamente. A Bíblia diz: “Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Efésios 2:5,8, Tito 2:11).

Não se conforme em estar fora da videira, ou estar nela e não frutificar. E se você está frutificando, agradeça a Deus por este privilégio e por saber que Ele tem cuidado de você, tirando toda impureza que tenta impedir seu ministério de crescer ainda mais. “Eu (JESUS) sou a videira verdadeira, e meu Pai (DEUS) é o lavrador. Toda a vara (CRISTÃO INOPERANTE) em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela (CRISTÃO AUTÊNTICO) que dá fruto, para que dê mais fruto” – (João 15:1,2) – grifo meu. Amém?


______________________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...