sábado, novembro 06, 2010

A melhor parte!

ESCOLHENDO A MELHOR PARTE

Quem jamais ficou diante de uma situação onde se viu obrigado a escolher uma de duas partes ou uma alternativa dentre tantas? Tenho um netinho, Daniel, que costuma colocar algo em uma das mãos e após colocá-las para trás do corpo, pergunta – qual mão? Minha função é tentar acertar a mão que detêm o objeto surpresa e quando escolho a mão vazia, ele diz: Haaaaaa....!

Não há ser humano habitual que não necessita tomar decisões. Até para declarar neutralidade diante de uma situação, o chamado –“em cima do muro”, ele precisa deliberar não tomar partido.

Há indivíduos que preferem não raciocinar por si e caminham no vácuo dos pensamentos da maioria, defendendo a tese – “a voz do povo é a voz de Deus”. É assim que muitas pessoas fazem escolhas que estão longe de ser acertadas que culminam em tragédias, muitas delas irreparáveis.

Jesus quando foi traído e entregue nas mãos das autoridades foi forçado pelo governador Pilatos a se submeter ao julgamento de um povo enraivecido que sem pudor gritava em alto e bom som – “solte Barrabás e que Jesus seja crucificado e caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos” – (Mateus 27:11-26).

O mundo seria outro se as pessoas estivessem verdadeiramente interessadas em ouvir e atender a voz de Deus. Obediência a Deus redunda em altos dividendos. Haja vista o exemplo citado na Bíblia da viúva de Sarepta – (1 Reis 17:8-16). Diante de seus olhos estava uma situação caótica, onde pessoas morriam de fome dia após dia por conta da escassez de mantimentos. No entanto, quando o profeta Elias chega em sua casa e lhe pede um bolo, usando as últimas gramas de farinha que lhe restava, juntando ao derradeiro óleo que havia em sua dispensa, a sorte daquela mulher obediente ao homem de Deus foi radicalmente transformada para melhor. Que bom que a viúva escolheu obedecer. Caso ela tivesse optado pelo contrário, teria decretado a sua própria falência e morte.

O universo seria diferente se parasse para ouvir e obedecer aos ensinamentos de Jesus. Certa ocasião Jesus passando por Betânia, foi hospedado em uma casa onde havia duas mulheres. Em determinado momento Jesus dirige a palavra a uma delas: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” – (Lucas 10:41,42).

Qual foi a parte escolhida por Maria? Entre ocupar-se das tarefas domésticas e assentar-se aos pés de Jesus para ouvi-lo atentamente, ela escolheu a segunda – (v.39).

A melhor escolha que o ser humano pode fazer é incontestavelmente querer estar na presença de Deus. Um dos muitos Salmos bíblicos diz: “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios” – (Salmo 84:10).

Onde você se encontra neste exato momento? Deus te fez com liberdade de escolha. Faça como Maria – “Escolhendo a Melhor Parte” e desfrute das ricas promessas reservadas àqueles que de livre e espontânea vontade se sentam aos pés de Jesus para aprender dEle os ricos ensinamentos que redundam em vida eterna aos que crêem.


_____________________________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...