segunda-feira, novembro 29, 2010

DESTINO DOS TÍMIDOS!

DESTINO DOS TÍMIDOS!



"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" – (Apocalipse 21:8).


Ao ler a Bíblia encontramos situações que nos deixam com algumas dúvidas, principalmente quando não temos muita intimidade com ela. É bom lembrar que a Bíblia é uma enciclopédia riquíssima de ensinamentos que norteiam o homem para que ele tenha uma vida abençoada por Aquele que a escreveu. Mas, apesar de parecer um tanto quanto complicado alguns textos, a Bíblia foi escrita para todos.

Um dos textos que despertam preocupações nos leitores é o citado acima. Nele, o escritor faz referência que o lugar dos “tímidos” será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Como entender esta drástica sentença, se, ao analisarmos o sentido da palavra segundo o dicionário português ela não sugere o exercício de um pecado como as outras práticas mencionadas no mesmo texto?

Vamos ao significado, segundo o discionário: “Significado de Timidez” = Caráter de quem é tímido; falta de coragem; Insegurança; acanhamento; inibição. Perceba que a falta de coragem é sinônimo de timidez. Ou seja, o medo está relacionado com a timidez.

É exatamente neste ponto que a palavra escrita nas Escrituras Sagradas entra em concordância e necessita de uma hermenêutica mais cuidadosa. Poderíamos fazer a conversão sem receio de adulterar a palavra colocando da seguinte forma: "Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte".

Digamos que neste caso, com a mudança, o texto passou a impactar menos. Entretanto, ainda resta uma dose de preocupação por condenar as pessoas que sentem medo. Afinal, medo de quê? Afinal, quem por acaso jamais sentiu medo por algo?

Complicado? Nem tanto. Neste caso há de se buscar a motivação de cada medo. Para exemplificar, vejamos alguns medos: Medo de dirigir; medo de altura; medo de avião; medo de elevador, medo de trovão; medo de barata; medo de falar em público, etc.

Teria Deus uma sentença de morte para todas as pessoas que passam por estes problemas, igualando-as àqueles que são incrédulos, abomináveis, homicidas, fornicários, feiticeiros, idólatras e mentirosos? A resposta é NÃO, graças a Deus.

Deus é justo e sabe que o ser humano é frágil em seus sentimentos. O próprio Moisés quando requisitado por Deus para uma tarefa importantíssima “tremeu nas bases”. Ele disse (com medo): “Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? Ah, Senhor! eu não sou eloquente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua”.

Em outra oportunidade os próprios discípulos estando ao lado de Jesus dentro de um barco não disfarçaram seus medos. Vamos ao texto: “E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia com ele também outros barcos. E se levantou grande tempestade de vento, e as ondas batiam dentro do barco, de modo que já se enchia. Ele, porém, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, levantando-se, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E cessou o vento, e fez-se grande bonança. Então lhes perguntou: Por que sois assim tímidos [medrosos]? Ainda não tendes fé? Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” – (Marcos 4:36-41). (grifo meu).

Notamos que os temores fazem parte da natureza humana, ainda que em alguns casos em pequenas e insignificantes proporções. Não obstante, qual é o tipo de medo que determina o futuro eterno do homem? Vamos a ele:

O medo que sentencia o destino da criatura humana é àquele que faz com que o homem negue o Senhor Jesus. Os candidatos ao lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte não consegue manter-se fiel diante de uma perseguição e quando questionado sobre sua fé, seu comportamento não é outro senão ao de um medroso covarde.

O apóstolo Pedro passou por uma situação semelhante quando confrontado após a prisão de Jesus. Vamos ao texto: “Então Pedro disse: — Juro que não conheço esse homem! Que Deus me castigue se não estou dizendo a verdade! Naquele instante o galo cantou, e Pedro lembrou que Jesus lhe tinha dito: “Antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.” Então Pedro saiu dali e chorou amargamente” – (Mateus 26:74,75).

Pedro naquele momento foi tímido e ficou com medo que as autoridades o prendessem também como acontecera com o Senhor Jesus. Felizmente para ele, sua consciência o incomodou para o arrependimento que o livrou da sentença de Apocalipse 21:8.

A postura do cristão tem que ser corajosa e transparente custe o que custar. Caso contrário, inevitavelmente terá que ouvir palavras duras do Senhor Jesus. Ele disse e vale para os nossos dias: “Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim – (Mateus 10:33) e a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" – (Apocalipse 21:8).


_______________Capelão – Plínio Cavalheiro.
 


3 comentários:

Josué Natanael S.Dias disse...

Na graça e Paz senhor Plínio, um bom dia ao senhor.
Primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog. Quanto mais pessoas espalharem a semente de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, melhor. Essa é a ordem de nosso Deus.

Sou de Pernambuco e frequento a igreja Metodista daqui. Gosto muito de seus textos, e se me permite, até citei alguns em aulas que dou aos domingos na igreja, falei que era de um irmão em Cristo que encontrei na internet e passei seu blog aos alunos e conhecidos.

Em particular, gostei muito do texto recordar é viver (e de muitos outros). É muito importante estar vivo, vivo mesmo e em CRISTO. Amém?
Pretendo visitar sempre este blog e tirar experiências e aprender mais e mais da palavra de Deus que nunca é demais em sabedoria.

Também entrei no seu perfil e gostei muito do seu trabalho de capelão e outras coisas de voluntário, como o asas do socorro, que já ouvi falar, mas infelizmente não tive a oportunidade de participar. Quem sabe um dia.
Por favor continue com seu trabalho que garanto tem feito bem a muitas pessoas, que não são todas que fazem comentários, talvez por vergonha, ou não saberem, mas sei de bastante gente que já tem entrado, elogiado e acompanhado e agradecido a dica do blog que passei a eles do senhor.

Fique na Paz de Deus o senhor e a sua família. É sempre bom manter contato com pessoas de Deus e que espalham o bem. Parabéns e tenha uma abençoada semana, iluminada e protegida pelo nosso Senhor Jesus Cristo.
Abraço Fraternal a todos de sua família também.

Do irmão em Cristo,

Josué Natanael S.Dias
Pernambuco

Lisa e Kippy - São Paulo/SP disse...

Olá Papai e Vovô...
Estamos sempre por aqui para lembrar que nunca esquecemos do senhor e nem da Mamãe e Vovó. Ok?
Entramos várias vezes por dia no seu blog e está muito bonito e acima de tudo, falando coisas de DEUS, que é muito mais bonito e importante.
PARABÉNS de novo. As vezes nem deixamos recados para não sermos tão repetitivas.
Rsrsrsrs. Entende né?
Gostamos tbm do seu recadinho no nosso blog. VALEU!

AMAMOS VOCÊS E ATÉ BREVE,
Beijos 1000 e Aus 1000 com amor e carinho sempre...

LISA & KIPPY

Plínio Cavalheiro disse...

Olá prezado irmão Josué. Grato por visitar meu blog e também pelas palavras de encorajamento. Quanto ao uso dos textos, fico lisonjeado por estar em sua classe de aula. Sinta-se à vontade para utilizá-los sempre que julgar necessário. Minha intenção é divulgar a Palavra de Deus o mais rápido possível pelo fato de sabermos que Jesus está voltando. Quero parabeniza-lo por seu ministério e desejar as bênçãos do Senhor sobre você e sua preciosa família. Fique na paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele toda honra e toda glória. Amém? Aguardo novos contatos. Abraços. Cap. Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...