sábado, novembro 13, 2010

ALTO REFÚGIO

ALTO REFÚGIO


“O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia” – (Salmo 9:9).

Um dos assuntos que não podemos deixar de considerar é o papel do diabo dentro da sociedade e porque não dizer, dentro da própria igreja.

É importante notar que o primeiro Adão juntamente com sua mulher Eva não experimentaram opressões antes do pecado. Contudo, após cair na armadilha do diabo suas vidas ficaram vulneráveis para o aviltamento do diabo e seus demônios.

Apesar de o dicionário oferecer várias definições para o termo “opressão”, eu particularmente entendo que “humilhação” se destaca entre todas. Contudo, se faz necessário avaliar o contexto desta palavra quando em uso, sabendo que ela oferece dois significados conflitantes.

Primeiramente, convém ser dito que a humilhação é ensinamento bíblico. Jesus ensinou esta doutrina quando exerceu seu ministério. Em seu sermão do Monte Ele disse: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” – (Mateus 5:3).

Vamos tentar entender um pouco sobre este ensinamento. Jesus está falando sobre a postura necessária na vida do cristão para que ele seja reconhecido no mundo espiritual (diante de Deus e do diabo), e, por conseguinte perante o mundo físico.

É necessário ponderar nossos sentimentos e ações como formas de ajuizamentos de nosso espírito e ter o discernimento para entender que Jesus está mostrando para seus discípulos sobre a importância de reconhecimento de suas limitações diante da grandeza e poder de Deus.

Esta característica – humildade - é tão importante nos cristãos, que Jesus diz: “porque deles é o reino dos céus”. “O Senhor eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra” – (Salmo 147:6). Paulo ensinou aos seus discípulos: ”Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos” – (Romanos 12:16). E como última referência, a palavra de Tiago: “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” – (Tiago 4:6).

Consideremos agora o outro lado da moeda, ou seja, a diferente versão do termo “humilhação = opressão”:

Humilhação pode ser considerada uma das ferramentas que o diabo usa para afrontar Deus através do homem. Negar a existência do diabo em nada contribui na sua realidade. O diabo existe, quer você aceite ou não! Todos os meios mecânicos de comunicação proclamam sua existência e sua maldade imperante no mundo. Só não enxerga quem não quer ver. Caso contrário, como entender os crimes hediondos, os homicídios, os latrocínios, o banditismo, o aborto provocado e tantas outras aberrações, sem a presença do diabo? Quem inspiraria tanto ódio? Quem sugeriria tanta ganância? Quem colocaria num coração materno, feito para amar, o intento de assassinar o seu próprio filho antes de nascer?

Se pesquisarmos atenciosamente a Bíblia chegaremos a uma terminação óbvia sobre a origem da opressão na vida do homem. A raça humana, nas pessoas criadas por Deus, Adão e na seqüência sua mulher Eva, viveram um tempo, não sabemos quanto, sem experimentar a opressão maligna como já foi dito neste texto.

Entretanto, após cometer o primeiro pecado, eles puderam sentir na pele os efeitos da opressão. Perceberam que estavam nus e por conta da vergonha cozeram folhas de figueira para cobrir a nudez. Sentiram medo esconderam-se da presença de Deus, por causa da vergonha da nudez – (Gênesis 3:8-11).

É evidente que existe uma vasta lista de características de opressão, pelas quais o ser humano poderá (se não tomar os devidos cuidados), ser contaminado e sofrer efeitos devastadores. Apesar disso, o salmista diz: “O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia” – (Salmo 9:9).

É evidente que Deus está se disponibilizando para tratar das causas de cada opressão e, por conseguinte, eliminar os efeitos que têm maltratado e impelido tantas pessoas ao desespero, miséria, sofrimento e morte. Não obstante, se o oprimido não reconhecer a causa (pecado), e não se arrepender e não buscar o perdão através do sacrifício remidor de Jesus Cristo no calvário, nem Deus pode impedir o opressor de agir. Pense nisto e não admita em sua vida nenhum tipo de opressão. Procure hoje mesmo o alto refúgio que Deus oferece!

__________________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

2 comentários:

Mônica R. Rocha - SBC - SP disse...

Bom dia Sr. Plínio tudo bem com o senhor e com sua família?
Tenho acompanhado seu blog e percebi que sua última mensagem foi no
dia 13/11/10, espero que esteja tudo bem.

Estou falando porque percebo que o senhor sempre escreve e coloca vários textos no mesmo dia. Praticamente todos os dias. Pra falar a verdade, não leio todos de uma vez, mas sempre estou de olho nas datas de seu texto.

Parabéns e todos muito bem escritos.
Como disse, espero que esteja tudo bem com o senhor e com a família (já li seu perfil e gostei muito, e sei que sua família tem grande importancia na sua vida também, graças a Deus).

A minha também é muito importante pra mim, sem ela, eu não seria ninguém.
Temos que ter Deus em nossos corações sim, e agradar o CRIADOR, mas NUNCA nos esquecendo que nossa família nos ama e precisa da gente também, e fico feliz em saber que sua família seja seu orgulho.

Eu acredito que Deus não se alegra com quem somente quer pregar a Palavra, mas esquece a família e que dentro das nossas próprias casas temos pessoas precisando da gente e nos querendo por perto. Se Deus instituiu a família é para que a tenhamos por perto e não "abandoná-las, como muitos fazem em nome da "FÉ".

Parabéns. E até as próximas.
Abraço a todos de sua família e ao senhor.

Mônica Rodrigues da Rocha
São Bernardo do Campo - SP

RESPOSTA: disse...

Olá Mônica. Estou bem graças a Deus. Sou grato por visitar meu blog e por suas palavras encorajadoras. Você está certa quando cita que temos que priorizar nossos entes queridos. Fico feliz por saber que você valoriza sua família. Penso e não creio que estou errado, que a família é a benção maior que Deus nos oferece depois da salvação. Digamos que a família é um patrimônio finito que desfrutamos somente neste mundo e a salvação é uma riqueza interminável que se goza neste planeta e na eternidade.
Grato mais uma vez. Aguardo seu retorno em outras oportunidades.
Deus te abençoe juntamente com sua preciosa família.
Abraços.
Capelão – Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...