domingo, novembro 07, 2010

Suprema Tarefa da Igreja

SUPREMA TAREFA DA IGREJA!
Qual é ou deve ser o “carro chefe” da Igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo? Se você respondeu ganhar vidas, pescar vidas, levar a palavra de salvação ao ímpio, ou evangelizar você acertou no alvo. Parabéns!

A função primordial da Igreja é a obra de evangelização urgente, legítima, direta e acessível a toda classe social, envolvendo o mundo todo. Quando mencionamos Igreja, não estamos nos referindo a templo construído sobre alicerce composto de areia, ferro e cimento. A referência aponta para todos que já tiveram uma experiência de novo nascimento e têm como base a rocha verdadeira que é Jesus Cristo.

No livro de Ezequiel que significa “Deus fortalece”, podemos encontrar orientações significativas que poderá nos ajudar neste ministério de evangelização, vejamos:

“Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, avisá-los-ás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei” – (Ezequiel 3:17,18). Muitos ensinamentos estão inseridos nesta palavra profética de Ezequiel, contudo, quero dar ênfase ao termo – “Atalaia” = “guarda”, “sentinela”.

Eu te dei por atalaia. Eu te constituo por atalaia ou te elejo por atalaia. Esta função não é facultativa ao cristão. O Senhor espera obediência, eficiência e responsabilidade dos seus seguidores que se agradam do título de discípulos de Jesus.

O atalaia necessita mais que ninguém ter seus sentidos apurados para executar sua função. Entretanto, três deles são destacados: visão, audição e fala. Seus olhos têm que estar atentos para visualizar o inimigo a distância. Seus ouvidos necessitam escutar com precisão para detectar os passos do oponente mesmo quando está caminhando no escuro e sua garganta deve estar afinada para gritar e alertar as pessoas sobre o opositor que tem como meta matar, roubar e destruir.

Alguém poderia estar dizendo: “Eu creio que esta palavra é direcionada aos pastores das igrejas”. Concordo e acrescento: “Todos os cristãos que se consideram discípulos de Jesus Cristo são chamados para o pastoreio de ovelhas”. Em hipótese alguma estou excluindo o pastor da igrejacomo um todo, e que é pastoreado também e que pastoreia as ovelhas que se tornam de fato pastores da mesma forma.

Complicado? Jesus disse a Pedro - “apascenta meus cordeirinhos”, quando por três vezes perguntou: Amas-me? Jesus após sua ressurreição apareceu aos seus discípulos e deu comandos a todos para fazerem outros discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Em seguida Ele diz para ensiná-los a guardar todas as coisas que eles tinham aprendido com Jesus, (Mt 28:19,20). Entendo e aceito que a ordem dos comandos de Jesus nos esclarecem na forma de agir. Primeiro eu levo o convertido às águas do batismo (isto pode ser um ato praticamente imediato ou no máximo em curto prazo), e concomitantemente eu ensino e ou pastoreio durante o tempo de vida do discípulo (ovelha), ou enquanto eu (pastor) viver.

Me recordo e fico envergonhado por participar no passado, inclusive dando extensas aulas aos novos convertidos. Esta classe levava o nome de catecúmeno. Quando o neófito, assim identificado, passava por ela, ele era encaminhado para uma assembléia extraordinária onde seria submetido ao crivo da igreja, através de sua profissão de fé. Quanta “ingenuidade” (prefiro usar este termo para não escandalizar alguns), se desencadeava durante a assembléia. Sempre tinha aquele (inclusive eu), que impostava a voz e dizia: Peço a palavra senhor presidente, gostaria de fazer uma pergunta ao candidato ao batismo: O irmão tem algum vício? Outro se levantava para demonstrar seu vasto conhecimento teológico, não sei se para humilhar o candidato ou se para desabonar o professor e fazia aquela pergunta “bíblica” que deixava muitas vezes o candidato envergonhado por não saber a resposta.

Dou graças a Deus por notar que vivemos um tempo onde o povo de Deus está tendo uma postura de atalaia, e tem se conscientizado de seu papel diante de uma sociedade carente de transformação através do Evangelho de Cristo Jesus. A suprema tarefa da igreja de Jesus Cristo é – ganhar vidas e ajudá-las no crescimento espiritual dia após dia, até a volta de nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo.

________________________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...