domingo, novembro 07, 2010

Já Basta!

JÁ BASTA!

As circunstâncias que envolvem o ciclo de vida do ser humano são fatores preponderantes que influenciam o homem em suas decisões no dia-a-dia. Assim sendo, dependendo do nível de stress que o indivíduo está enfrentando, ele poderá tomar a decisão de dizer – “Já Basta”.

É óbvio que não se pode atribuir esta frase como sendo um atestado de regra imutável, julgando que somente os estressados fazem uso deste palavreado. Ao contrário, esta frase pode e deve ser usada em outras situações. Por exemplo: Alguém que se enveredou pelo caminho do vício poderá perfeitamente dizer: “Já Basta” - eu delibero não querer mais este infortúnio para minha vida. Outro exemplo: Alguma pessoa que está na prática da criminalidade, de igual forma poderá ser impelida a dizer: “Já Basta” – eu determino deixar esta vida condenável.

Entretanto, a Bíblia cita um fato que ocorreu no ministério do profeta Elias onde ele se viu cercado por situações que o levaram ao stresse, e por conta disso, ele decidiu desistir dos projetos de Deus. A Bíblia diz: “Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” – (I Reis 19:4).

Qual foi a circunstância principal e responsável para pressionar o profeta de Deus à tomar tal decisão? Por que alguém que tivera visto e experimentado da ação e do poder de Deus, resolve de uma hora para outra ter seu nome arrolado na lista dos desistentes?

Os versos anteriores do mesmo capítulo dezenove mencionam o medo como causa do fracasso do homem de Deus que o motivou a dizer – “Já Basta”.

Como justificar tal procedimento de alguém que em um passado recente teve a coragem de desafiar sozinho e vencer pelo poder de Deus quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal em um Monte chamado Carmelo e, contudo, se acovardar diante da ameaça de uma só mulher?

Elias estava confuso e por causa de seu desequilíbrio emocional, suas atitudes foram conflitantes. Por um lado evidencia seu medo de morrer pelas mãos de Jezabel, e, no entanto, quando está “só distante do inimigo”, sentado debaixo de um zimbro, pede sua morte a Deus.

Por que a frase - só distante do inimigo – está entre aspas no parágrafo acima? Pelo fato de entender e crer que uma vez oferecido as chaves de nosso sentimento ao inimigo (diabo), ele não abre mão da legalidade de se instalar definitivamente e fazer por onde o ofertante sofra as piores conseqüências deste ato irrefletido. O profeta Elias não estava só sob a sombra do zimbro. Sua alma estava contaminada com o medo. Jezabel estava dentro dele e o amedrontava.


Muitos, inclusive cristãos imprudentes, consideram normal e até “louvável” orar a Deus pedindo para si a morte. Todavia, este tipo de oração não procede do Espírito Santo de Deus. Este sentimento é patrocinado pelo reino das trevas visando a falência do cristão.

O medo, fobias e pânico são enfermidades psicológicas potentes que impedem à felicidade e às realizações de projetos de vida. Entretanto, a ótima notícia é que existe cura para este mal epidêmico. Jesus é o antídoto autêntico que aniquila a causa e os sintomas destas doenças.

Elias, após dizer o que não deveria dizer, foi visitado por um anjo que lhe disse: “Levanta-te e come”. ”E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus” – (I Reis 19: 6-8).

Quando tudo parece estar perdido e quando não há esperança alguma de vitória, a solução está no alimento espiritual (a Bíblia – Palavra de Deus), que oferece forças para caminhar até o Horebe, o monte de Deus.

Elias, em sua precipitação achou que estava só, porém, quando chegou ao Monte de Deus, foi informado que em Israel existiam sete mil cristãos que também não se dobraram a Baal.

O doente, ao entrar na presença de Deus é curado dos possíveis traumas e orientado sobre fatos que são importantes para fortalecimento de sua fé e restauração de seu ministério.

Qual é o seu “Zimbro” hoje e qual é o tipo de Jezabel que você está enfrentando? O zimbro pode ser exatamente o lugar onde você tenta se refugiar almejando a morte, pensando que esta é a melhor solução para o seu problema. Tenha certeza que o medo não vem de Deus. Lute contra este sentimento na força e no poder que há em Jesus Cristo. Ele veio para te dar vida e vida em Abundância. Ponha Jezabel para correr de sua vida. O poder do Senhor Jesus é infinitamente maior que todas as “Jezabeis” do mundo. Vença este inimigo e assuma ou retorne ao ministério frutífero que Deus tem para você. Medo, Zimbro, Morte, fracasso, desistência – FORA EM NOME DE JESUS. Amém?

_________________________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...