domingo, novembro 07, 2010

Tropeçando na Própria Lingua

TROPEÇANDO NA PRÓPRIA LÍNGUA!

Há certos cuidados que o ser humano deve tomar durante o período de vida onde inevitavelmente se caminha em direção a um “fim” que varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores que envolvem a fé e ou convicções religiosas.

Nesta jornada que chamamos tempo de vida, não há como evitar por vezes, tropeços provocados por obstáculos que são inseridos naturalmente, acidentalmente ou patrocinados por satanás que se arma sofisticadamente para se opor contra o servo dedicado do Senhor. O diabo sabe que a probabilidade de queda do cristão aumenta quando este tropeça durante sua trajetória.

À luz desta verdade baseada nas Sagradas Escrituras, há de se concluir que o inimigo não mede esforços para usar as ferramentas existentes e concomitantemente não cessa de forjar novas armas em sua oficina com desígnio de abater o cristão.

Por termos esse ardiloso maligno (o adversário do homem), penso eu não ser heresia imaginar a existência de uma cópia “autenticada” de cada ser humano dentro do inferno, onde são colocados alvos, aonde setas são lançadas ininterruptamente em cada ponto vulnerável de cada pessoa, iniciando pelos cinco sentidos – olfato, paladar, tato, visão e audição. Entretanto, ele (o diabo) não se limita somente aos sentidos. Sua intenção é conquistar a plenitude em se tratando de tentação, queda e destruição da raça humana.

Neste enorme leque que se abre no corpo humano com possibilidades para satanás lançar suas setas empeçonhadas encontra-se a língua como forte candidata aos ataques ferrenhos.

Paul Yonggi Cho, pastor da Igreja do Evangelho Pleno em Seul, Coréia, cuja estatística em 2004 apresentava mais de 55.000 membros ativos, narra o seguinte em um de seus livros - A Quarta Dimensão: “Certa manhã eu estava tomando meu desjejum com um dos mais preeminentes neurocirurgiões coreanos. Ele contava-me de várias descobertas médicas sobre o funcionamento do cérebro. Perguntou ele: - Dr. Cho, o senhor sabia que o centro da fala no cérebro controla todos os outros nervos? Vocês, ministros, realmente têm poder porque segundo descobertas recentes no campo da neurologia, o centro da fala no celebro tem domínio sobre todos os demais nervos. Então eu sorri, dizendo: - Sei disso há muito tempo. – Como é que descobriu isso? – perguntou ele. – Isto é coisa recente no mundo da neurologia. Respondi-lhe que o Dr. Tiago me havia ensinado. – Quem é esse Dr. Tiago? – interrogou ele. – Ele foi um dos médicos famosos dos tempos bíblicos, há quase dois mil anos – respondi – e no seu livro, capítulo três e nos primeiros versículos, o Dr. Tiago define claramente a importância da língua e do centro da fala”.

O diabo sabe da importância da palavra, haja vista a queda do primeiro casal no Éden. Em Gênesis capítulo três a serpente (aparentemente uma bela criatura de Deus), usada por satanás constitui um diálogo com Eva que culminou em queda. Especificamente nos versos dois e três, a mulher responde: “Do fruto das árvores do jardim poderemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais”. Se examinarmos a fala de Eva, podemos perceber que ela adultera o comando de Deus (cap. 2: 16,17), acrescentando um comando inexistente – “nem tocareis nele”.

O filho da luz (cristão autêntico), em hipótese alguma deve aceitar conversa desnecessária com o diabo e quando o faz inadvertidamente corre sério risco de se corromper. No entanto, quando estritamente necessário, o cristão deve se impor diante do inimigo usando da autoridade conferida por Jesus Cristo. Confira: “E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum” – (Lucas 10>18,19).

O equívoco de Eva foi exatamente emprestar seus ouvidos limpos para as palavras sujas do enganador se prestando a um papel de receptadora da mentira – (Gênesis 3:1). Passo subseqüente não menos importante, foi sua resposta à pergunta da serpente – (Gênesis 3:2,3). Sua conduta “ingênua”, porém extremamente desnecessária diante da serpente manipulada por satanás culminou no maior caos jamais vivido pelo ser humano. Poderíamos dizer, sem receio de errar, que o pecado foi originado no coração do homem através da palavra proferida pela boca de satanás.

As palavras moldam a silueta de cada pessoa oferecendo a ela oportunidade de assimilação de seu caráter. A Bíblia cita: “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras” – (Eclesiastes 5:2). “Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência” – (1 Coríntios 12:8). “Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano” – (Salmo 34:13). “E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia” – (Salmo 35:28). “A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo” – Salmo 37:30). “[Salmo de Davi para o músico-mor, para Jedutum] Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim” – (Salmo 39:1). “A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito” – (Provérbios 15:4).

Finalmente, as sábias palavras de Tiago em sua epístola e a oração do rei Davi: “Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo” – (Tiago 3:1,2). “Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios” – (Salmo 141:3).

Tropeçar na própria língua? Jamais! “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias” – (Provérbios 21:23).


___________________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...