sexta-feira, novembro 26, 2010

LIBERTANDO-SE DO MEDO

LIBERTANDO-SE DO MEDO
(Aprendendo com o rei Davi)

“Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”
[Salmo 34:4]

O verso faz referência a quatro verbos: Buscar, responder, livrar e temer:

Primeiro buscar. As pessoas andam inquietas dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Elas buscam pão, água e roupa (desesperadamente, além do normal), e também correm desordenadamente em busca de coisas efêmeras. Em Mateus 6:33 Jesus diz: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Davi retrata alguém interessado em buscar o Senhor em qualquer situação, inclusive quando estava sentindo medo. Existe um ditado popular que diz: “Quem procura acha”. Neste ditado só há 100% de verdade quando aplicado no Reino de Deus. Neste mundo, no qual estamos inseridos, ainda que por tempo limitado, nem sempre conseguimos achar todas as coisas que perdemos, e sendo assim, as buscas se tornam cansativas e inúteis. Entretanto, em se tratando das coisas de Deus é totalmente diferente – “Quem busca Deus sempre o encontra”.

O profeta Jeremias repassa uma dica valorosa do próprio Senhor àqueles que estão querendo encontrá-lo: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” – (Jeremias 29:13). Assim sendo, não se deixe enganar pelo inimigo mentiroso. O profeta diz: “de todo o vosso coração”. Não adianta querer um pouco de Deus. Ou tem Deus ou não tem Deus, ou tem salvação ou não tem salvação, ou encontra Deus por inteiro, ou não encontra Deus. Deus é um Deus de Plenitude.

Segundo responder. Nem todas as respostas atendem as nossas expectativas. Quantas vezes ouvimos pessoas dizendo: “Pode deixar comigo, eu vou resolver o seu caso”, “pode contar comigo”, “deixa que eu faça”, etc., apesar disso, fica somente no discurso e no esquecimento. Contudo, a palavra assentada por Davi - “e Ele me respondeu”, oferece um significado de atendimento. Deus afirmou pelo profeta Jeremias: “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” – (Jr 33:3).

Terceiro livrar. Mais uma vez quero citar uma frase trivial – “Deus me livre”. Esta expressão tem saído dos lábios das pessoas (muitas vezes), sem que haja ponderação. A esta manifestação deveria ser adicionado – “por quê” e “para que”. “Por que Deus deveria se importar de me livrar de alguma coisa?” Ou: “Para que Deus me concederia o livramento?”.

O livramento do Senhor está condicionado, conforme diz neste Salmo no verso sete: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”. Em vista disso, Davi alcançava os favores de Deus.

Quarto temer. Uma das armas mais usadas por Satanás se chama “medo”. Veja o que disse o homem a Deus após pecar pela primeira vez: “Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi” – (Gn 3:10).

O pecado do homem no Éden, se analisado minuciosamente, não oferece base legal (humanamente falando), para se “justificar” o medo instalado dentro da alma de Adão e sua esposa Eva. Todavia, os fatos nos revelam que por conta da desobediência a Deus, imediatamente o diabo lançou o medo dentro da alma do ser humano.

Todo “prato” que se chama pecado é inevitavelmente acompanhado de uma “sobremesa” surpresa que se chama “medo”. O diabo não “conhece o termo perdão. Por conseguinte, ele não deixa passar as oportunidades concedida a ele, que se chama - “legalidade”.

O diabo veio para roubar, matar e destruir. Todavia, ele se contenta com o “pouco”, ou seja, “pecadinho”, “mentirinha”, “mais ou menos cristão”, “quase salvo”, “medinho”, etc.

Davi buscou o livramento para todos os seus temores. É importante saber e conhecer os projetos do maligno, no sentido de rejeitar todas as propostas indecentes e saber que: “Jesus veio para dar vida e vida em abundância”. O Senhor responde, livra e tira os nossos medos por completo. Davi afirmou: “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”.

Qual é o seu medo hoje? Medo de ficar doente, de envelhecer, de morrer, do desemprego, de andar só, do escuro e tantas outras fobias existentes no meio da população! Não espere mais, busque o Senhor neste momento e liberte-se deste mal em nome de Jesus!


_______________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

3 comentários:

Kippy Marrie disse...

Vovô Plínio Olá.
Gostei muuuiiiitoooooo do seu último texto, falando dos "medos" e a ilustração do cachorrinho lindo no começo. FOFÍSSIMO!!!! Amei.

E a Mamãe mandou dizer que gostou da cor do texto também.
Roxo... A cor predileta dela.
Parabéns mais uma vez e estamos sempre ligadinhas no seu blog, viu?
Nem sempre deixamos comentários, mas entramos todos os dias, pelo menos para alimentar seus "peixinhos" do "Aquário Distração". Rsrsrsrs.
Amamos o senhor e a Vovó Clau.
Bom final de semana e fiquem com Deus.

Beijos e Aus 1000 meus e da Mamãe com muuuiitooooo amor sempre.

KIPPY MARRIE
São Paulo/SP

Josué Natanael Dias disse...

Na graça e Paz senhor Plínio, um bom dia ao senhor.
Primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog. Quanto mais pessoas espalharem a semente de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, melhor. Essa é a ordem de nosso Deus.

Sou de Pernambuco e frequento a igreja Metodista daqui. Gosto muito de seus textos, e se me permite, até citei alguns em aulas que dou aos domingos na igreja, falei que era de um irmão em Cristo que encontrei na internet e passei seu blog aos alunos e conhecidos.

Em particular, gostei muito do texto recordar é viver (e de muitos outros). É muito importante estar vivo, vivo mesmo e em CRISTO. Amém?
Pretendo visitar sempre este blog e tirar experiências e aprender mais e mais da palavra de Deus que nunca é demais em sabedoria.

Também entrei no seu perfil e gostei muito do seu trabalho de capelão e outras coisas de voluntário, como o asas do socorro, que já ouvi falar, mas infelizmente não tive a oportunidade de participar. Quem sabe um dia.
Por favor continue com seu trabalho que garanto tem feito bem a muitas pessoas, que não são todas que fazem comentários, talvez por vergonha, ou não saberem, mas sei de bastante gente que já tem entrado, elogiado e acompanhado e agradecido a dica do blog que passei a eles do senhor.

Fique na Paz de Deus o senhor e a sua família. É sempre bom manter contato com pessoas de Deus e que espalham o bem. Parabéns e tenha uma abençoada semana, iluminada e protegida pelo nosso Senhor Jesus Cristo.
Abraço Fraternal a todos de sua família também.

Do irmão em Cristo,

Josué Natanael S.Dias
Pernambuco

Plínio Cavalheiro disse...

Olá prezado irmão Josué. Grato por visitar meu blog e também pelas palavras de encorajamento. Quanto ao uso dos textos, fico lisonjeado por estar em sua classe de aula via textos. Sinta-se à vontade para utilizá-los sempre que julgar necessário. Minha intenção é divulgar a Palavra de Deus o mais rápido possível pelo fato de sabermos que Jesus está voltando. Quero parabeniza-lo por seu ministério e desejar as bênçãos do Senhor sobre você e sua preciosa família. Fique na paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele toda honra e toda glória. Amém? Aguardo novos contatos. Abraços. Cap. Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...