quarta-feira, novembro 10, 2010

DESTA ÁGUA EU NUNCA BEBEREI!

DESTA ÁGUA EU NUNCA BEBEREI!
[Texto João 4:5-30]


Um provérbio muito popular diz: “Desta água eu nunca beberei”.

Normalmente este ditado é usado quando alguém repudia um determinado comportamento, e por conta disso prenuncia que o fato jamais acontecerá em sua vida.

Há de se reconhecer que muitas pessoas fazem uso deste adágio em um contexto de julgamento. Quando flagram ou ficam informados de alguém que está enfrentando uma situação embaraçosa ou vivendo em pecado, tais indivíduos dizem: “Eu jamais farei isto”, ou “Nunca isto vai acontecer comigo”.

O julgamento está na atitude de se considerar superior ao outro que enfrenta a adversidade. A Bíblia diz: “Quem és tu, que julgas o servo alheio?” - (Romanos 14:4ª). Ao contrário deste comportamento, deveria o ser humano olhar para a situação onde o outro se encontra, exercer a misericórdia e se precaver com humildade, buscando o fortalecimento em Deus, para não passar pelo mesmo constrangimento – “a água indesejada”.

Por outro lado, Jesus certa ocasião, passando por Samaria, parando por uma fonte se encontra com uma mulher que veio para tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dá-me de beber”. A mulher estranhou a atitude de Jesus pelo fato de ele ser judeu e ela ser samaritana, porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos. Jesus naquele momento diz a ela que se de fato ela soubesse quem era Ele, certamente as coisas se inverteriam e ela pediria a Ele água viva. Esta resposta deixou a mulher confusa! Como Senhor, tu não tens com que tirar, e o poço é fundo; onde, pois, está guardada a água viva?

Jesus estava se referindo a uma necessidade que o homem tem além da necessidade fisiológica. Jesus desperta na mulher a curiosidade de descobrir algo espiritual, a água viva que resulta em vida eterna. Jesus disse, continuando a conversa: “Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”.

O final da história é um final feliz. A mulher aceitou a oferta de Jesus para saciar sua sede espiritual e ato seguinte deixou o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.

E você? Já experimentou da água viva oferecida por Jesus Cristo? Ou você é um daqueles que dizem: Desta água eu nunca beberei! Não cometa o engano que incontáveis pessoas cometem, ou seja, duvidar a respeito da eficácia da Água Viva. Nada e ninguém podem substituir Jesus Cristo, a fonte de água que jorra para a vida eterna. “Desta Água Você Deve e Pode Beber Agora!”


____________________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...