sábado, novembro 06, 2010

EU PLANTEI, APOLO REGOU!

EU PLANTEI, APOLO REGOU! 


[Texto: I Coríntios 3:5-9]
Bom seria se em todos nossos projetos conseguíssemos desfrutar na íntegra dos benefícios almejados. Preparar a terra, colocar a semente no solo, regar, acompanhar o crescimento e por fim colher e desfrutar do fruto esperado.

Colher frutos é admissível, é mandamento de Jesus e deve fazer parte do ministério de cada cristão, no entanto, não se pode transformar este princípio em regra geral, entendendo que as mesmas mãos que semeiam irão necessariamente colher todos os frutos produzidos pela semente.

Quando o cristão entra por esta rota, crendo que ele e somente ele pode deter nas mãos a capacitação para plantar, regar e colher 100% dos frutos, resultado de seu trabalho autônomo, ele certamente correrá alguns riscos inevitáveis. Vejamos dois:

1) - Espírito de individualismo. É o tipo de cristão que diz: “Posso todas as coisas em meus braços que me fortalecem” – (“I Egocêntrico 1:1”). Faz tudo sozinho. Toca, dança, prega, tira oferta, faz apelo, ora com o convertido e não deixa ninguém se aproximar dele. Seu cuidado é extremamente excessivo que só falta grampear o telefone do novo convertido para ter certeza que ele não está sendo influenciado por outra pessoa dentro da própria entidade.

Recomendação bíblica: Jesus se quisesse, poderia fazer o trabalho de evangelização em sua plenitude sem necessitar do auxílio do ser humano. Contudo, não o fez! Optou por chamar doze discípulos, ensiná-los e enviá-los para anunciar a chegada do reino de Deus. Desta forma, na seqüência, eles foram enviados, preferencialmente de dois em dois para suas missões. “E Depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir” – (Lucas 10:1).

2) - Espírito de competição. Coloca os números acima de tudo e de todos e alimenta seu status através da matemática. Anda com a calculadora no bolso para elaborar balanços constantes, com receio de perder o pódio da classificação. Neste caso, a quantidade sobrepõe a qualidade.

Recomendação bíblica: A parábola dos trabalhadores da última hora (Mateus 20:1-16), é um bom referencial para este caso. “Quantos denários recebeu o trabalhador que foi contratado na hora undécima, ou seja, última hora?” A Bíblia diz que ele recebeu exatamente o mesmo daquele que foi contratado de madrugada. Inevitavelmente surge a segunda pergunta: “Quanto produziu o primeiro e quanto produziu o último?”. É óbvio que o primeiro colheu muito mais frutos, contudo, o dono da casa não levou em contas a quantidade para recompensar os trabalhadores da vinha.

A matemática de Deus, em certos aspectos é antagônica de tudo aquilo que o homem usa para calcular. Exemplo 1) - Um mais um é igual a um – “E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” – (Mateus 19:5,6). Exemplo 2) – Cinco mais dois é igual a mais de cinco mil - “E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias” – (Mateus 14:191,20). Exemplo 3) – duas pequenas moedas valem mais que grandes ofertas - “E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando oos seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro” – ( Marcos 12:41-43). Exemplo 4) – Um é igual a mil e mil é igual a um - “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia” – (II Pedro 3:8).

Paulo exorta a igreja de Corintos nesta particularidade. Dizendo: “Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o SENHOR deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus” – (I Coríntios 3:5-9).

O texto cita que cada um receberá o prêmio levando em contas o trabalho em equipe, independentemente de ter sido o plantador, regador ou colhedor. Quando o cristão está ajustado ao corpo de Cristo, ele direciona o mérito à Cristo e não a ele próprio ou a outro membro do corpo, sabendo que sem Deus não há crescimento e muito menos fruto. Tudo é para Cristo e por Cristo, porque nós somos cooperadores de Deus. Amém?

___________________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

7 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOM QUE PENA QUE NAO TEM COMO IMPRIMIR. PARA A GENTE LER COM CALMA

Paulo Robert disse...

salva no word e depois cpia em uma pasta e depois leia a vontade Shalom Adonai

Paulo Robert disse...

tudo que vem de Deus é bencão.

Paulo Robert disse...

Shalom A donai

Unknown disse...

Amém, belo texto

Eliseu Camilo disse...

Muito bom o texto, me edifique mais.

Unknown disse...

Muito bem explicado,gostei!

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...