quarta-feira, novembro 10, 2010

A SOBERANA VOCAÇÃO

A SOBERANA VOCAÇÃO
[Texto: Filipenses 3:12-16]


No caminho para Damasco Paulo foi alcançado pela graça do Senhor Jesus e iniciou sua soberana vocação, ou seja, a carreira de conquistar o coração de Deus através de seu ministério apostólico. Paulo declara não ter alcançado ainda o nível de maturidade que o Senhor Deus espera de todos os convertidos. Contudo, admite estar inserido em um processo de aperfeiçoamento de sua soberana vocação.

Analisando as palavras de Paulo, podemos chegar a uma possível conclusão que havia na igreja de Filipos uma facção perfeccionista que exigia um comportamento impecável do apóstolo. No versículo doze de Filipenses três, Paulo dá uma lição de humildade ao povo. Ele diz: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus”.

A modéstia de Paulo deveria ser imitada por todos os cristãos que desejam ter um ministério abençoado. Seus ensinamentos mostram aos seguidores de Jesus que não há consumação de crescimento espiritual e nem perfeição plena enquanto estamos neste mundo.  Entretanto, Paulo incentiva seus discípulos a prosseguir em direção ao alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Andar fitando o alvo significa um viver consciente das limitações e o desejo de querer mais de Deus. Costumo dizer aos meus amigos quando estes me perguntam – como estou: “Estou bem, porém, com espaço para melhorar”.

O cristão tem que ter certeza que existe espaço dentro dele para melhorar fisicamente, moralmente e espiritualmente. Tem um ditado muito popular que diz: “Se melhorar estraga”. É um contra-senso admitir este adágio. Por quê? Porque a própria palavra “melhorar” fala por si. Não há concordância entre melhorar e estragar. Se você consultar seu dicionário você vai perceber que o antônimo de “melhorar” é “piorar”. Lembrando que somente Deus não tem espaço para melhorar. Ele é Onipotente, Onipresente e Onisciente. Deus goza do atributo da plenitude.

Assim sendo, se queremos conquistar as bênçãos de Deus e crescer ministerialmente devemos praticar os princípios registrados na epístola aos Filipenses 3:13,14. Nele Paulo registra seu testemunho pessoal: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus” – (Filipenses 3:13,14).

Você poderia perguntar: Quais são os princípios do texto acima? Eu digo: (1) – humildade – (não julgo que o haja alcançado, diz o apóstolo). Quantos cristãos em nossos dias se acham plenos, incorruptíveis e sem necessidade de aperfeiçoamento e ou crescimento espiritual. (2) – Capacidade de perdoar as ofensas – (Paulo foi um dos apóstolos que mais sofreu perseguição e maus-tratos. Ele disse esquecendo-me das coisas que atrás ficam). A falta de perdão paralisa e impede o cristão de conseguir as metas.  (3) – Visão ministerial – (avançando para as que estão adiante). Não adianta chorar sobre o leite derramado, não é assim que diz o ditado? (4) – Lucrativo – (pelo prêmio da vocação celestial). A melhor e mais lucrativa de todas as aplicações está destinada ao ganhador de vidas, assim como foi o apóstolo Paulo. Busque incessantemente esta soberana vocação e desfrute de uma vida abençoada. Amém?



_________________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...