segunda-feira, novembro 08, 2010

JESUS NÃO PODE!

JESUS NÃO PODE!
[Texto Marcos 6:1-6]:


A Onipotência de Deus não pode de forma alguma competir ou extinguir os limites das leis e princípios estabelecidos por Ele mesmo.

É muito confortante dizer que Deus pode todas as coisas e por conta disso todos os problemas do ser humano, quando apresentados a Ele serão solucionados instantaneamente. No entanto, quando examinamos as Escrituras, constatamos que nem todas as adversidades dos homens podem ser eliminadas por Deus.

O verso 5 diz: “Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos”. O evangelista Marcos cita que Jesus não “pôde” ir além de curar alguns enfermos. Você pode estar se questionando: "Como assim?" Eu explico:

Jesus foi impedido de realizar milagres em Nazaré, lugar onde nascera, por conta de dois fatores que se contrapuseram como resistência a eles. Vejamos quais são eles:

O primeiro é a honra. Jesus disse aos presentes: “Não há profeta sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes, e na sua casa” – (v.4). A honra ao Senhor tem que fluir naturalmente por todos quantos necessitam experimentar milagres em suas vidas.

A honra não significa necessariamente entregar ao honrado um belo presente adquirido em qualquer Shopping, se bem que isto faz parte das características de um bom honrador quando se faz isto pela motivação correta.

O profeta Malaquias escreveu: “O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?” – (Malaquias 1:6).

O procedimento honroso vai muito além de algo que se embrulha em papel de presente. Honrar de fato significa viver em obediência e santidade de tal forma que as atitudes do dia-a-dia não venham envergonhar o pai diante da sociedade.

O segundo obstáculo é a fé. O verso 6a cita: “Admirou-se da incredulidade deles”. Muitas pessoas passaram por Jesus durante seu tempo ministerial enquanto homem e puderam experimentar dos benefícios que fluíam naturalmente dEle por causa de seu poder, amor e misericórdia aos necessitados. Apesar disso, nem todos alcançavam os benefícios solicitados, como foi o caso dos habitantes de Nazaré. Nenhum milagre aconteceu no meio daquele povo incrédulo.

As narrativas bíblicas contam que todos que se aproximaram de Jesus indistintamente, crendo em seu poder divino, receberam os benefícios ambicionados. Entre muitos exemplos citados na Bíblia, quero destacar o caso de uma mulher que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia. Esta mulher acreditou no poder de Jesus, tanto que não desistiu de segui-lo em meio a muitas pessoas que acompanhavam Jesus. Ela dizia consigo mesma: Se eu apenas tocar a veste, ficarei curada. Sua insistência e entusiasmo causaram grande impacto em Jesus. E Jesus, voltando-se, e vendo-a disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquele instante a mulher ficou sã – (Mateus 9:19-22).

A Bíblia diz: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” – (Hebreus 11:6).

Você é um daqueles que esperam um milagre de Jesus? Faço esta pergunta, pelo fato de estar em contacto com muitas pessoas que aguardam desesperadamente um milagre de Deus. Muitas pessoas conservam este segredo em seus corações e não conseguem sequer compartilhar com outras pessoas, mesmo aquelas mais chegadas.

Aproveito para te convidar a meditar no texto escrito por Marcos. Faça uma avaliação de seus sentimos e atitudes diante de Deus. “Quem é de fato Deus para você?”. “De um a dez, qual é a nota que você merece no quesito honra?”. “E a fé, qual é o lugar dela em sua vida?”

Lembre-se disto: Jesus não pode fazer milagre em território onde Ele não é honrado e onde a fé não tem sustentação. Os apóstolos Paulo e João escreveram: “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas” – (I Timóteo 1:17; Apocalipse 4:11). Amém!

__________________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...