domingo, novembro 07, 2010

Pobre de espírito

POBRE DE ESPÍRITO
“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” – (Mateus 5:3).

Quando Jesus prega seu Sermão na Montanha Ele apresenta as bem-aventuranças como introdução a seus ensinamentos. A primeira, não significando necessariamente que é a mais importante Ele coloca – Bem-aventurados os pobres de espírito. Jesus não se refere do ponto de vista material; não é a pessoa que se desvaloriza ou se sente excluída da sociedade. O Mestre Jesus, na verdade está dizendo àquela grande platéia que o significa deste termo é: sentir carência na área espiritual, reconhecer que não tem abastança de conhecimento bíblico, que precisa se encher do Espírito Santo e que tem espaço em sua vida para receber e aprender mais de Deus. Poderíamos colocar como antônimo de – Pobre de Espírito – a seguinte definição: arrogância e ou vaidade espiritual.

Aqueles que ostentam uma “plenitude” espiritual podem até ter conhecimento da Bíblia, entretanto, não conhecem o Senhor da palavra que deveria ser prioridade em suas vidas. Conhecer as escrituras nunca foi garantia de salvação ou de intimidade com Deus, haja vista que o próprio diabo conhece a Bíblia muito bem, infelizmente mais que muitos cristãos, e, no entanto nem é salvo e muito menos tem intimidade com Deus.

Pobre de espírito não tem um significado de ausência de intelectualidade, apesar da ciência (não generalizando), afastar o homem da fé e de Deus. Jesus quer dizer que o reino dos céus é reservado para os simples e não para os complicados que crê muito mais em si e seus conhecimentos.

Diante disso, assuma uma postura de riqueza de entendimento, e tenha certeza daquilo que Jesus ensinou em seu Sermão da Montanha. Jesus espera de cada discípulo uma conduta de simplicidade no falar, sinceridade em todas as situações, que não ostentam sabedoria, vanglória, e rejeitam as bajulações.

_______________________________Capelão - PLínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...