segunda-feira, novembro 22, 2010

RETROSPECÇÃO FAVORÁVEL

 “Tudo que Deus fez é Belo!”
RETROSPECÇÃO FAVORÁVEL
[Aprendendo com o rei Davi]

“Eu o louvarei por causa das coisas que ele tem feito; os que são perseguidos ouvirão isso e se alegrarão” – [Salmo 34:2].


Davi tinha, humanamente falando, razões suficientes para parar por um instante e fazer um balanço sobre suas atividades relacionadas com Deus e o fez. Ele aproveita o isolamento, mesmo contra gosto, para recordar os feitos de Deus sobre sua vida e começa citando-os em ordem cronológica para que todos tomem conhecimento de seus sentimentos.

Um dos recursos usados por conselheiros que atendem casais que estão passando por crises conjugais é levá-los a recordar e elaborar uma lista onde as boas qualidades do cônjuge são anotadas uma a uma. É incrível notar algo, aparentemente insignificante, se tornar em ferramenta de reconciliação.

É claro que Davi, em momento algum insinua desejo de se separar de Deus. Porém, suas crises serviram para motivá-lo a reconhecer os benefícios alcançados pelo Deus fiel que ele mantinha uma aliança indestrutível. Davi tinha plena consciência que era referencial para muitas pessoas que continuavam debaixo de sua liderança. Suas palavras produziram ânimo, coragem e alegria nos corações dos perseguidos que permaneciam fieis ao seu comando. A palavra tem poder para fortalecer e ou destruir relacionamentos.

Há momentos em que a palavra mais adequada está na forma de elogio ou encorajamento. Assim como a gasolina bem aditivada, o encorajamento ajuda no bom desempenho na estrada da vida. A palavra apropriada em outra ocasião pode ser uma demonstração de simpatia. O sujeito que é desanimado ou desencorajado pode ser auxiliado por uma observação que mostre compreensão e misericórdia. Ou, numa ocasião diferente, a palavra apropriada pode ter a forma de admoestação. Feliz é a pessoa que gradua suas palavras para que elas se adaptem às circunstâncias, assim como o rei Davi.
"Inclua Deus em seus pensamentos"

Faço duas perguntas a você que está examinando este texto: Quantas coisas você conseguiu executar somente neste dia? Nem estou perguntado em toda sua vida! Você reservou um tempo para louvar a Deus por Ele te conceder condições físicas, intelectuais e emocionais para fazer o que você fez? Caso não tenha feito, recomendo que você encaixe o mais rápido possível em sua extensa agenda a pauta mais importante de todas – “enaltecer a Deus por conta das coisas que Ele tem feito em você e por você”. Amém?



_______________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

2 comentários:

LISA e KIPPY - São Paulo/ SP disse...

Bom dia Pai e "Vovô"...
Tudo bem por aí?
Quanto mensagem né?
Todas muito bonitas e criativas, e com desenhos atrativos e bem caprichado.
Parabéns.

Gostamos da nova foto no seu PERFIL também, mas a outra também tava bem bonita. Se der, de vez enquando, coloca a outra também pregando com a arca de fundo. Nós achamos bem legal aquela foto do senhor também.

E a Mãe e Vovó Clau, tudo bem com ela também? Mandamos beijos a ela.
E beijos 1000 ao senhor e parabéns pelo blog e por esse trabalho.
Que ele alcance bastante vidas e que pessoas "perdidas" alcance Deus e suas respostas.

TE AMAMOS...
Beijos com Aus com amor e carinho,

LISA & KIPPY
São PAulo - SP

Plinio & Claudete disse...

Olá Lisa e Kippy.
Agradeço por ter deixado recado no blog, principalmente pelas palavras encorajadoras. Vou seguir o conselho e alternar a foto pra variar.
Sua mãe (“vovó”) está bem graças a Deus.
Também amamos vocês. Muitos beijos. Plínio e Claudete.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...