sábado, novembro 06, 2010

PRIORIZANDO SENTIMENTOS!

PRIORIZANDO SENTIMENTOS!

[Texto: Mateus 10:1-20]

Jesus após ter dito, deixa aos mortos sepultar os seus próprios mortos e ter usado o arado como referência para explicar a postura do cristão em relação ao caminhar diário, designa setenta discípulos, de dois em dois a todas as cidades e lugares para uma missão estratégica.

Recordo-me quando fiz meu curso visando conseguir habilitação de licença de Piloto Privado de Avião (brevet), foi algo maravilhoso. Contudo, indescritível mesmo, foi quando fui liberado para o primeiro vôo solo.

Os setenta participaram do curso palestra por palestra e ansiosos esperavam pelo momento de “solar”, sair “sem” o acompanhamento do Grande Instrutor Jesus Cristo. Contudo, o Mestre ainda passa a eles as últimas recomendações. Vejamos alguns destaques:

A seara é grande (v.2). Comparando este texto com as escritas de João 4:34,35, é praticamente certo que Jesus, quando fala de seara, se refere ao plantio de algodão. “Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa”. O cultivo de algodão necessita de cuidados especiais, entre eles, o momento certo para se colher, para que não haja prejuízo da qualidade e quantidade.

Jesus faz uma analogia da lavoura de algodão com seres humanos prontos para serem alcançados com urgência pelos poucos trabalhadores que são identificados como discípulos de Jesus. Abrindo um parêntese sobre este assunto que mereceria um texto só para ele: “Creio que o número de trabalhadores poderá crescer a medida que o povo de Deus se conscientize que a função de evangelizar não é privilégio somente dos pastores e líderes”.

Cordeiro para o meio de lobos (v.3). Não se trata de uma missão impossível. Ao contrário, Jesus garante a vitória sobre os lobos em conformidade com suas promessas de pisar serpentes e escorpiões. O que o Mestre passa aos discípulos é a necessidade de se deixar pastorear permanentemente nEle e depender dEle, mesmo quando após sua ascensão aos céus.

Paz seja nesta casa (v.5). No original o termo usado seria “Shalom”. Este era um hábito que as pessoas tinham para saudação, que ainda hoje se usa em Israel e em várias localidades, inclusive dentro de muitas igrejas evangélicas no Brasil. Entretanto, pelos discípulos, a palavra teria um sentido de reconciliação do homem pecador com Deus Santo, de acordo com as palavras de Paulo: “Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” – (Romanos 5:1).

É óbvio que o texto mostra outras instruções que Jesus passou aos setenta, por exemplo, como seriam sustentados, cura dos enfermos, anúncio da vinda o reino de Deus, procedimento quanto a resistência da pregação, juízo final, etc. Nada ficou no esquecimento e desta forma eles foram enviados para executar o missão designada por Jesus.

Após algum tempo, não sabemos precisar exatamente quanto, os setenta regressaram aos pés de Jesus e não esconderam a alegria que sentiam . Não houve nenhum relatório negativo, ninguém disse que estava exausto, desanimado, somente disseram a Jesus: “Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!”- (v.17). Isto (submissão dos demônios), foi a causa da alegria maior daqueles que saíram para fazer evangelismo.

Jesus neste contexto aproveita o testemunho prático e ensina a eles sobre a priorização dos sentimentos. Não há nada de errado em se alegrar por presenciar os demônios se submetendo ao comando do cristão. Todavia, Jesus mostra que antes disso, o cristão necessita se alegrar pela salvação e que por Jesus seu nome está registrado no livro da vida, entendendo que este comportamento é um princípio que deve ser utilizado por todos os cristãos nos dias de hoje.

Expulsar demônios faz parte do ministério do cristão? Sim é bíblico, não temos como discordar disto. Porém, a prioridade, segundo o próprio Jesus deve ser a obra de evangelização, levando ao homem a oportunidade de ter seu nome escrito no Livro da vida do Cordeiro. Lamentavelmente muitos ficarão de fora no dia do juízo, mesmo alegando que expulsaram demônios em nome de Jesus (Mateus 7:22). Estes não souberam priorizar as coisas que permanecem eternamente.

Priorize seus sentimentos e atitudes. Busque em Deus orientação para seu ministério. Use seus dons para alcançar as pessoas que ainda não têm seus nomes escritos no Livro da Vida. Sabe por que? A Bíblia diz: “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende,” – (Lucas 15:7a). Alegremo-nos também por saber que os nossos nomes estão escritos no céu e pelo privilégio de sermos instrumentos nas mãos de Deus para abençoarmos muitos outros com a - SALVAÇÃO! Amém?

_______________________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...