domingo, novembro 07, 2010

ônus e Bônus


                                                            ÔNUS E BÔNUS                       [Josué 1]

A Bíblia relata a história de um homem chamado Josué que foi honrado por Deus por conta de sua conduta irrepreensível diante de seu líder Moisés que se manteve fiel ao Deus de Israel responsável pela libertação do povo israelita aprisionado por centenas de anos no Egito.

Enquanto Josué servia humildemente a Moisés por algumas décadas, Deus trabalhava incessantemente em seu favor elaborando grandes projetos que seriam confiados a ele em um futuro em médio prazo. Josué, muito provavelmente, jamais se permitiu pensar na possibilidade de ser o sucessor de Moisés. Com todo respeito que tenho a este homem de Deus (penso), se alguém sugerisse esta possibilidade a ele, suas palavras seriam estas – “é muita areia para o meu caminhãozinho”. Tudo bem! Nesta época só existia areia (e como existia areia naquele deserto), ainda não existia caminhão, então ele diria – “é muita carga para o meu camelozinho”.

No entanto, para surpresa de Josué a Bíblia relata que depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel” – (Josué 1:1,2). Seria cômodo se as palavras de Deus terminassem no verso dois. Josué juntamente com o povo remanescente estavam na expectativa deste acontecimento à 40 anos e agora Deus fala exatamente aquilo que seus ouvidos tanto esperavam. Fico a imaginar quantas orações Josué juntamente com Moisés fizeram para que este dia chegasse e de fato chegou no tempo de Deus.

É interessante acompanhar os acontecimentos para notar a forma como Deus age em seus projetos. Costumo dizer que Deus não trabalha com meia sola. É bom explicar o que é meia sola... Os jovens de hoje não passaram por esta época quando as pessoas menos favorecidas financeiramente procuravam os chamados sapateiros para reformar seus sapatos colocando neles meia sola para poder “rodar” por mais algum tempo. Deus é pleno, generoso, habilidoso, criativo, perfeito, poderoso e rico. Tudo que ele faz assume a forma de perfeição e não foi diferente com Josué.

Deus promete ao grande Josué alguns bônus que qualquer cristão ficaria com os olhos arregalados (para não dizer enciumado), esperando receber as mesmas bênçãos. Deus diz a Josué: Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Oro pedindo ao Senhor que bônus semelhantes àqueles que Deus estava prometendo a Josué cheguem de igual maneira em minhas mãos. Você pode dizer aleluia por isso? Eu posso – ALELUIA!

Todavia, você já deve saber que para todos os bônus existem ônus. É maravilhoso saber que Deus permite ao homem “ajudá-lO” nos projetos que nascem no coração dEle. Você fica escandalizado quando eu digo “ajudá-lO”? Então raciocina comigo. Você acha que Deus não conseguiria livrar o seu povo do Egito sem o auxílio de Moisés? Precisaria nomear um sucessor de Moisés para dar sequência aos seus planos de conquista da Terra prometida? Necessitaria de nossa contribuição no plano de expansão do evangelho na face da Terra? Claro que não! Contudo, Ele espera de nós que cheguemos ao nosso limite de esforço para então Ele assumir o comando no percurso chamado sobrenatural..

Quais foram os ônus requeridos de Josué?:

Ônus 01. Deus disse esforça-te. Esforçar, entendo eu, quer dizer ir além de nossas possibilidades naturais. Por exemplo: Eu não preciso me esforçar para carregar uma criança com quatro quilos. Porém, quando eu carrego uma criança com trinta quilos isto já se torna um esforço. Eu não fico enfadado quando caminho lentamente por cinqüenta metros. No entanto, quando acelero os passos e ando por cinco quilômetros a coisa muda de figura. É justamente isto que Deus diz a Josué – Esforça-te, não faça corpo mole.

Ônus 02. Deus diz também - tem bom ânimo. O desânimo é o passaporte carimbado para a derrota. Querem saber mais sobre este sentimento? Procure os perdedores, os falidos, os incompetentes, os depressivos e eles saberão discorrer sobre esta matéria com profundidade de conhecimento. Tiago escreveu: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações” – (Tiago 4:8). O apóstolo Paulo em um contexto de pânico dentro de um navio que estava prestes ao naufrágio disse a todos que estavam á bordo: “Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio” – (Atos 27:22). Jesus disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” – (João 16:33). O ânimo é semelhante a uma turbina de avião que nos tira do chão gradativamente, nos impulsionando para frente nos levando a altitudes elevadas. Poderíamos dizer (contrariando o dicionário da língua portuguesa) que “ânimo” é sinônimo de “vitória”.

Ônus 03. Está conexo com a Palavra de Deus, ou seja, os ensinamentos bíblicos. O texto de Josué 1: cita: “[...] cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares” – (v7b). O salmista escreveu: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” – (Salmo 119:11).

Não há conquista sem conhecimento e obediência à Palavra de Deus, haja vista o exemplo de Jesus quando o Espírito o conduziu ao deserto para ser tentado pelo diabo. Nesta batalha, a única ferramenta (arma) que Jesus usou para derrotar o diabo (diga-se de passagem – de goleada), não foi outra senão a Palavra. Prefiro transcrever somente as resposta de Jesus. Confira em Mateus capítulo quatro: “Ele (Jesus), porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” – (v.4); “Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus” – (v.7); “Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (v.10). Final da história? “Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam” – (v.11). Existem duas maneiras de se sair do deserto, a primeira é derrotado por falta de conhecimento (Oséias 4:6) e a segunda é vitorioso por conta de conhecer e obedecer a Palavra de Deus.

Ônus 04. Controle dos sentimentos. Confira a sequência do texto: “[...] não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares” – (v.9). O diabo é detentor de várias funções. Por exemplo, a Bíblia diz que ele é assassino, ladrão, destruidor, acusador, pai da mentira, príncipe deste mundo, adversário e tantos outros “atributos” malignos. No entanto, não podemos desprezar a destreza dele em amedrontar o cristão com suas cenas de terror. O livro de II Reis conta que o servo de Eliseu certa ocasião ficou apavorado com uma cena que estava diante de seus olhos físico. Está escrito desta forma: “E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” – (II Reis 6:15-17). Isaías escreveu: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” – (Isaías 41:10).

Quando Deus pede aos seus filhos para não temer, na verdade Ele está solicitando um voto de confiança. Confiar é a certeza que você não vai ser passado para trs. Confiar é estar convicto que você está seguro em Deus contra tudo e contra todos. Confiar é (fé) por saber antecipadamente que as promessas de Deus se cumprirão na íntegra em sua vida.

Josué direcionou seus ouvidos atentamente aos comandos bélicos de Deus. Nada passou despercebido por ele. Cada sílaba, cada palavra cada frase ficavam fixadas na mente de Josué. A estratégia de Deus não poderia ser adulterada. Dela dependia todo sucesso das conquistas que Josué experimentaria, a começar por Jericó.

Por fim, e acima de tudo, de nada adiantaria termos uma Bíblia, conhecê-la ainda que parcialmente, surpreendermo-nos com história como a de Josué, senão aplicarmos em nossas vidas. Esta foi a intenção de Deus ao escrevê-la, ou seja, mostrar a nós que as conquistas estão à nossa disposição tanto quanto estavam aos homens comprometidos com Ele mencionados no Antigo Testamento e Novo Testamento. Segredo? “Para todos os bônus existem ônus”. Pague o preço e desfrute de uma vida repleta de vitórias. Amém?



______________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...