HOJE É MEU ANIVERSÁRIO:
AOS
81 ANOS, DESCUBRO QUE A FÉ NÃO ENVELHECE!
“Combati o bom combate,
acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).
Paulo escreve ao seu
verdadeiro filho na fé, Timóteo, fazendo um balanço de seu ministério terreno.
E não foi pouca coisa. Paulo de Tarso é reconhecido como autor de 13 livros do
Novo Testamento e, segundo uma antiga tradição cristã, pode também ter escrito
a Carta aos Hebreus, embora sua autoria permaneça incerta.
Paulo provavelmente nasceu
entre os anos 5 e 10 d.C. e escreveu sua segunda carta a Timóteo por volta dos
anos 66 ou 67 d.C. Assim, tinha aproximadamente entre 60 e 65 anos de idade
quando declarou: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a
fé." Podemos dizer que, para os padrões daquela época, Paulo já era
considerado um idoso. Abro aqui um parêntese: [protesto, bem-humoradamente,
contra aquelas placas de estacionamento que representam o idoso como uma pessoa
corcunda, apoiada em uma bengala. Essa imagem não retrata a realidade de todos].
Para nós, que vivemos muitos
séculos depois, pode parecer que Paulo ainda era relativamente jovem,
especialmente porque a expectativa de vida aumentou significativamente. Aliás,
permitam-me uma observação pessoal: hoje, 28/06/2026, completo 81 anos. Confesso
que tenho dificuldade em convencer minha mente de que não tenho mais 30. A
mente continua cheia de planos, sonhos e disposição; o corpo, porém, nem sempre
acompanha o mesmo ritmo.
Entretanto, a experiência tem
me ensinado uma verdade: jamais devemos usar a palavra "idoso" como
sinônimo de "inútil". Enquanto Deus nos conceder vida, sempre haverá
uma obra a realizar. É claro que algumas atividades exigem vigor físico e, com
o passar dos anos, nossas limitações aumentam. Mas a obra do Espírito não
envelhece. A oração não envelhece. A fé não envelhece. O testemunho não
envelhece. A sabedoria adquirida ao longo da caminhada pode ser um dos maiores
instrumentos nas mãos de Deus.
Quando Deus nos chama para uma
missão, Ele também concede a graça necessária para cumpri-la, ainda que nossas
forças sejam limitadas. Afinal, Seu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Que
possamos seguir o exemplo de Paulo, combatendo o bom combate, completando a
carreira e guardando a fé até o último dia da vida que Deus nos conceder.
Bem... mas esse já é assunto
para outro texto: a morte.
<><><><><>
Na sua opinião, qual foi a
maior vitória de Paulo?
1. Escrever
cartas inspiradas por Deus.
2. Permanecer
fiel em meio às perseguições.
3. Levar
o Evangelho a muitos povos.
4. Poder
dizer: "Guardei a fé".
Plínio Cavalheiro – capelão hospitalar.

Comentários