PROVÉRBIOS – ASSIM DIZ A SABEDORIA!

 

Minha dádiva vale mais que ouro, mais que ouro puro; meu rendimento é melhor que a fina prata. Ando em retidão, nos caminhos da justiça. Os que me amam recebem riquezas como herança; sim, encherei seus tesouros! O Senhor me estabeleceu desde o princípio, antes de criar qualquer outra coisa. Fui designada desde eras passadas, logo no início, antes de a terra existir.  Nasci antes que os oceanos fossem criados, antes que a água brotasse de suas fontes. Nasci antes de serem formados os montes, antes de existirem as colinas, quando ele ainda não havia feito a terra e os campos, nem o primeiro punhado de terra. Eu estava lá quando ele estabeleceu o céu, quando traçou o horizonte sobre os oceanos. Estava lá quando ele pôs as nuvens no alto, quando estabeleceu fontes nas profundezas da terra. Estava lá quando ele determinou os limites do mar, para que não avançasse além de suas divisas. e, quando ele demarcou os alicerces da terra, eu estava ao seu lado como arquiteta.  Eu era sua alegria constante, sempre exultando em sua presença. como me alegrei com o mundo que ele criou! Como exultei com a humanidade! Por isso, meus filhos, ouçam-me, pois todos que seguem meus caminhos são felizes. Ouçam minha instrução e sejam sábios; não a desprezem. Felizes os que me ouvem, que ficam à minha porta todos os dias, esperando por mim na entrada de minha casa! Pois quem me encontra, encontra vida e recebe o favor do Senhor. Quem não me encontra, prejudica a si mesmo;  todos que me odeiam amam a morte".

  

 A vida é uma jornada consecutiva de aprendizados, onde cada conhecimento nos dá ensejos de desenvolvimento e ponderação para podermos enfrentar os desafios e preferencialmente sairmos vitoriosos e isso vem através dos pais, pessoas, escolas, igrejas, professores, livros, Google e a própria sociedade de uma maneira geral. A verdade é que precisamos de um referencial que nos transmita aquilo que precisamos aprender.

 

No entanto, é interessante “ouvirmos” alguém que não tem características voltadas para se postar de fato como um professor que conhecemos em sala de aula. O texto em sentido figurativo coloca a “sabedoria, sendo ela um atributo disponibilizado ao homem como se fora alguém dotada do dom da fala, no intuito de mostrar a nós a sua eficácia quando aprendemos e praticamos seus ricos ensinos.

 

Ela diz ao homem que não basta conhecer a sabedoria e sim ser a sabedoria. Se você usasse sua imaginação e entrasse no mundo do “faz de conta”, dizendo eu gosto tanto de manga que gostaria de ter a capacidade própria de produzir mangas, sua vontade teria êxito? Claro que não! Para você produzir mangas você teria que ser um pé de manga.

 

Pois para você apresentar alguns resultados maduros, viçosos e apetitosos aos olhos do mundo e de Deus você precisa ser SÁBIO e não somente conhecer a sabedoria. Nenhuma outra planta produz manga, a não ser a mangueira!

 

Capelão, Plínio Cavalheiro.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MOMENTO DO OFERTÓRIO!

NOSSAS LEMBRANÇAS SERÃO PRESERVADAS NO CÉU?

JESUS, LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ!