AFLIÇÃO E LIVRAMENTO
AFLIÇÃO E LIVRAMENTO
[Aprendendo com o rei Davi]
“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra”
(Salmo 34:19)
![]() |
O Senhor de todas o livra! |
Pela leitura desta primeira parte do versículo, quando passamos por ele rapidamente, parece que o justo está predestinado a uma vida de sofrimento, onde não se consegue obter em hipótese alguma vitória sobre àquele que é responsável pelos ataques. Há aqueles que ensinam que o padecimento físico faz parte do ministério do cristão, e que, por ele, os cristãos adquirem galardões e maturidade espiritual. Infelizmente, não há como negar que o sofrimento tem acompanhado o homem através do trajeto de sua história.
Todos estão sujeitos a aflição, desgosto, infortúnio e a morte que são resultados, não da atrocidade ou insensibilidade por parte de Deus, mas da entrada do pecado no mundo. A Bíblia diz: “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos” – (Romanos 5:19).
Muitas são as aflições do justo... Devemos avaliar cada aflição com a finalidade de descobrir dois pontos importantes: a) – Causa e efeito, b) - tratamento e cura:
![]() |
(Gálatas 6:7) |
Primeiro: O que desencadeou o processo de aflição? Existe uma lei no universo que rege a tudo e a todos, esta lei é a lei de causa e efeito. Não basta desejar o peixe; é preciso que se pesque. Não basta querer a cura; é necessário se submeter ao tratamento médico. Assim sendo, se queremos os livramentos das aflições; temos que avaliar a origem (causa), do sofrimento (efeito). A Bíblia diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.
![]() |
(Mateus 11:28) |
Muitos cristãos estão carregando fardos pesados sobre seus ombros, na certeza que esta é a vontade determinada de Deus sobre eles. No entanto, se esquecem que o próprio Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Diante disto, é de fundamental importância que o cristão avalie se a adversidade se originou por sua culpa, ou seja, por pecado praticado – (1 João 3:4), ou por responsabilidade do diabo -mesmo sem ter pecado – (João 10:10ª), ou como terceira hipótese, se é de Deus como forma de correção e cura – (Hebreus 12:8). Tudo que ocorre em nós e em nossa volta precisa ser avaliado com cuidado evitando os diagnósticos precipitados.
Segundo: Se submeter ao tratamento de Deus! Temos visto muitas pessoas confundindo correção com opressão. A correção vem de Deus, é direcionada ao filho e resulta em bênção – (Hebreus 12:8), em contrapartida, a opressão tem como remetente o diabo, destinado ao ser humano com o propósito de roubar, matar e destruir – (João 10:10ª). Uma das formas de Deus corrigir o filho é através da Palavra. A Bíblia diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” – (2 Timóteo 3:16). Temos comunhão com o Senhor e obtemos os livramentos de todas as aflições, quando obedecemos.
![]() |
Em Cristo os muros são destruídos |
Não há livramento sem obediência. A justificação somente é concedida àqueles que reconhecem seus delitos e buscam em Deus através de Jesus Cristo o perdão dos seus pecados. Pecados são enormes muros levantados com a finalidade de distanciar o homem de Deus. No livro de Isaias está assim escrito: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” – (Isaías 59:2).
![]() |
Oração, chave dos livramentos |
Aproveite este momento e se quebrante diante do Senhor Deus. Faça a oração do rei Davi as suas palavras: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” – Salmo 139:23,24). Diga ainda, desejo a justificação por meio do Senhor Jesus Cristo que levou os meus pecados na cruz do calvário e reconheço que em Jesus Cristo o Senhor pode me livrar de todas as aflições. Amém! Oração, chave dos livramentos
_______________Capelão - Plínio Cavalheiro.
Comentários
Espero que todos os seus encontrem-se bem com saúde na graça de Deus.
Ao ler um de seus comentários soube que completou junto de sua senhora mais um ano de enlace matrimonial.
Desculpe-me o atraso em parabenizá-los, mas não tive tempo de ver antes.
Quero desejar-lhes as bençãos de nosso senhor salvador Jesus Cristo sobre essa união e fico contente quando ouço os casais comemorando mais um ano de união, neste mundo onde casam-se pensando se não der certo é só separar-se. Triste, pois o matrimônio foi criado por Deus, e tudo que Ele fez é bom e agradavél.
Meus votos ao casal de muita alegria e que comemorem muitos outros anos esse enlace abençoado pelo nosso Senhor.
Parabéns ao irmão na graça e na Paz sempre ao casal querido e amado pelo irmão aqui.
Continuo a acompanhar-te e ler e até imprimir textos de vosso blog para estudos e ensinamento, aos meus alunos. Agradeço-te sempre e apreciei este último sobre Aflição e Livramento e vou usá-lo (já que voce permitiu, e é sempre bom espalhar a palavra de Deus. Mas sempre cintando o irmão e dando seu crédito irmão Plinio querido).
Um grande abraço fraternal a voce irmão e sua esposa e família.
Do amigo e irmão em Cristo,
Josué Natanael S.Dias
Pernambuco
Abraço
Márcia Reis
Porto Alegre
Deus te abençoe sempre e mais.
Abraços – Plínio.
Fico feliz e grato por suas palavras carinhosas em meu blog. Espero contar com sua participação mais vezes e sempre que achar conveniente poste um recado. Ele será sempre bem-vindo.
Abraços.
Plínio.
Tbm somos fãs de seu blog e sabemos que o senhor é um homem de Deus. Entramos todos os dias no blog "Buscar Orientação", o nome já diz td, não é mesmo? Porque gostamos e aprendemos muito sobre Deus e da Bíblia. Parabéns!
Sou sua fã e minha família tbm.
Sempre deixo recadinho para o senhor tbm.
Que Deus continue abençoando o senhor e sua família.
Beijos e Abraços sempre...
Lorena C. Neves e Família
São Paulo - SP
Fico lisonjeado com suas palavras carinhosas. Agradeço pelo incentivo e por vocês serem fãs de meu blog.Todo semeador gosta de ver os frutos de seu trabalho e no meu caso fico feliz por perceber que o propósito de apresentar a Palavra de Deus através da internet está dando bons resultados. Ao Senhor toda honra e toda glória.
Apareça quantas vezes quiser. Você será sempre bem-vinda juntamente com sua preciosa família.
Abraços e beijos para todos e que o Senhor derrame as melhores bênçãos sobre sua casa.
Plínio.