quarta-feira, dezembro 01, 2010

FIXANDO OS OLHOS EM DEUS

FIXANDO OS OLHOS EM DEUS
(Aprendendo com o rei Davi)


“Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame”
[Salmo 34:5]


Quando desceu Moisés do monte Sinai, depois de ter contemplado o Senhor, tendo nas mãos as duas tábuas do Testemunho, sem que ele soubesse, seu rosto resplandecia, depois de haver Deus falado com ele.

Nos dias de Moisés, somente ele pode admirar e desfrutar da presença de Deus. O povo, por causa da culpa do pecado, era incapaz de contemplar o Senhor, ou de ver o resplendor da face de Moisés. Entretanto, hoje o homem que tem um encontro com Jesus e reconhece que Ele levou seus pecados no madeiro, pode perfeitamente contemplar a glória de Deus na face de Cristo. Não temos que cobrir nosso rosto e sim permitir que a luz de Cristo dentro de nós seja visível e contagiante nas vidas que estão caminhando em trevas. Somos diferentes de Moisés no fato que a glória de Moisés desvaneceu, e a nossa deve intensificar de glória em glória até o dia final.

O sinônimo de contemplar é “olhar demoradamente” para algo, sem sentir vontade de voltar sua visão para outro foco. Assim fez Moisés, permaneceu no monte por quarenta dias e quarenta noites. E durante este tempo, não comeu pão, e nem bebeu água - (Dt 34:28).

Quando o homem encontra o Senhor Deus e visualiza sua glória, seu rosto passa por uma metamorfose sobrenatural, impossível de não ser notado. Aqueles que contemplam a presença de Deus são semelhantes às estrelas que brilham durante o período da noite. Elas, em si mesmas não poderiam irradiar a beleza da luz, sem a existência do sol. Por conseguinte, o cristão também não brilha sem a fonte que se chama – Jesus Cristo.

Os vossos rostos jamais experimentarão o vexame, assim termina o verso cinco. Entendemos que o melhor significado para esta palavra está voltado para o comportamento de Deus. Como assim? Eu explico: Deus nunca foi e nunca será “estático”. Ao contrário, Deus é “dinâmico”. Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” – (João 5:17). O profeta Isaías escreveu em seu livro: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento” – (Isaías 4:28).

Vamos imaginar uma criança Isenta de malícia diante do comportamento de seu pai. Para ele, o pai é um herói, “onipotente”, “onisciente” e “infalível”. Contudo, quando cresce um pouco mais as coisas mudam. Ela não deposita mais a mesma confiança em seu pai. Ele já não sabe tanto das coisas e comete muitos erros. Sente vergonha de estar e sair com o pai. Prefere que o pai não estacione na porta do colégio, e de preferência, que não beije na frente dos amigos.

Diante disso, não estou querendo insinuar que o filho nunca deveria sentir vergonha por conta de algo errado praticado por seu pai. A má índole do pai deve provocar vergonha no filho, e vice versa. Não obstante, é impossível um filho de Deus se envergonhar de qualquer comportamento do Pai. O seu rosto jamais sofrerá humilhação.

Pare e olhe demoradamente para Deus. Faça como Moisés e o rei Davi. Não seja frenético. O verdadeiro cristão se agrada de refletir a glória de Jesus em seu caráter diário em qualquer ambiente. “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo” – (II Coríntios 2:15ª). “Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame”.


___________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

2 comentários:

José Luiz R.Cunha-Sto André disse...

Boa tarde Senhor Plínio. Tenho acompanhado seu blog e estou gostando muito, por isso, quero te dar os parabéns.
Em primeiro lugar, por ser um blog onde nota-se que o senhor fala de JESUS CRISTO e não propriamente a RELIGIÃO.
Eu, particularmente, não gosto de pessoas que quando querem pregar e falar de Deus, falam em nome de "religiões" e acabam desprezando ou até mesmo falando mal de outras.
Por isso, gostei do seu estilo em PREGAR A PALAVRA DE DEUS.
A religião é uma "consequência", e a pessoa procura a que melhor lhe "convir", este é o meu pensamento.
Vou continuar a te seguir e ler seus textos muito bem escritos.

Parabéns mais uma vez e que Deus sempre esteja a iluminar o senhor e sua família. Este trabalho de levar a palavra de Deus as pessoas é muito bonito. O senhor deve ser um homem de grandes alegrias e iluminado.
Um grande abraço ao senhor e a todos de sua família e tenham todos um bom final de semana.

José Luiz Rodrigues Cunha
Santo André - São Paulo

Plínio Cavalheiro disse...

Oi José Luiz. Muito interessante sua postagem. Sou grato por suas palavras abençoadas. Você está certo em sua colocação sobre minha postura em divulgar Jesus Cristo. Creio e prego com base em João 14:6 que a Religião verdadeira é Jesus Cristo. Quando se busca Jesus aceitando-O como Senhor e Salvador, a “religião” costumeiramente chamada virá como consequência como você bem colocou. Deus te abençoe e espero recebe-lo mais vezes. Abraços – Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...