segunda-feira, dezembro 06, 2010

ANJOS E SUAS FUNÇÕES!

ANJOS E SUAS FUNÇÕES!

(aprendendo com o rei Davi)


“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”.
[Salmo 34:7]


O apóstolo Pedro, certa ocasião estando preso, eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos – (Atos 12:7).

Em todas as situações onde presenciamos a atuação de um anjo celestial, notamos concomitantemente a existência de um comando de Deus, com a finalidade de direcionar para onde, quando e qual é o trabalho a ser realizado.

Quem são os anjos? A Bíblia atesta no livro de Hebreus 1:14 > “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?”

Quantos anjos existem? Não temos o número exato de anjos. A Bíblia diz: “E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares” - (Apocalipse 5:11). Entretanto, sabemos que para cada demônio existem dois anjos de Deus.

São os anjos superiores aos seres humanos? Sim. Confira na Bíblia: “Que é o homem, para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo dos seres celestiais o fizeste; de glória e de honra o coroaste” – (Salmo 8:4,5).

Os anjos podem aparecer em forma de seres humanos? Sim. A Bíblia diz: “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos” - (Hebreus 13:2).

Quem lidera os anjos? Cristo. Veja em 1 Pedro 3:22 > “Cristo está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades”.

Os anjos são protetores? Sim. A Bíblia diz em Salmo 91:10-11 > “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos”. Contudo, não devemos nos esquecer que os comandos partem do Senhor.

Davi, estudioso e praticante da Palavra de Deus, não desprezou os benefícios do Senhor colocado à disposição dos que os temem. Ou seja, a proteção dos seus anjos. Notemos a colocação de Davi: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor....”. Davi não disse: “O meu anjo da guarda acampa-se....”. Existe diferença entre a primeira frase e a segunda? Sim. E por sinal, uma enorme diferença. Vejamos:

A primeira – “O anjo do Senhor”. Os anjos cumprem as ordens de Deus. A Bíblia diz em Salmo 103:20-21 > “Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra! Bendizei ao Senhor, vós todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais a sua vontade!”

Sendo assim, ele está a serviço de Deus, não podendo aceitar comandos de homens. Daniel, entre outros homens de Deus, experimentou os favores de um anjo enviado por Deus em seu socorro, e declarou esta bênção ao rei Dario: “O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achado em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum” - (Daniel 6:22).

A segunda – “O meu anjo protetor”. Satanás tem conseguido enganar multidões de pessoas, inseminando a falsa doutrina que se chama “angelolatria” = “adoração dos anjos”.

João um dos apóstolos de Jesus quando foi arrebatado em espírito à ilha chamada Patmos com a finalidade de receber instruções apocalípticas, cometeu um equívoco diante do anjo e não deixou de registrar o seu erro. Veja seu relato: “Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus” – (Ap 22:8,9).

Diante disto, tomemos a consciência e aprendamos com Davi - “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”. É somente ao Senhor que prestamos adoração e oramos pedindo que Ele envie seus anjos para nos livrar dos intentos de Satanás e seus demônios. Lembrando, para concluir, que há uma condição para se alcançar esta graça de Deus. Qual? “Temer o Senhor”.



_______Capelão - Plínio Cavalheiro.

3 comentários:

Mª de Lourdes Cunha - RJ disse...

Gostei muito deste texto que fala sobre os anjos e mais feliz fiquei em saber que para cada demônio existem dois anjos. Louvado seja Deus, porque do jeito que o mundo está realmente só muitos anjos mesmo para nos ajudar aqui na terra.
Interessante suas informações, gostei e concordei com bastante coisas.
Seria bom conhecer um anjo e saber que essa "pessoa" é um anjo de Deus que está bem próximo de nós. Eu gostaria de conhecer um pessoalmente mesmo.
Obrigada por suas informações e gosto de ler seus textos que nos passam muitas informações de Deus e da Bíblia.
Peço a Deus pelo seu ministério que é muito bonito. Continue firme nele.
Parabéns.

Abraço e a paz do senhor a todos de sua família também.

Maria de Lourdes Cunha
Rio de Janeiro - RJ

KIPPY E LISA - SÃO PAULO/SP disse...

Olá "Vovô" e Pai tudo bem?
Aqui tudo legal.
Continuamos vendo seu blog todos os dias várias vezes.

Hoje eu e Mamãe gostamos do texto sobre os ANJOS. Tomara que tenhamos muuuiitoooosssssss Anjinhos ao nosso redor e ao redor de vocês ("Vovô e Vovó") queridos e de todos que amamos e queremos bem.

... ANJOS DO PAPAI DO CÉU ... SEJAM BEM VINDOS A NOSSA CASA E EM TODOS OS LUGARES ONDE ESTIVERMOS... SEMPRE E POR FAVOR, CONTINUEM NOS GUARDANDO E NOS PROTEGENDO! OBRIGADA!

Valeu Vovô mais uma vez.
Mamãe manda beijos 1000 ao senhor e a "Vovó" (a Mamãe dela, claro... Rsrsrs) e eu também mando beijoquinhas, auszinhos e muuuitooooo amor e carinho sempre.

Fiquem com Deus e com muuuuuiiiiiitoossssssss Anjos sempre.
Até mais.
AMAMOS VOCÊS DE PAIXÃO!!!!

KIPPY e LISA
São Paulo - SP

Plínio Cavalheiro disse...

Oi Mª de Lourdes. Sinto-me lisonjeado com sua presença em meu blog e mais feliz ainda por perceber que você se interessa pelos ensinamentos bíblicos. Parabéns!

Quanto ao número de anjos tomamos por base o texto escrito por João. Confira: “E a sua cauda [Lúcifer] levou após si a terça parte das estrelas do céu [anjos que se insurgiram contra Deus], e lançou-as sobre a terra;...” – (Apocalipse 12:4a).

Espero continuar contando com suas visitas e sempre que possível faça seus comentários.

Abraços. Deus te abençoe poderosamente.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...