domingo, dezembro 12, 2010

O SIGNIFICADO DE “NATAL"


"O SIGNIFICADO DE “NATAL”
Natal” está relacionado com nascimento, em especial com a chegada de Jesus Cristo e sua história registrada nas Escrituras Sagradas (Bíblia). Entretanto, o termo especificamente “Natal” não é citado na Bíblia (a não ser para se referir a Terra de origem), assim como não é também citado esta festa (natalina) por nenhum escritor usado por Deus para escrevê-la. [Em outra oportunidade poderemos escrever sobre as festas bíblicas].
Outro fato que se deve observar é a data de 25 de Dezembro como sendo o dia em que Jesus se fez homem e veio a este mundo. Com toda confiança, este dia não ficou registrado na certidão de nascimento de Jesus como o dia de seu nascimento. A própria história bíblica contradiz esta data. Vamos a ela: "Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam os seus rebanhos, durante as vigílias da noite” – (Lucas 28:8). Quando levantamos as condições climáticas na região onde Jesus nasceu constamos que em Dezembro o clima é de inverno, provocando chuvas e neves. Portanto, os pastores conduziam seus rebanhos no campo aberto durante o verão.
Pessoalmente, não vejo nada contra se comemorar o Natal em 25 de Dezembro como é costume da maioria da população. No entanto, nós os cristãos devemos ter consciência do verdadeiro sentido do Natal, honrando, adorando, servindo, obedecendo e homenageando em espírito e em verdade o aniversariante não somente em um dia do ano, mas, durante 365 dias de cada ano que vivemos. Isto alegra o coração do Pai do aniversariante e, por conseguinte, do Filho também – Jesus Cristo.
Lamentavelmente, o mundo banaliza esta data e a transforma em fonte de lucro exorbitante dando ênfase ao “Papai Noel”, presentes, panettones, bebidas e comidas. Dizem que as pessoas entram no "espírito natalino" se travestindo de bondade e alegria.
Não encontramos nenhuma referência bíblica que alguém deve ter uma postura diferenciada por conta de uma data no calendário, no caso, 25 de Dezembro. Ao contrário, Os sentimentos de bondade, alegria, amor ao próximo, liberalidade, compaixão, mansidão e outros mais devem fazer parte do caráter de cada pessoa compromissada com Jesus Cristo que veio a este mundo com o propósito de salvar as pessoas da condenação eterna. Nascer, crescer, assumir um ministério frutífero (ensinando, curando e salvando), morrer e ressuscitar foram os planos de Deus para alcançar o ser humano através de Jesus Cristo.
Cristo nasceu, morreu e venceu a morte.
Ele está vivo.
O resumo destes propósitos encontra-se registrado no evangelho de João. Confira: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” – (João 3:14-18).
Desejo que o Natal verdadeiro se faça presente em sua preciosa vida e que os frutos de uma vida compromissada com o Aniversariante Jesus Cristo se evidenciem abundantemente durante todo tempo de sua existência.
Feliz Natal e um Ano Novo abençoado pra você e a todos seus entes queridos.
Votos de:
_________________Capelão – Plínio Cavalheiro.

6 comentários:

Mª de Lourdes Cunha-Rio de Janeiro disse...

Senhor Plinio tudo bem?
Desejo ao senhor e a todos de sua família que tenham também um ótimo natal e um excelente ano novo que logo se inicia.
Que Deus continua iluminando o caminho por onde andar e que o senhor continue a levar a palavra de Deus a todos neste lindo Blog de evangelização que sempre entro e as vezes comento também.
Parabéns e até mais ver.

Abraço e a paz do senhor a todos de sua família também.

Maria de Lourdes Cunha
Rio de Janeiro - RJ

Plínio disse...

Oi Mª de Lourdes. Estou bem, graças a Deus. Grato pelos votos de um ótimo Natal e excelente Ano Novo. Suas palavras servem como estímulo para eu perseverar nesta meta de propagar o evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Jesus está voltando e por isso precisamos exercer nosso papel de “Atalaia”. Que Deus nos dê um espírito de ousadia para não recuar nesta batalha. Deus te abençoe grandemente e que você tenha um Natal abençoadíssimo. Abraços e até a próxima postagem.

Josué Natanael S.Dias- Pernambuco disse...

Caro irmão em Cristo Plinio.
Gostaria de continuar parabenizando-o pelo blog e agradecer-te pelos belíssimos textos colocados aqui e também pela liberdade em usá-los em minhas aulas, como disse ao senhor, sou professor na Igreja Metodista em Pernambuco.
Nossa igreja também comemora o natal e sempre a nos lembrar e aos visitantes também, seu verdadeiro significado que és o nascimento do nosso salvador Jesus. Amém por isso.
Gostamos de cantar músicas alegres e até amigo secreto vamos fazer este ano para esta confraternização.
A alegria esta presente e principalmente as crianças esperam muito por esta data tão festiva. Por isso, desde cedo, estamos as lhe ensinar sobre o nascimento de Jesus, encenando peças teatrais, músicas e textos bíblicos com o tema.
Comemoramos o natal com grande alegria, talvez até por maior do que quem não crê neste verdadeiro significado que é Jesus. Parabéns irmão.
E desejo-te um grande natal em família e que todos saibam que Jesus veio para nos trazer a luz, por isso, que o senhor e sua família sejam iluminados, como já são, ao parecer de meus olhos.
Um excelentíssimo 2011 também ao senhor, sua senhora, filhas, netos e a todos seus entes.
Feliz natal e ano novo.


Um grande abraço Fraternal.

Do irmão em Cristo,

Josué Natanael S.Dias
Pernambuco

Joana R. Luzias - Porto Alegre disse...

Feliz Natal e que neste novo ano que logo começa o senhor continue com este abençoado blog e trazendo textos confortantes e pregando a palavra do nosso maravilhoso Deus.
Muita paz, alegria, saúde e família por perto nestas festas e comemorações.
Parabéns pelo blog e pelo ministério.
Espero ainda vê-lo muito em 2011.
Sou fã e estou sempre acessando.
Parabéns ao senhor e aos colaboradores.

Boas Festas a todos voces com Jesus nos nossos corações sempre.
Abraço

Joana R. Luzias
Porto Alegre

Anônimo disse...

QUE DEUS CONTINUE A TE ILUMINAR NESTA JORNADA DE EVANGELIZAR ATRAVES DE SEU LINDO BLOG.
DESEJO UM FELIZ NATAL E QUE 2011 SEJA UM ANO MELHOR E A CADA ANO PASSADO, POSSAMOS TODOS SEMPRE MELHORAR EM TUDO NA NOSSA VIDA.
MUITA SAÚDE A VOCE E A SUA FAMILIA.
PARABÉNS PELO BELO TRABALHO E DE ESPALHAR A SEMENTE DO BEM, QUE É JESUS CRISTO.
BOAS FESTAS

ABRAÇO E ATÉ 2011

Lisa, Bruno e Kippy - São Paulo disse...

Feliz Natal e um belíssimo e sempre melhor ano novo.
Que 2011 possamos comemorar grandes conquistas, e nos alegrar muuuitoooooooo com notícias boas e dividi-las com quem amamos.

Rir é a melhor coisa, por isso, que possamos RIR MUITO DE TUDO!
E que essa ALEGRIA VERDADEIRA seja constante em nossas vidas SEMPRE em todos os dias e em todas as épocas.
Que bom que vamos comemorar o NATAL com vocês em mais um ano juntos, nossos queridos. Vai ser MUUIITOOOOO LEGAL.

Nos aguardem (Papi, Mami, Sogro e Sogra e "Vovô e Vovó"), logo estaremos aí para "bagunçar" e comemorar muito esta data tão especial, sendo o "NASCIMENTO DE JESUS" e poder reunir a família para ter união e coisas pra contar.
Contagem regressiva.... Tá chegando!
OBA!

Fiquem com Deus e até breve...
Muito breve.
AMAMOS VOCÊS!

Beijos 1000... Abraços 1000... Aus 1000 com amor, carinho, saudade.

LISA, BRUNO e KIPPY
São Paulo/SP

SALVE O NATAL TÁ CHEGANDO.
VIVA 25 de Dezembro de 2010!

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...