quinta-feira, abril 20, 2023

 UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE?


A primeira coisa a ser considerada nesta questão bastante controvertida é distinguir o que é salvação. Salvação não é uma espécie de caixa surpresa entregue nas mãos daquele que sequer estava esperando, e ao abri-la percebe que lá dentro está a sua salvação e o melhor de tudo, junto está uma declaração que aquilo é eterno aconteça o que acontecer. 


Salvação é graça de Deus, mas, também é o resultado de uma busca por parte daquele que a recebe. É uma combinação perfeita entre – “Deus que quer salvar junto com o homem que quer ser salvo”. O poder de Deus cessa quando o nosso direito de decisão começa. Foi o próprio Deus que criou o homem desta forma. Ao criar o homem, Deus não ficou indeciso entre dois pensamentos, faço uma marionete e brinco com ela ou faço uma pessoa inteligente, dando a ela liberdade de escolha?


A salvação, segundo o dicionário se refere à libertação de um estado ou condição indesejável. Salvação é uma experiência única, esplendida e pessoal que não se explica com palavras aquilo que a alma verdadeiramente sente. Salvação é semelhante a dor que quando acontece nunca fica em silêncio absoluto. Os sintomas da salvação são percebidos pelas pessoas que estão junto daquele que recebeu esta dádiva de Deus. 


Certa ocasião eu e minha esposa estávamos fazendo um estudo bíblico em uma casa, aquele que fazemos em quatro semanas como forma de evangelização, onde tinha uma senhora enferma. Ao seu lado, o marido, inteligente, irmão de três pastores, conhecedor da Palavra de Deus, sempre tendo uma palavra para adicionar ao ensino aplicado. No entanto, quando estávamos na quarta semana, fomos surpreendidos pelo homem que se levantou e disse em voz muito alta e firme – “HOJE ESTOU ACEITANDO JESUS COMO MEU SENHOR E SALVADOR. NUNCA NA MINHA VIDA SENTI O

QUE ESTOU SENTINDO AGORA”. 


Para nossa infeliz surpresa, os estudos aconteciam nas quintas-feiras. Ao chegar no domingo seguinte, recebo um telefonema da diarista que trabalhava na casa dizendo – “O senhor fulano de tal morreu nesta manhã”. Sim, foi o próprio que tinha GRITADO que Jesus o tinha salvado!


A salvação está sincronizada com atitudes voltadas para fazer a vontade de Deus. Portanto, quem está na contramão de Deus não pode declarar que é salvo, mesmo tendo um discurso bonito nos lábios. Se você decidisse ficar trancado dentro de uma garagem por dez anos, isso não o tornaria um carro, e sim uma pessoa com descontrole mental. Jesus disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” – (Mateus 7:21).


Para responder a pergunta que consta no título, eu diria que SALVAÇÃO no verdadeiro sentido da palavra é definitiva, desde que o salvo decida de livre escolha nascer de novo e se tornar nova criatura. O apóstolo João escreveu: “Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós” - (1 João 2:19).


É bom lembrar que ninguém perde aquilo que nunca teve! Você já é salvo?


Cap. Hospitalar – Plínio Cavalheiro.


Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...