sábado, abril 08, 2023

 

Como não ficar perplexo e indignado ao abrir o jornal ou ligar nossos aparelhos de comunicação que trazem notícias estarrecedoras, sendo que elas estão se tornando repetitivas?

  A impressão que se tem é que os malfeitores enrustidos inseridos no meio da sociedade acabam por se encorajar em efetivar seus projetos malignos e estarrecedores que na realidade já estavam “engavetados” esperando por uma oportunidade de execução.

 Penso que ninguém pode afirmar que um bebê recém-nascido pode ser chamado de bandido.  A lógica aponta para um processo que se desenvolve dentro dele reforçado pela influência que estão sobre o seu entorno agindo paulatinamente até que ele chegue à estatura do “varão” imperfeito, pronto para praticar suas delinquências, sabendo que o inverso é verdadeiro também. 

  Portanto, o ser humano não se transforma em um criminoso em série da noite para o dia. Existe uma regra e ela se chama aprendizado ou ensinamento que pode ser aplicado por todos e em todas as faixas etárias, mas, a preferência e eficácia do ensino se aplica no ser humano ainda quando criança.

  O apóstolo Paulo deixou registrado: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” – (2 Timóteo 3:14-17).

 A Bíblia é um Livro completo de ensinamentos preciosos, e está acessível a todos quantos necessitam de aprendizagem, inclusive na questão de educação dos filhos. Especificamente no livro de Provérbios está assim escrito: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” – (v. 22:6).

  O significado do provérbio acima se resume em uma sílaba, ou seja, “no”. O maior problema hoje está por conta dos ensinadores aplicarem “o” ao invés de usarem “no”. É muito mais cômodo delegar ensinamentos aos seus subordinados, usando do “direito” de ser autoridade do que ser exemplo para os seus supostos alunos ou de seus dependentes, andando pelo mesmo caminho apontado por ele.

  Não são poucos pais e líderes que se voltam para seus filhos e liderados dizendo enfaticamente que eles precisam de uma igreja, ou necessitam de Deus na vida deles. Em contrapartida, o esmerado professor de boas maneiras não se dá ao luxo de ensinar NO caminho.

 Concluo fazendo uma pergunta: “Esse mundo ainda tem jeito?”. SIM! Penso que ainda somos uma espécie de Sodoma antes da destruição quando existiu uma conversa séria entre Deus e Abraão. Abraão assim como os cristãos de hoje intercedem para que o mundo não seja destruído, se referindo aos seus habitantes. Contudo, o final da história de Sodoma foi terrível, e se não mudarmos nossa postura diante dos ensinamentos de Deus, também seremos tragicamente destruídos!

 ·         Capelão hospitalar - Plínio Cavalheiro.


Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...