sexta-feira, abril 14, 2023

 

QUEM É ESTE?


Você já enfrentou uma situação em que alguém cruza seu caminho, olha para você com aquele brilho nos olhos diferente, estende sua mão para te cumprimentar, se enche de satisfação por vê-lo e pergunta, você se lembra de mim? Pior que não, pensa você com os seus botões.  É muito constrangedor viver tal situação e ser obrigado dizer – Quem é você?


Sim todos nós vivenciamos lapsos de memória, principalmente quando não mantemos nossa mente fixada em algo ou em circunstâncias que fazem parte de nosso cotidiano. No entanto, pior que isso é não ter conhecimento sobre as pessoas que estão em nosso entorno, abrangendo até mesmo nossos entes queridos. 


Vivemos um tempo em que as pessoas moram na mesma casa, come da mesma comida, saem de carro “juntos” com suas famílias, mas, na realidade estão plugadas e fechadas dentro de um universo chamado Internet. Seus fones de ouvidos se transformam em portas fechada para o mundo exterior. Penso que alguns, não conhecem de fato quem são seus pais, seus irmãos ou suas irmãs. 


Estar no mesmo lugar não significa necessariamente fazer parte daquele ambiente interagindo com os outros como é de se esperar. 


Certa ocasião alguns homens estavam em um barco e junto deles estava o próprio Jesus que era o discipulador deles. Em dado momento, levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. Com medo, os discípulos disseram a Jesus: “Mestre, não se te dá que pereceremos?”


A fala daqueles homens não foi um pedido de socorro. NÃO... na realidade eles se incomodaram com a tranquilidade de Jesus frente àquela adversidade. A pergunta sugere que nas entre linhas, tinha alguma coisa escrito do tipo – “como você consegue se manter calmo estando dentro deste tremendo contratempo?”


Os discípulos ainda não conheciam Jesus por inteiro, e por isso disseram: “Quem é este?”. Para eles Jesus ainda era somente um homem bom que fazia coisas boas. Para eles Jesus ainda não era Deus. Para eles Jesus ainda não era Onipotente, e por isso eles foram rotulados de medrosos, tímidos e de pouca fé. 


Eu pergunto para você hoje: “Quem é Jesus para você?” Talvez você até esteja no mesmo barco onde está Jesus. Talvez você esteja em uma igreja onde Jesus é a cabeça. Talvez você esteja passando por uma grande tempestade onde Jesus está contigo no mesmo barco, mas, infelizmente você ainda não conhece de fato quem é Jesus e continua dizendo – “Quem é este?”


Só para concluir, o incidente que aconteceu com o barco onde estavam os discípulos e Jesus terminou assim – “Jesus repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança” – (Marcos 4:29).


* Cap. hospitalar - Plínio Cavalheiro. 


Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...