quarta-feira, abril 12, 2023

 

MONTE EVEREST, GRANDE DESAFIO! 

O que é “santificação”, e como alcançá-la? Bem... o nome sugere que se trata de algo bom e que se consegue através de esforço constante e ininterrupto, sendo que nesse processo o homem se quebranta diante de Deus no sentido de buscar dEle todas as ferramentas necessárias para se construir uma vida de santidade. Santidade é a ausência de tudo quanto é impuro ou a disposição de lutar contra as malignidades que o mundo oferece. Portanto, todos os cristãos indistintamente deveriam assumir como desafio a santidade e orar diariamente a oração de Paulo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” – (Gálatas 2:20). Mediante a fé somos salvos e isso é graça de Deus, no entanto, você precisa se perguntar, por que eu fui salvo? Salvação é o primeiro passo e pode acontecer instantaneamente, o segundo é o processo de santificação que está ligado ao tempo. 

Falando em desafio, isso me faz lembrar que o ser humano tem dentro dele o hormônio que se chama “Adrenalina” que entre suas atribuições provoca estímulos para que a pessoa busque situações surpreendentes e por vezes extremamente perigosas, no intento de conquistar aquilo que aparentemente é impossível. 

O Monte Everest é considerado o topo do mundo por atingir 8.845 metros de altura em relação ao nível do mar. Dificilmente você vai encontrar algum principiante ou mesmo um profissional de alpinismo que não tenha a ambição de um dia escalar este monstruoso monte. No entanto, todos aqueles que já alcançaram o topo, não passaram dos 8.845 metros. Não existe mais nada acima!

Outra coisa surpreendente que existe em nosso planeta se chama “Bíblia Sagrada”, considerada o Livro mais lido do mundo, sendo que nele encontramos em primeiro lugar o único caminho para salvação (Jesus Cristo), riquíssimo em ensinamentos, sinais, prodígios, exortação, maravilhas e profecias. 

Entre tantos preceitos bíblicos, ao folhear sua Bíblia você vai descobrir que ela é enfática no quesito “Santificação”. Esse negócio de afirmar convenientemente que o homem uma vez salvo, é salvo para sempre não pode ser doutrina fechada. Sim, o homem é salvo, graças a Deus através de Jesus Cristo, mas, ele ao nascer de novo necessita do crescimento ou maturidade espiritual, e o nome que se dá a isso é “Processo de Santificação”. 

Quando decidimos “subir esse monte da fé”, a diferença dele com o Monte Everest é que ele não tem um topo e nem tem uma medida definida. Enquanto vivermos, olhamos para o alto e prosseguimos para o alvo que é Cristo Jesus e façamos aquilo que Paulo recomendou: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” – (Filipenses 3:13,14).

Santificação, grande e indispensável desafio! 

* Cap. hospitalar - Plínio Cavalheiro. 



Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...