sábado, novembro 24, 2012

DEITAR-ME FAZ EM VERDES PASTOS




“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas”
[Salmo 23:2a]

As estatísticas comprovam a dificuldade que o mundo enfrenta para poder satisfazer a demanda que aumenta a cada dia em relação ao alimento. São milhares e milhares de pessoas vivendo na miséria, privadas do acesso ao alimento, ainda que o básico, para sua sobrevivência. O alimento é imprescindível ao organismo do homem para mantê-lo vivo. Entretanto, sabemos que a maioria esmagadora da população do planeta enfrenta o problema da fome.

Segundo pesquisas, metade dos trabalhadores brasileiros ganha até dois salários mínimos. Deste modo, é inconcebível que haja pessoas tão ricas esbanjando fartura, e outras morrendo por inanição. Lamentavelmente isto vem comprovar a existência do egocentrismo enraizado em muitas pessoas que não se sensibiliza com a necessidade do outro.

Entretanto, o cristão deve tomar os devidos cuidados para não fazer parte destas estatísticas, tanto como miserável faminto, como também daquele que acumula riquezas e cruzam seus braços diante da carência humana. Jesus ensinou sobre isto aos seus ouvintes. A Bíblia diz: “E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me” – (Mt 25:33-36).

Se por um lado, existe inegavelmente um mundo onde a sub-nutrição é realidade, por outro, existe de igual modo uma necessidade maior do alimento destinado para dar vida ao espírito e promover a ele os cuidados necessários para o fortalecimento e o crescimento. Nesta área não há carência de alimento para suprir a demanda. Todo aquele que se reconhece carente, pobre e faminto, e procura o benefício através da “entidade beneficente” que se chama calvário, estará habilitado para receber gratuitamente, sem nenhuma burocracia o pão que alimenta a alma.

Deitar-me faz em verdes pastos. Davi da ênfase a esta frase, sobre o cuidado de Deus para com seus filhos. Davi declara sua confiança na provisão de Deus, quando afirma – deitar-me faz em verdes pastos. Cada palavra desta frase tem um significado:

Primeiro: “Deitar-me”, sugere confiança nos cuidados do Senhor. É saber que posso descansar, não permitindo que a ansiedade ganhe espaço dentro de minha alma. É ter plena convicção que, se eu buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça, todas as coisas necessárias para minha sobrevivência Ele me concederá. Assim sendo, não vou ficar inquieto com o dia de amanhã – (Mt 6:33,34).

Segundo: “Verdes”, indica vida e que a despensa estará farta de coisas necessárias para suprir todas as necessidades. São as bênçãos renovadas a cada dia. A Bíblia diz: “Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade” – (Lm 3:23).

E em terceiro: “Pastos”, lembram amplitude e fartura para atender as necessidades do pastor e das ovelhas.  É bom lembrar que Davi foi chamado e ungido por Deus para ser rei quando ocupava ainda a função de pastor de ovelhas. Desta forma, ele possuía conhecimento nesta área.

Como foi dito, Davi escreveu este texto maravilhoso quando cumpria seu ministério de pastor de ovelhas, não sabemos precisar sua idade, naquele momento quando inspirado pelo Espírito Santo, escreveu o Salmo 23. Apesar disso, depois de ter vivido muito tempo, com idade avançada, desfrutando da presença e da amizade de Deus, ele confirma no Salmo 37:15: “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”.

Jesus, o bom pastor não desampara seu rebanho por nada. Seu cuidado é pleno e constante, conquanto o rebanho tenha total confiança e consciência de que por Ele as necessidades são supridas no momento certo. Assim como Deus alimentou os israelitas no deserto com a porção diária do maná, Ele oferece hoje tudo àquilo que seu povo necessita para sobreviver, inclusive e principalmente o pão da vida. CREIA!

Jesus se auto intitula como – “sendo o pão da vida” – (João 6:48). Ele menciona em seu sermão no Monte: “Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram” – (João 6:49). Perceba a ênfase ao alimento que não perece, e que tem o poder de oferecer vida eterna ao homem.

Afinal, que tipo de alimento Jesus estaria se referindo? Ele se referia ao seu corpo, que seria sacrificado no calvário em benefício de todos aqueles que sentem fome, e reconhecem que Ele é o pão que desceu do céu com a finalidade de oferecer vida eterna a todo aquele que dele comer. A Bíblia diz: “Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” – (João 6:50,51).

Deitar-me faz em verdes pastos. Onde você tem deitado ultimamente? Qual é a cor dos pastos que você está deitado? Quero convidá-lo hoje, neste momento, para se curvar diante do Senhor e orar desta forma: Senhor, eu quero desfrutar de todos os benefícios que o Senhor oferece. Eu quero me tornar uma ovelha obediente e submissa aos teus cuidados, e aceito o pastoreio do bom pastor Jesus Cristo sobre minha vida. Tudo que tenho, tudo que sou, e tudo que vier a ter, eu entrego a ti. Eu declaro – Jesus é o meu Salvador, Senhor e meu pastor. Eu creio que Ele me conduzirá a pastos verdejantes. Amém!



__________________________Plínio Cavalheiro.

6 comentários:

Unknown disse...

Edificante palavra!!!! Deus abençoe sempre!

Unknown disse...

Bela mensagem ao vossos coraçoes que Deus faça ser presente em nossa alma..Amém

Elaine Brasil disse...

Deus é maravilhoso, Que ele nos abençoe em nome de Jesus! Amém.

Unknown disse...

A Deus seja louvado

Unknown disse...

Excelente msg,viva e eficaz para os nossos dias. Amém

Unknown disse...

Edificante para nossas vidas

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...