quarta-feira, novembro 21, 2012

COMO LIDAR COM INFORMAÇÃO!



Jesus, por conta de sua popularidade e conhecimento sempre foi alvo de questionamento. “E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?” – (Mateus 19:16).

O jovem, a Bíblia não cita seu nome, embora evidenciar viver uma vida de retidão aos olhos da sociedade, e gozar de uma posição financeira privilegiada, sentia um vazio dentro de sua alma, semelhante a milhões de pessoas neste universo. Sua mente buscava resposta e solução para um dos maiores problemas que afligem a humanidade, que se chama “vida eterna”, ou “vida após a morte”.

Por conta, talvez, de seu status cultural e principalmente financeiro, o rapaz que interpelou Jesus diz: “que bem farei para conseguir a vida eterna?”. Para ele não seria difícil abrir mão de uma pequena parte de sua fortuna para investir em algo que resultaria em grande dividendo – “Vida Eterna”. Os judeus que viviam no tempo de Jesus confiavam que a realização de algo honrado podia afiançar a vida eterna.

A tônica de João através de seu ministério e escritas é que Jesus Cristo veio para oferecer – “Vida Eterna”. Jesus, apesar de conferir ao homem a salvação eterna, livrando-o da perdição, veio também para oferecer vida no sentido literal da palavra conforme declaração de João das palavra de Jesus: “eu (Jesus), vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” – (João 10:10b).

Por que a ênfase do apóstolo João, focando Cristo como meio de Vida? Porque pela ação do pecado o homem perdeu o direito à vida eterna e só consegue reverter esta situação por meio de Cristo. A Bíblia diz: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” – (Romanos 6:23).

Na posição de pecador, sem arrependimento, sem Cristo e sem perdão, o homem está fadado, quando muito viver até aos 80, 90 ou 100 anos, levando em conta a expectativa de vida neste tempo de avanço tecnológico. Após isto, inevitavelmente ele terá que enfrentar a morte física.

O jovem que procurou Jesus, ao contrário de muitos que nesta idade não se preocupam com este “pequeno” detalhe e aproveitam para “gozar” os dias de jovialidade, completamente distante da vontade de Deus, procurou Jesus para tirar suas dúvidas. Ele, muito respeitoso diz: “Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?”.

O homem jovem estava diante da Vida e não percebeu este fato que poderia mudar o curso de sua história. Para ele a solução viria da boca do Mestre que lhe entregaria uma simples receita com anotações daquilo que ele teria que fazer para alcançar a vida eterna. Contudo, o rapaz foi surpreendido por Jesus com uma resposta que o entristeceu.

O verso 22 do mesmo capítulo diz que o jovem ouvindo as palavras de Jesus retirou-se triste. Por que a tristeza repentinamente tomou conta de seu coração? Vamos conferir na Bíblia: “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me” – (Mateus 19:21).

Se você parar para pensar a razão provável de Jesus ter pedido ao jovem zerar sua conta bancária, talvez você chegue a seguinte conclusão: Jesus após ouvir a confissão do moço, declarando que cumpria os mandamentos, principalmente ressaltando o ponto – “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”, resolve testá-lo na prática. Sua resistência diante do comando de Jesus traiu sua alegação. Ele atestou ser pecador, carente de perdão e salvação através de Cristo Jesus.

O que fazer com uma informação? Vai depender de cada um! Todos os homens indistintamente foram criados por Deus e carregam dentro de si algo que se identifica como – “Livre-arbítrio”.  Por ele, as decisões seguramente contribuirão para o bem ou para mal. É uma questão de semeadura conforme palavras de Paulo: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna” – (Gálatas 6:7-8).

A vontade de Deus nem sempre coincide com as decisões do indivíduo e isto é lamentável. Uma coisa é a vontade de Deus que e boa, agradável, e perfeita (Romanos 12:2), e outra é a vontade do homem que nem sempre segue este padrão de qualidade. O homem tem uma natureza pecaminosa que o leva a cometer pecados. O próprio apóstolo Paulo disse: “Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim” – (Romanos 7:15,17).

Então, qual é a vontade de Deus para com todos os homens? Confira em sua Bíblia: “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos” - (I João 4:9); “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” - (João 3:17); “Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. (João 6:33).

Entretanto, para que de fato isso aconteça o homem necessita se arrepender dos pecados, confessá-los a Deus e buscar o perdão através de Jesus Cristo. É preciso saber lidar com as informações anotadas nas Sagradas Escrituras. Não faça como aquele homem que procurou Jesus para esclarecimento, chamando-o de bom Mestre e saiu de mãos vazias por opção própria. Saiba lidar com os ensinamentos de Cristo Jesus.
Diga sim a Ele e viva para sempre!




___________________Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...