segunda-feira, novembro 12, 2012

APARTA-TE DO MAL!




(Aprendendo com o rei Davi)

“Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la” - [Salmo 34:14].

Deus pretende que os ensinamentos contidos na Bíblia nos direcionem a uma intimidade pessoal com Ele, porém, não pode fazê-lo se nós não meditarmos em Sua palavra sistematicamente.

Mais do que nunca, temos necessidade de ler, estudar e praticar os preceitos inseridos nas escrituras, para que as promessas do Senhor se evidenciem em nós. É bom ressaltar que o verso quatorze deste Salmo apresenta quatro comandos:

1. “Ficar longe do mal”. Você talvez tenha feito essa pergunta a si mesmo, ou tenha tentado responder para outra pessoa: “O que é mal?” Quem sabe, por comodidade ou por falta de conhecimento alguém sintetizaria sua resposta da seguinte forma: “Mal é a ausência do bem”. Você se daria por satisfeito com esta resposta?

Isto me faz lembrar meu neto Daniel, em um período quando tinha seus cinco aninhos. Quando dizia a ele, por exemplo: “Daniel, não faça isso”. Imediatamente, a maioria das vezes, ele rebatia o comando com uma pergunta: “Por quê?” Para testá-lo, eu respondia: “Porque não”. Enfático ele contestava: “Porque não, não é resposta”.

Deus em nenhum momento sonegou informações ao seu povo e nem passou comandos equívocos e desnecessários. Existia e continua valendo para os nossos dias uma razão para cada orientação de Deus. Um texto que exemplifica esta situação encontra-se no Salmo primeiro: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” –(Salmo 1:1). Neste texto o Senhor diz a razão das recomendações de não andar, não se deter e nem se assentar com certos tipos de pessoas. Veja o início da conversa: “Para ser muito feliz”.

2. “Pratica o que é bom”. Muitos cristãos inadvertidamente estão buscando cumprir somente a primeira parte do verso e se esquecem da importância que há na totalidade, onde o povo de Deus é conclamado a fazer o que é bom. O maior bem que está ao alcance do cristão não é outro senão o anúncio de Jesus Cristo àqueles que estão caminhando para a perdição eterna sem esperança e sem salvação. O apóstolo Tiago adverte aos negligentes: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” – (Tiago 4:17).

3. “Procura a paz”. Onde seguramente o homem poderá encontrar algo tão precioso sugerido pelo salmista? Como identificar a verdadeira paz? O salmista escreveu: “Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço” – (Salmo 119:165).

Esta lei não deve ser confundida com qualquer preceito legal, que por vezes é elaborado por homens egocêntricos. O termo hebraico é torah, que significa, “instrução” ou “ensino”, equivalendo à vontade de Deus sendo cumprida através do comportamento diário.

Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” – (João 14:27). A paz de Jesus está avaliada em um nível de excelência – qualidade e durabilidade, e nada pode se comparar a ela.


4. “Empenha-te por alcançá-la”. Por fim, a palavra de ordem que deve acompanhar o cristão em sua trajetória ministerial – “perseverança”. Com o avanço da tecnologia, e a construção de equipamentos cada vez mais poderosos e eficientes, o que se tem verificado nas últimas décadas é uma priorização em máquinas velozes que oferecem respostas imediatas aos anseios do homem.


Não há como negar, que muitas das descobertas científicas têm contribuído positivamente, favorecendo a população. Contudo, não podemos aceitar que o cristão queira que as coisas relacionadas com o reino de Deus aconteçam necessariamente da mesma forma. Ou seja, aciono o “botão” que me liga a Deus e instantaneamente tenho todas as respostas para os meus problemas. Cristão não perseverante pede hoje e exige a resposta para ontem, caso contrário ele ameaça apostatar ou mudar de igreja. Isto se chama - chantagem contra Deus!

“Procura a paz e empenha-te por alcançá-la”, e quando tiver alcançado, compartilhe com as multidões que estão em meio a uma guerra, morrendo sem Deus e sem salvação. Lembrando que, o cristão é um pacificador usado como instrumento de Deus para levar a reconciliação entre o homem pecador e Deus Santo, através de Jesus Cristo. 

Diga ao Senhor Deus neste dia: “Amado Senhor, capacita-me para que eu tenha visão e conduta de pacificador e que consiga me apartar do mal. Desejo ainda que o Senhor me use poderosamente como instrumento para abençoar muitas vidas que ainda não estão desfrutando da paz que é oferecida por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Amém!



___________Capelão - Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...