sábado, novembro 24, 2012

DEITAR-ME FAZ EM VERDES PASTOS




“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas”
[Salmo 23:2a]

As estatísticas comprovam a dificuldade que o mundo enfrenta para poder satisfazer a demanda que aumenta a cada dia em relação ao alimento. São milhares e milhares de pessoas vivendo na miséria, privadas do acesso ao alimento, ainda que o básico, para sua sobrevivência. O alimento é imprescindível ao organismo do homem para mantê-lo vivo. Entretanto, sabemos que a maioria esmagadora da população do planeta enfrenta o problema da fome.

Segundo pesquisas, metade dos trabalhadores brasileiros ganha até dois salários mínimos. Deste modo, é inconcebível que haja pessoas tão ricas esbanjando fartura, e outras morrendo por inanição. Lamentavelmente isto vem comprovar a existência do egocentrismo enraizado em muitas pessoas que não se sensibiliza com a necessidade do outro.

Entretanto, o cristão deve tomar os devidos cuidados para não fazer parte destas estatísticas, tanto como miserável faminto, como também daquele que acumula riquezas e cruzam seus braços diante da carência humana. Jesus ensinou sobre isto aos seus ouvintes. A Bíblia diz: “E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me” – (Mt 25:33-36).

Se por um lado, existe inegavelmente um mundo onde a sub-nutrição é realidade, por outro, existe de igual modo uma necessidade maior do alimento destinado para dar vida ao espírito e promover a ele os cuidados necessários para o fortalecimento e o crescimento. Nesta área não há carência de alimento para suprir a demanda. Todo aquele que se reconhece carente, pobre e faminto, e procura o benefício através da “entidade beneficente” que se chama calvário, estará habilitado para receber gratuitamente, sem nenhuma burocracia o pão que alimenta a alma.

Deitar-me faz em verdes pastos. Davi da ênfase a esta frase, sobre o cuidado de Deus para com seus filhos. Davi declara sua confiança na provisão de Deus, quando afirma – deitar-me faz em verdes pastos. Cada palavra desta frase tem um significado:

Primeiro: “Deitar-me”, sugere confiança nos cuidados do Senhor. É saber que posso descansar, não permitindo que a ansiedade ganhe espaço dentro de minha alma. É ter plena convicção que, se eu buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça, todas as coisas necessárias para minha sobrevivência Ele me concederá. Assim sendo, não vou ficar inquieto com o dia de amanhã – (Mt 6:33,34).

Segundo: “Verdes”, indica vida e que a despensa estará farta de coisas necessárias para suprir todas as necessidades. São as bênçãos renovadas a cada dia. A Bíblia diz: “Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade” – (Lm 3:23).

E em terceiro: “Pastos”, lembram amplitude e fartura para atender as necessidades do pastor e das ovelhas.  É bom lembrar que Davi foi chamado e ungido por Deus para ser rei quando ocupava ainda a função de pastor de ovelhas. Desta forma, ele possuía conhecimento nesta área.

Como foi dito, Davi escreveu este texto maravilhoso quando cumpria seu ministério de pastor de ovelhas, não sabemos precisar sua idade, naquele momento quando inspirado pelo Espírito Santo, escreveu o Salmo 23. Apesar disso, depois de ter vivido muito tempo, com idade avançada, desfrutando da presença e da amizade de Deus, ele confirma no Salmo 37:15: “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”.

Jesus, o bom pastor não desampara seu rebanho por nada. Seu cuidado é pleno e constante, conquanto o rebanho tenha total confiança e consciência de que por Ele as necessidades são supridas no momento certo. Assim como Deus alimentou os israelitas no deserto com a porção diária do maná, Ele oferece hoje tudo àquilo que seu povo necessita para sobreviver, inclusive e principalmente o pão da vida. CREIA!

Jesus se auto intitula como – “sendo o pão da vida” – (João 6:48). Ele menciona em seu sermão no Monte: “Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram” – (João 6:49). Perceba a ênfase ao alimento que não perece, e que tem o poder de oferecer vida eterna ao homem.

Afinal, que tipo de alimento Jesus estaria se referindo? Ele se referia ao seu corpo, que seria sacrificado no calvário em benefício de todos aqueles que sentem fome, e reconhecem que Ele é o pão que desceu do céu com a finalidade de oferecer vida eterna a todo aquele que dele comer. A Bíblia diz: “Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” – (João 6:50,51).

Deitar-me faz em verdes pastos. Onde você tem deitado ultimamente? Qual é a cor dos pastos que você está deitado? Quero convidá-lo hoje, neste momento, para se curvar diante do Senhor e orar desta forma: Senhor, eu quero desfrutar de todos os benefícios que o Senhor oferece. Eu quero me tornar uma ovelha obediente e submissa aos teus cuidados, e aceito o pastoreio do bom pastor Jesus Cristo sobre minha vida. Tudo que tenho, tudo que sou, e tudo que vier a ter, eu entrego a ti. Eu declaro – Jesus é o meu Salvador, Senhor e meu pastor. Eu creio que Ele me conduzirá a pastos verdejantes. Amém!



__________________________Plínio Cavalheiro.

sexta-feira, novembro 23, 2012

CONVITE IRRESISTÍVEL



As pessoas estão sempre recebendo convites para eventos variados, sendo eles, casamento, aniversário, bodas, formatura, noivado, chá para isto, chá para aquilo e muitos outros. São válidos todos eles e isto naturalmente provoca muita satisfação nas pessoas que são honradas com os convites.

Não é natural alguém convidar um inimigo para participar de sua festa. Também não é habitual enviar um convite para um estranho. O comum é querer ter em sua festa aquela pessoa amada, amiga e obviamente conhecida, sendo alguém que você mantém diretamente ou indiretamente algum tipo de relacionamento. Deste modo, a grande maioria fica de fora, por não preencher os requisitos estipulados pelo dono da festa.

Em contra partida, o Senhor Jesus tem insistentemente distribuído convites a todos, sem ter o cuidado de escolher os “merecedores” para estar com Ele desfrutando dos ricos benefícios. Pedro afirma esta verdade em Atos: “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas”(At 10:34). Afinal, qual é o propósito da persistência de Jesus? Vejamos:

Primeiro. Jesus, sendo Deus, entre muitos atributos, goza do privilégio da onisciência. Nada fica encoberto diante de seus olhos. Sendo assim, Ele conhece os obstáculos que o homem enfrenta na trajetória da vida. Uma das dificuldades é caracterizada pelo cansaço. Não é fadiga causada por trabalho físico ou por exercício com a finalidade de manter a forma física. Ao contrário, Jesus se refere a algo doentio e nocivo, que tem afetado a alma das pessoas de um modo geral, até mesmo os cristãos desatentos.

E em segundo, Jesus também entende sobre opressão. Não menos mal que o cansaço, a opressão, ferramenta do diabo, tem provocado danos nas pessoas despreparadas e desavisadas. O dicionário define bem o termo “opressão”, veja: “Ato ou efeito de oprimir”, “Estado de quem ou daquilo que se acha oprimido”, “Abatimento de forças”, “Tirania exercida contra outrem”, “Dificuldade de respirar”, “sufocação”, etc.

Diante de tudo, graças a Deus que oferece gratuitamente o remédio eficaz para reverter o quadro que tem atemorizado e aprisionado muitas pessoas. O medicamento empregado com o fim de inativar a ação do veneno aplicado por Satanás se chama Jesus. Ele, o Senhor Jesus, disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”(Mateus 11: 28-30).

A decisão é somente sua. Você pode e deve tomar a decisão sábia. Lembre-se, o convite de Jesus é irresistível. Ele espera por você ainda hoje, de preferência agora, onde você está neste momento. Ore a Ele e diga com alegria em seus lábios: Sim Senhor Deus, eu aceito o convite de estar contigo e quero desfrutar da salvação e dos livramentos que só o Senhor oferece através de Jesus Cristo. Em nome de Jesus, amém!

 
__________________Plínio Cavalheiro.

quarta-feira, novembro 21, 2012

COMO LIDAR COM INFORMAÇÃO!



Jesus, por conta de sua popularidade e conhecimento sempre foi alvo de questionamento. “E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?” – (Mateus 19:16).

O jovem, a Bíblia não cita seu nome, embora evidenciar viver uma vida de retidão aos olhos da sociedade, e gozar de uma posição financeira privilegiada, sentia um vazio dentro de sua alma, semelhante a milhões de pessoas neste universo. Sua mente buscava resposta e solução para um dos maiores problemas que afligem a humanidade, que se chama “vida eterna”, ou “vida após a morte”.

Por conta, talvez, de seu status cultural e principalmente financeiro, o rapaz que interpelou Jesus diz: “que bem farei para conseguir a vida eterna?”. Para ele não seria difícil abrir mão de uma pequena parte de sua fortuna para investir em algo que resultaria em grande dividendo – “Vida Eterna”. Os judeus que viviam no tempo de Jesus confiavam que a realização de algo honrado podia afiançar a vida eterna.

A tônica de João através de seu ministério e escritas é que Jesus Cristo veio para oferecer – “Vida Eterna”. Jesus, apesar de conferir ao homem a salvação eterna, livrando-o da perdição, veio também para oferecer vida no sentido literal da palavra conforme declaração de João das palavra de Jesus: “eu (Jesus), vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” – (João 10:10b).

Por que a ênfase do apóstolo João, focando Cristo como meio de Vida? Porque pela ação do pecado o homem perdeu o direito à vida eterna e só consegue reverter esta situação por meio de Cristo. A Bíblia diz: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” – (Romanos 6:23).

Na posição de pecador, sem arrependimento, sem Cristo e sem perdão, o homem está fadado, quando muito viver até aos 80, 90 ou 100 anos, levando em conta a expectativa de vida neste tempo de avanço tecnológico. Após isto, inevitavelmente ele terá que enfrentar a morte física.

O jovem que procurou Jesus, ao contrário de muitos que nesta idade não se preocupam com este “pequeno” detalhe e aproveitam para “gozar” os dias de jovialidade, completamente distante da vontade de Deus, procurou Jesus para tirar suas dúvidas. Ele, muito respeitoso diz: “Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?”.

O homem jovem estava diante da Vida e não percebeu este fato que poderia mudar o curso de sua história. Para ele a solução viria da boca do Mestre que lhe entregaria uma simples receita com anotações daquilo que ele teria que fazer para alcançar a vida eterna. Contudo, o rapaz foi surpreendido por Jesus com uma resposta que o entristeceu.

O verso 22 do mesmo capítulo diz que o jovem ouvindo as palavras de Jesus retirou-se triste. Por que a tristeza repentinamente tomou conta de seu coração? Vamos conferir na Bíblia: “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me” – (Mateus 19:21).

Se você parar para pensar a razão provável de Jesus ter pedido ao jovem zerar sua conta bancária, talvez você chegue a seguinte conclusão: Jesus após ouvir a confissão do moço, declarando que cumpria os mandamentos, principalmente ressaltando o ponto – “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”, resolve testá-lo na prática. Sua resistência diante do comando de Jesus traiu sua alegação. Ele atestou ser pecador, carente de perdão e salvação através de Cristo Jesus.

O que fazer com uma informação? Vai depender de cada um! Todos os homens indistintamente foram criados por Deus e carregam dentro de si algo que se identifica como – “Livre-arbítrio”.  Por ele, as decisões seguramente contribuirão para o bem ou para mal. É uma questão de semeadura conforme palavras de Paulo: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna” – (Gálatas 6:7-8).

A vontade de Deus nem sempre coincide com as decisões do indivíduo e isto é lamentável. Uma coisa é a vontade de Deus que e boa, agradável, e perfeita (Romanos 12:2), e outra é a vontade do homem que nem sempre segue este padrão de qualidade. O homem tem uma natureza pecaminosa que o leva a cometer pecados. O próprio apóstolo Paulo disse: “Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim” – (Romanos 7:15,17).

Então, qual é a vontade de Deus para com todos os homens? Confira em sua Bíblia: “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos” - (I João 4:9); “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” - (João 3:17); “Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. (João 6:33).

Entretanto, para que de fato isso aconteça o homem necessita se arrepender dos pecados, confessá-los a Deus e buscar o perdão através de Jesus Cristo. É preciso saber lidar com as informações anotadas nas Sagradas Escrituras. Não faça como aquele homem que procurou Jesus para esclarecimento, chamando-o de bom Mestre e saiu de mãos vazias por opção própria. Saiba lidar com os ensinamentos de Cristo Jesus.
Diga sim a Ele e viva para sempre!




___________________Plínio Cavalheiro.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...