terça-feira, janeiro 25, 2011

OLHOS, OUVIDOS E PROTEÇÃO!

OLHOS, OUVIDOS E PROTEÇÃO!
(Aprendendo do Rei com o rei Davi)

“Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor” – (Salmo 34:15).

Uma criança se sente segura quando percebe que está sendo observada pelo pai. Não importa se ela está rodeada de uma multidão de pessoas, o mais importante é saber que os olhos de alguém muito especial estão voltados para ela. Se algo sair errado, pensa ela, imediatamente o pai virá em seu socorro para solucionar o problema.

O Salmista passa esta mesma ideia aos filhos de Deus. Quando Davi faz referência aos justos, ele está se referindo àqueles que passaram pela experiência de justificação. “Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado” – (Gálatas 2:16).

Ao passar por este único caminho, pelo qual o homem é justificado, ele adquire o privilégio de receber uma nova e definitiva identidade, onde consta o nome de Deus como Pai. A Bíblia diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” – (João 1:12).

Diante deste fato o homem principia uma rota de bênçãos especiais destinadas aos filhos. Uma delas é a certeza que os olhos do Pai repousam sobre ele ininterruptamente, e nada, absolutamente nada passa despercebido da sua visão. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais!... (Lucas 12:7a), assim diz a Palavra de Deus.

Quando lemos o texto de Salmo trinta e quatro, versículo quinze, ficamos cheios de conforto e segurança por saber que os olhos do Pai estão voltados para seus filhos continuamente, acompanhando cada procedimento e proporcionando os devidos livramentos e proteção. Creia! “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra – (Salmo 34:7). Por isso, em meio às circunstâncias de adversidades não devemos permitir que a incerteza ocupe nosso coração.

Outra bênção que está disponível aos justos encontra-se na última parte do verso - “e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor”. Muitas vezes o cristão deixa de vencer uma batalha, aparentemente insignificante, porque não clama por ajuda. Prefere lutar com seus braços, tentando provar inutilmente que é capaz de superar os obstáculos sem ajuda do Pai. Deus diz: “Clame por mim que eu lhe responderei, anunciando coisas grandiosas e sublimes, que você não conhece” – (Jeremias 33:3). Resistir a soberba é o caminho para uma vida abençoada! “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16:18).

Aproveite este momento e fale com o Pai em oração. Abra seu coração diante do trono e confesse a Ele suas dificuldades. Diga a Ele que você é filho e depende dEle para te ajudar e socorrer nas necessidades. Qual é seu maior problema neste momento? Clama, clama, clama! “E os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor”.



Minha oração: “O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz” – (Números 6:24-26).

 
____________Capelão -  Plínio Cavalheiro.

4 comentários:

Josué N.S.Dias - Pernambuco disse...

Irmão Plinio na graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo.
Espero que todos os seus encontrem-se bem e gozando de boa saúde, assim como os meus estão, com a graça de nosso Pai Celestial.

Estava eu mais uma vez em seu blog pesquisando algo para uma de minhas aulas sobre "Fazer o Bem", e encontrei um texto muito condizente com o que eu precisava. É o anterior a este último o qual voce publicou "Olhos e Proteção", muito bom também e de gosto para mim.
Apreciei o texto e tirei algumas informações das quais passarei aos meus alunos queridos na EBD.

Achei muito interessante que você relembrou história de sua família falando de suas 3 filhas, neste texto anterior o qual estou a dizer e gostei muito do texto e dizeres e também do comentário de uma delas sobre você e o texto. Isto só mostra-me quão verdade estão nas suas escritas.

Agradeço-te novamente por ter mais esse campo de pesquisa e poder aperfeiçoar-me em meus estudos. E um abraço fraternal a Elisa, a filha que li sobre o comentário em seu texto. Parabéns Elisa seu pai deve estar orgulhoso de ti, pois mostrou-nos seu infinito amor a eles e a veracidade.

Um grande abraço fraternal a voce irmão e sua esposa e família.
Do amigo e irmão em Cristo,

Josué Natanael S.Dias
Pernambuco

Plínio para Josué disse...

Oi Josué.

Shalom.

É excelente receber seus recados e perceber que você está prestigiando meu blog. É bom também saber que o blog está contribuindo em parte para ajudá-lo na EBD.

Sempre que posso dou ênfase à família. Como já disse em um de meus textos: “Contudo, a família é a célula mater da sociedade. A Bíblia cita o seguinte em João 10:10a: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir...”. Penso, com base nos acontecimentos que, a mira do ladrão está focada na família. Existe um ódio muito amplo no coração do diabo para com a família. Ele (o diabo) sabe que o pano de fundo das grandes tragédias é a dissonância familiar”. Amém?

Meus sinceros agradecimentos pelas palavras postadas no blog.Desejo as mais preciosas bênçãos do Senhor sobre sua vida.

Até a próxima. Abraços e um ótimo final de semana.

Plínio.

Márcio Costa - Pernambuco disse...

Na graça e paz irmão Plinio.
Meu nome é Márcio Costa e sou de Pernambuco, aluno do irmão Josué da EBD, e ele nos passou o endereço de seu blog, para os que pudessem entrar e ler seus textos, porque ele tem gostado muito. Ele ministrou a pregação a dois domingos e falou muito sobre o texto usado em seu esboço ser do irmão e que recomendava este blog aos irmãos da igreja. Gostei e ele estava correto nas informações. O blog é muito edificante e instrutivo aos que tem sede da palavra de Deus e de aprender sobre nosso grande Mestre. Parabéns e que Deus ilumine sempre seu caminho e seus dizeres.

Fique na paz de nosso senhor Jesus Cristo e agradeço por esse espaço.
Abraço em Cristo ao senhor e a sua família.

Márcio Costa
Pernambuco

Plínio para Márcio disse...

Prezado irmão Márcio.

Seja bem-vindo em meu blog. Você está de parabéns por ter um professor tão dedicado como o Josué. Percebo que ele é um homem de Deus e que veste a camisa do cristianismo.

Obrigado por se interessar em entrar no blog e por ter postado um recado com palavras incentivadoras.

Deus te abençoe ricamente.

Ótimo final de semana e abraços ao Prof. Josué.

Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...