sexta-feira, janeiro 21, 2011

APARTA-TE DO MAL

APARTA-TE DO MAL

 (Aprendendo com o rei Davi)


Aparta-te do mal.


“Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la” - [Salmo 34:14].




Deus ambiciona que os ensinamentos contidos na Bíblia direcionem você a uma intimidade pessoal com Ele, porém, não pode fazê-lo se você não meditar em Sua palavra, preferencialmente todos os dias.

Palavra de Deus
Mais do que nunca, temos necessidade de ler, estudar e praticar os preceitos inseridos nas Escrituras Sagradas, para que as promessas do Senhor se evidenciem em nós. É bom ressaltar que o verso quatorze deste Salmo apresenta quatro comandos

1.”Distanciar do mal”. Você talvez tenha feito essa pergunta a si mesmo, ou tenha tentado responder para outra pessoa: “O que é mal?” Quem sabe, por comodidade ou por falta de conhecimento alguém sintetizaria sua resposta da seguinte forma: “Mal é a ausência do bem”. Você se daria por satisfeito com esta resposta?

Isto me faz lembrar minhas filhas Emília, Elena e Elisa quando pequenas. Quando dizia a elas, por exemplo: “Filhas, não façam isso”. Imediatamente, a maioria das vezes, elas rebatiam o comando com uma pergunta: “Por quê?” Para testá-las, eu respondia: “Porque não”. Enfáticas elas diziam: “Porque não, não é resposta”.
Caminho dos pecadores

O Senhor, em nenhum momento sonegou informações ao seu povo e nem passou comandos confusos e desnecessários. Para tudo existia e continua valendo para os nossos dias uma razão para cada orientação. Um texto que exemplifica esta situação encontra-se no Salmo primeiro: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” –(Salmo 1:1). Neste texto o Senhor diz a razão das indicações de não andar, não se deter e nem se assentar com certos tipos de pessoas. Veja o início da conversa: “Para ser muito feliz que passa ser o prêmio da obediência”.


Boa ação

2. Praticar o que é bom”. Muitos cristãos inadvertidamente estão fracionando o verso e priorizando somente a primeira parte, se esquecendo da importância que há na totalidade, onde o povo de Deus é conclamado a fazer o que é bom. O maior bem que está ao alcance do cristão não é outro senão a proclamação de Jesus Cristo àqueles que estão caminhando para a perdição eterna sem esperança e sem salvação. O apóstolo Tiago escreve e adverte aos negligentes: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” – (Tiago 4:17).

Jesus é Nossa Paz
3. Procurar a paz”. Onde seguramente o homem poderá encontrar algo tão precioso sugerido pelo salmista? Como identificar a verdadeira paz? O autor do Salmo 119 expõe uma informação útil àqueles que estão em busca da paz – Amor pelo Senhor e Sua Lei. “Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço” – (Salmo 119:165). Esta lei não deve ser confundida com qualquer preceito legal, que por vezes é elaborado por homens egocêntricos e injustos. O termo hebraico é torah, que significa, principalmente “instrução” ou “ensino”, equivalendo à vontade de Deus sendo cumprida através do comportamento diário. Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” – (João 14:27). Jesus coloca sua paz em um nível de excelência, e não deixa de alertar sobre o perigo de confiar e depender da paz transitória oferecida pelo mundo. O mundo tem um maravilhoso discurso sobre a paz, porém, não é isto que se nota na prática.

4. Empenhar-se por alcançá-la”. Por fim notamos uma palavra de ordem que deve escoltar o cristão em sua trajetória ministerial – “perseverança”. Com o avanço da tecnologia, e a construção de equipamentos cada vez mais poderosos e eficientes, o que se tem apurado nas últimas décadas é uma priorização em instrumentos velozes que oferecem respostas imediatas aos anseios do homem. A mente humana está se amoldando à rapidez.

Excedendo limites!
Não há como negar, que muitas das descobertas científicas têm contribuído positivamente, favorecendo a população. Contudo, não podemos aceitar que o cristão queira que as coisas relacionadas com o reino de Deus aconteçam necessariamente da mesma forma. Ou seja, pego meu controle remoto, conecto o “botão” que me liga a Deus e instantaneamente tenho todas as respostas para os meus questionamentos. Todavia, se não funcionar, eu troco a “máquina” por outra mais hábil. Cristão não perseverante pede hoje e exige a resposta para ontem, caso contrário ele ameaça apostatar da fé ou mudar de igreja.

“Procura a paz e empenha-te por alcançá-la”, e quando tiver alcançado, compartilhe com as multidões que estão em meio a uma guerra pertinaz, matando e morrendo sem Deus e sem salvação. Lembrando que, o cristão é um pacificador usado como órgão de Deus para levar a reconciliação entre o homem pecador e Deus Santo, através de Jesus Cristo.

Comunicação perfeita!
Diga ao Senhor Deus neste dia: “Amado Senhor, capacita-me para que eu tenha uma visão e desejo para apartar-me do mal e empenhar-me para buscar a paz que é oferecida através de Cristo. Desejo ainda que o Senhor me use poderosamente como instrumento para abençoar muitas vidas que ainda não estão desfrutando da paz que é oferecida por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Minha oração: “O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz” – (Números 6:24-26).

______________Capelão - Plínio Cavalheiro.

6 comentários:

ELISA disse...

Olá "Seu Plínio"...
Gostei muito do seu texto "Aparta-te do Mal" e realmente concordo com suas palavras.
Achei muito interessante sua história em relação a suas tres filhas, Emília, Elena e Elisa quanto a dizer "Não porque não" e ter a indagação delas que...
"...Não, não é resposta"....
É isso mesmo. Não, não é resposta.

E isto me remeteu a minha infância, pois meu Paizinho tbm testava a mim e as minhas irmãzinhas com a famosa frase...
..."Não, porque não".
E claro que não gostávamos e queríamos saber o por que do NÃO!
E diga de passagem, sempre achávamos que não merecíamos aquele não. Acho que todos são assim, só queremos o SIM!!!!
Rsrsrsrs.

Sabe por que me remeteu a infância esse texto e esta sua experiência?
.... Porque o senhor é o meu Paizinho, e sou uma das três citadas no seu texto.
E como sou sua fã, estou aqui deixando meu comentário e "assino" embaixo de suas palavras.

Parabéns mais uma vez pelo seu blog e trabalho de evangelização.

E ainda bem que não precisa mais nos "testar" com o "Não, porque não".
Agora que crescemos... Indagaremos mais ainda, não é mesmo? Rsrsrs
Valeu por tudo. E agradeço a criação minha e de minhas irmãs pelo senhor, junto com minha Mãezinha Claudete.

TE AMOOOOOOOOOOOO PAIZINHO QUERIDO E AMO MUITO MINHA MÃEZINHA TAMBÉM!
Vocês são e sempre serão especiais em minha vida!

Beijos 1000 com amor e carinho da filha "citada" no texto....
Uma das três Marias.... a caçula,

ELISA

De pai para filha disse...

Olá filha querida Elisa.

Desculpe-me por não ter respondido antes.

Agradeço a Deus por você ser minha filha repleta de amor e carinho.

Sou grato também por suas palavras postadas neste blog. É gratificante contar com o apoio das pessoas e principalmente de nossos entes queridos.

O tempo passou e felizmente hoje não precisamos mais fazer testes como fazíamos no passado. O tempo nos ensina muitas coisas e através dele crescemos em todos os aspectos. Graças a Deus por isso e por tudo mais de bom que desfrutamos dentro de nossa família.

Te amo da mesma forma e desejo as bênçãos do Senhor sobre você e seu lar.

Muitos beijos e abraços – Seu pai.

andre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
andre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
andre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
andre disse...

Em 2019 li todo texto e quero desejar parabéns e que a Paz de Deus e Cristo esteja Sempre Com Todos Nóz !!! Para Sempre e AMÉM:)

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...