quinta-feira, janeiro 13, 2011

FAMÍLIA, Célula Mater da sociedade?

FAMÍLIA, Célula Mater da Sociedade?

Para cada efetivação de projeto existem fundamentos que servirão para protegê-lo contra os impactos que inevitavelmente surgirão durante sua vida útil.

Não há sucesso sem base ou se ocasionalmente ocorrer, ele está fadado a se dissolver. Haja vista, os números descomedidos de falências anunciados diariamente pelos veículos encarregados por esta área. A pressa irrefletida e ausência de planejamento resultam em bancarrota a curto e médio prazo que por sua vez redunda em prejuízo para a sociedade de modo geral.

Quando buscamos(1) a definição de “sociedade” encontramos o seguinte: “Em Sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade”. Digamos em síntese que cada parte desta estrutura representa uma célula.

Contudo, a família é a célula mater da sociedade. A Bíblia cita em João 10:10a: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir...”. Penso, com base nos acontecimentos que, a mira do ladrão está focada na família. Existe um ódio muito amplo no caráter do diabo para com a família. Ele (o diabo) sabe que o pano de fundo das grandes tragédias é a dissonância familiar. 

Do ponto de vista prático, percebe-se que o homem está se acomodando a uma inversão de valores na escala de prioridades. Ao invés de colocar a família encabeçando a lista, ele a coloca em segundo ou terceiro plano facilitando desta forma a ação do ladrão roubador, matador e destruidor. 

Tudo que Deus fez foi e continua sendo maravilhoso. Não se encontra deformidade nos projetos realizados por Deus. Não é sem propósito que Deus criou a família antes mesmo de criar a igreja. Confira em sua Bíblia: “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele” – (Gênesis 2:18). Contudo, o próprio homem corrompe a criação se desviando dos propósitos abençoados do criador e, por conseguinte, acarreta sobre si as maldições inevitáveis de seus atos desvairados. Menosprezar a família é afronta ao criador. 

Um dos melhores investimentos, para não dizer o melhor, em se tratando de projetos finitos, é a “FAMÍLIA”. Quem garante os dividendos sem sombras de dúvidas é àquele que possuí o atributo dentre tantos que se chama “ONIPOTÊNCIA”. Este por sua vez diz: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” – (Gálatas 6:7). 

Quando o ser humano semeia a boa semente extraída dos ricos ensinos da Palavra de Deus em sua família, certamente ele colherá frutos inigualáveis de gozo e exultação para ele, sua casa e para a sociedade. Amém?
 
 (1)Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


______________Capelão Plínio.


6 comentários:

Lorena C.Neves - São Paulo/SP disse...

Olá...
Sempre gosto de acompanhar seu blog Plínio. E gostei do texto sobre a família.
Realmente pra mim, a família é nosso "PORTO SEGURO". Sem ela, não somos ninguém.

Acho que o mundo estaria melhor, se todos dessem mais importância e respeitassem mais as famílias as quais pertencem.
Deus institui a família e os lares, por isso é bom. Tudo que Deus criou é bom e sábio, está na Bíblia, e Deus JAMAIS erra. JAMAIS!!!! NUNCA!!!

A falta de Deus no coração e o não apego e respeito a família podem ser as causas de tantas tragédias que vemos por aí.
Filhos matam pais, pais matam, estupram filhos, mães jogam filhos recém nascidos fora, e tanta coisa ruim.
Infelizmente.

Infelizmente mesmo.... Tudo isto está na Bíblia também, e mostra que o fim do mundo não está muito longe.
Por isso, devemos respeitar mais nossos parentes queridos. E acima de tudo...
DEUS NO CORAÇÃO!

Parabéns Plínio pelo belíssimo texto e por enfatizar o nosso bem maior...
A FAMÍLIA!!!!Parabéns mesmo, com certeza sua família está orgulhosa e feliz por você pensar assim com amor a respeito da família.

Um grande abraço e beijo com carinho e continuo sempre acompanhando e lendo todos os textos.

Lorena C. Neves
São Paulo - SP

Pedro Maciel Duarte- Limeira-SP disse...

Bom final de semana irmão Plinio, que a graça de nosso Senhor esteja com o senhor e sua preciosa família. Muito instrutivo o texto da família, pois ela é muito importante para o nosso alicerce e crescimento.

Abraço fraternal a todos,
Pedro Maciel Duarte
Limeira-SP

Josué N. S. Dias - Pernambuco disse...

Irmão Plinio na graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo.
Espero que todos os seus encontrem-se bem e gozando de boa saúde, assim como os meus.
Achei de grande importancia o texto sobre a "FAMÍLIA, CÉLULA MATER NA SOCIEDADE?", pois fui convidado a ministrar em minha igreja neste domingo e pesquisando encontrei em seu blog preciosas informações. Como já lhe falei em outros textos sou professor da EBD), se permitir-me, usarei alguns trechos na ministração de domingo (claro que com seu nome como fonte pesquisa e meu irmão em Cristo).
Agradeço-te pelas informações e pelo seu desempenho em falar de Deus, nosso Mestre e Salvador e também sempre lembro de voce em minhas orações e seu ministério.


Um grande abraço fraternal a voce e sua esposa e família.
Do amigo e irmão em Cristo,

Josué Natanael S.Dias
Pernambuco

Para Josué: disse...

Prezado irmão e amigo Josué.

Sou grato por mais esta postagem.

Tenho a impressão que é o apóstolo Paulo escrevendo.

Parabéns por ministrar em sua igreja na EBD. Sinta-se à vontade para usar os textos em suas aulas. Para mim, isto é motivo de regozijo.

Deus continue te abençoando e te usando como canal de bênção para alcançar muitas vidas para o reino.
Abraços e tenha um ótimo final de semana.

Irmão Plínio.

Luiz Maurício - Porto Alegre disse...

Boa Noite Plinio, gostei e aprovei seu texto sobre a família. Um amigo meu passou o endeço do seu blog e me interessei. Sempre gosto de estudar a palavra de Deus, até para saber como andam as coisas nesse mundo, onde, infelizmente, hoje há tantas pessoas que enganam o povo com charlatanismo e "lavagem cerebral".
Graças a Deus, pude ver que esse blog é sério e fala mesmo do verdadeiro DEUS, e mais interessante, sem ressaltar igrejas ou religiões, apenas DEUS, porque ELE é a grande importância e o asssunto que devemos divulgar.
Desculpa de "invadir" seu blog com meu comentário e o meu pensamento.
Mas realmente este é o meu pensamento e percebi que "pensamos iguais, ou pelo menos parecido", e estou te elogiando e elogiando seus textos.
Parabéns e também gosto de escrever sobre a Bíblia e a palavra de Deus, e pensamentos meus, pode ser que um dia, se me permitir, te mando alguns. Caso haja seu interesse em ler também, é claro.
Boas escritas e Deus continue no "comando", usado pessoas como você para falar dEle de maneira correta e pura, como você está fazendo.

Abraço e até breve,
Luiz Maurício
Porto Alegre

Plínio para o Luiz Maurício disse...

Olá Luiz Maurício.

Bom dia nesse início de semana.

É sempre bom receber palavras como estas que você postou em meu singelo blog. São escritas assim que nos estimulam a dar sequência a este ministério de divulgar a Poderosa e Maravilhosa Palavra de nosso Deus, e o faço com alegria.

Faço minhas as palavra do apóstolo Paulo: “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada” – (I coríntios 9:16,17).

Quanto aos seus textos, vai ser um prazer recebê-los e examiná-los . Favor enviá-los.

Abraços e ótima semana – Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...