sábado, janeiro 08, 2011

OUVIDOS, PORTAS PARA O APRENDIZADO!

OUVIDOS, PORTAS PARA O APRENDIZADO!
(Aprendendo com o rei Davi)

“Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor”
[Salmo 34:11]

Vivemos em uma época onde a sociedade estimula o homem a produzir mais. O sistema inteiro se movimenta com rapidez, exigindo cada vez mais equipamentos modernos para alcançar as metas. Entretanto, nunca se ouviu falar tanto sobre “Stresse” como se ouve nos dias de hoje. O stresse quando atinge limites acima do normal, ocasiona doenças psicossomáticas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o stresse patológico é considerado uma “epidemia do século”. Nove em cada dez habitantes do planeta se tornaram suas vítimas e já sentiram ou estão sentindo na pele os efeitos desta “discreta” doença.

Até mesmo no aspecto espiritual há de se manifestar sintomas de desgastes quando deixamos de cuidar periodicamente da saúde física. Assim diz o Senhor: “Vinde filhos, e escutai-me”. Pare de correr, principalmente em direção contrária, que te afasta cada vez mais do alvo que Deus estabeleceu para sua vida. “Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos” – (Romanos 8:32). “Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada” – (Provérbios 8:32).

Em uma disputa de Basquete (por exemplo), quando a equipe potencialmente está próxima da derrota, mesmo se esforçando o máximo, o técnico usa dos direitos conferidos pelo regulamento para paralisar a partida e chamar os jogadores para uma conversa íntima. Nestes poucos segundos, o líder mostra onde o time está errando e o que fazer para reverter o placar. O interessante disso tudo, é notar que o técnico não entra na quadra para jogar. O papel dele é dar as coordenadas, e cabe aos jogadores obedecer com precisão os comandos para alcançar um resultado satisfatório.

Por vezes, estamos correndo tanto, “suando a camisa”, e não estamos vendo resultado aceitável de nosso trabalho. Ao contrário, o adversário está visivelmente na dianteira e contando com a nossa derrota, mesmo sabendo que o “jogo” ainda não terminou. O que fazer, quando isto é uma realidade diante de nós? A solução está na Palavra de Deus.

O verso onze diz: “Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei.”. Por vezes o Senhor (“Técnico”) pede um tempo para falar com seus filhos (“equipe”), planejando instruir, repreender, ajustar para que a situação de derrota sofra transformação radical e o adversário se frustre em suas tramas diabólicas.

Em nosso dia-a-dia, se não tomarmos cuidado, cada vez mais estaremos nos distanciando dos conselhos que Deus quer nos dar através do Espírito Santo. Assim sendo, tenha os devidos cuidados para priorizar a voz do Senhor e sobre tudo obedecer aos seus comandos para ter uma vida plena, de vitória e cheia de bênçãos. “O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte”. “Melhor é o pouco, havendo o temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação” – (Provérbios 14:27; 15:16).

Você já parou hoje para ouvir as orientações do Grande e Poderoso Técnico? Ele está dizendo: “Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor”.





______________Capelão - Plínio Cavalheiro

4 comentários:

Lídia M. Souza - São Paulo/SP disse...

Realmente a correria do dia a dia nos transforma em verdadeiras "máquinas humanas" e devemos cumprir com nossas obrigações em tempos absurdos que nos é imposto. E o stress está aí a nossa porta, prontinho para atacar, mas infelizmente, no mundo profissional, se não nos dedicarmos totalmente e um pouco mais, estamos na rua e logo somos substituídos por outro. Uma pena, mas esta é a nossa realidade, acho que por isso, corremos tanto e tentamos fazer nossos dias serem mais longos e conseguir alcançar todas as metas ou pelo menos chegar perto de conseguir.
Mas a verdade é que NÃO PODEMOS E NEM DEVEMOS ESQUECER de DEUS E DE OUVI-LO, em nenhuma hipótese, seja pelo trabalho, correria ou o que for. ELE é o nosso ser surpremo e nos dá a força e saúde para conseguirmos trabalhar e conseguir nossas metas, se ELE não estiver no controle, de nada adianta nossa correria, não acha Plinio?
É verdade seu texto, concordo, e sempre que acordo, entrego meu dia nas mãos de DEUS e sei que será mais um dia duro pela frente, mas com a ajuda DELE acredito que conseguirei enfrentar melhor. Já tive stress e se DEUS quiser, não terei mais. Não me levou a nada, apenas dias de licença e ainda por cima, quase fui despedida, como pode né? Tem gente tão sem coração que só pensa em lucros e dinheiro.
Agora, Deus está no meu comando, não digo que não parei com o corre corre, nem dá. Mas pelo menos, peço orientação a ELE e procuro sempre que tenho um tempinho durante o dia ler um pouco da palavra de Deus, tenho um livrinho pequeno que levo na bolsa. Me dá força e ânimo para continuar meu dia.
Muito bonito e inteligente seu blog. Parabéns. Vou procurar sempre entrar e ler as mensagens. Quando o tempo me deixar. (risos). Este é o meu dia, fazer o que não é mesmo?
Obrigada pelas belas palavras.
Abraço e bom trabalho.

Lídia M. Souza
São Paulo - Capital

TRIO DE SAMPA / CAPITAL disse...

Sr. Plinio,

Desejemos uma semana abençoada ao senhor, a sua esposa e famílía.
Sempre acompanhamos seu blog e gostamos muito do que nele o senhor tem escrito.
Parabéns.

Em um mundo onde só se vê gente correndo de lá pra cá e pensando nos seus próprios interesses, é bom saber que existe um blog como este para nos orientar e falar da palavra do nosso grande e ÚNICO DEUS!

Obrigada e continuaremos sempre lendo e te acompanhado nesta "jornada".
Parabéns....
Já nos conquistou pra sempre, conte conosco.

Fica com Deus.
Beijos e Abraços dos fãs e amigos,

TRIO DE SAMPA
Capital

Paulo Roberto-São Sebastião-SP disse...

Gostei do texto.
E realmente se formos ver bem, diz um ditado que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, para ouvir mais do que falar.
Então este tema tem tudo haver com isso "Ouvidos... Portas para o aprendizado".
Se todos nós aprendessemos a ouvir mais e "falar menos", talvez pudessemos aprender muito mais.

Achei interessante o tema e sempre te acompanho no blog. Também tenho blog e gosto muito de estar no computador descobrindo coisas novas. Foi uma ótima descoberta este blog. Gostei muito e pretendo sempre ler as mensagens postadas.
Abraço

Paulo Roberto
São Sebastião-SP

LISA, BRUNO e KIPPY disse...

Mãe.. Sogra... e Vovó...
CLAUDETE... (esposa do Plínio),

Hoje é seu aniversário e desejamos as ricas bençãos de DEUS sobre sua vida e que todos seus propósitos se concretizem.
A senhora é uma pessoa MARAVILHOSA e merece o melhor que a vida tem a te oferecer.

Muita SAÚDE... PAZ.... MUUIIIIITAAAAASSSSSSS ALEGRIAS.... FAMÍLIA REUNÍDA.... e tudo que seja para te deixar feliz.
Gostamos e queremos te ver sorrindo sempre e muuuitooooooooo.
A ALEGRIA CONTAGIA AS PESSOAS A NOSSA VOLTA!

FELIZ ANIVERSÁRIO e muuitoooosssss anos de vida, ao nosso lado e com muita comemoração e SÓ ALEGRIA!!!!
P.A.R.A.B.É.N.S....
TE AMAMOS MUITÃO.
Beijos 1000 com amor e carinho sempre,

LISA, BRUNO & KIPPY
SALVE 11 de JANEIRO de 2011

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...