segunda-feira, janeiro 17, 2011

POTENCIALIDADE DA PALAVRA

POTENCIALIDADE DA PALAVRA
(Aprendendo com o rei Davi)


“Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente”.
[Salmo 34:13]


Davi tinha pleno conhecimento da potencialidade da palavra, e para prevenir-se contra resultados devastadores que ela poderia causar, pediu a Deus um favor: “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” – (Salmo 141:3).

As palavras têm potencial de levantar ou arrasar pessoas. Uma frase pode ser responsável para entusiasmar, alegrar, motivar, esclarecer, ensinar, elogiar e uma infinidade de outros benefícios. Contudo, a língua quando não refreada ocasiona caos, muitos deles irreversíveis.

Tiago escreve sobre a potencialidade que há em um órgão tão pequeno, chegando a comparar a língua com uma fagulha, que por sua vez tem capacidade para destruir uma grande floresta. “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno” – (Tiago 3:6).

Tenho aprendido sobre o perigo que há em deixar satanás pescar na alma. Quando o “pescador” consegue lançar e fisgar seu anzol no interior do cristão, ele sabe que o caminho vai estar aberto para consequências desastrosas.

Um dos sintomas para se comprovar que o diabo pescou na alma trazendo contaminação ao corpo inteiro é a palavra. Lucas explica com muita clareza esta verdade: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração” – (Lucas 6:45).

Refrear tem um significado de conter (principalmente o cavalo), com freio, obrigando-o a obedecer (pela dor), os comandos de seu adestrador. Quanto mais rápido se obedece, menos se sofre.

“Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente”. Davi está recomendando que o servo (cristão autêntico), deve aceitar a prática do freio em sua boca como ferramenta preventiva contra o mal das palavras malditas.

Convido você a fazer das palavras de Davi sua fala neste momento. Diga assim: “Senhor Deus, desejo que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu! Senhor Deus, desejo que a minha oração suba perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios“ – (Salmo 141:2,3). Amém?


___________Capelão - Plínio Cavalheiro.

4 comentários:

Lúcia Francisco - Minas Gerais disse...

Plinio, concordo em tudo q disse sobre a língua ser um membro muito perigo de nosso corpo. Tão pequena e tão nociva. Podemos mesmo destruir uma pessoa apenas com palavras ou caluniá-la aos outros e tbm destruí-las através da nossa língua.
Ela pode ferir, "matar", e servir como uma faca aos maldosos e destruidores.
Mas, por outro lado, graças a Deus, temos pessoas boas e q sabem usá-la de maneira adequada e correta. Elogiando aos outros, incentivando, colocando as pessoas pra cima, dando apoio, palavra amiga e infinitas coisas do bem.
Como por exemplo, o que vc está fazendo agora com seu blog. Usando das palavras (q poderiam estar sendo faladas, e devem ter sido já tbm) para levar o bem as pessoas.
Graças a Deus por isso, e que nossos corações possam estar cada vez mais cheios de coisas boas, pois como vc disse, a boca fala do que o coração está cheio. Tendo um coração lotado de bondade e amor, teremos muito amor para falar e demonstrar aos outros.
Lindo seu texto. Espero que entrem nos corações de todos q lerem. Será uma grande conquista. No meu entrou.
Obrigada. Deus te guie sempre.

Abraço

Lúcia Francisco
Minas Gerais

Josué N.S.Dias - Pernambuco disse...

Irmão Plinio na graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo.

Meu querido irmão, agradeço-te em responde-me o comentário que fiz no texto anterior e até comparando-me ao "Apostolo Paulo", que és uma honra seguir os passos dele, quem dera. Agradeço-te e me inspiro muito nele para escrever e dar minhas aulas.
A ministração de domingo, a qual usei um de seus textos para esboçar-me foi muito boa, para honra e glória de nosso Deus. Agradeço-te mais uma vez e quero que saibas que citei seu nome e falei sobre seu blog e para os irmãos entrarem e acompanharem também este belo trabalho de ministração do irmão.
O texto de hoje sobre "Pontecialidade da Palavra" é muito bom e com toda veracidade. Pois se não tomarmos os devidos cuidado com a nossa boca, nossa língua pode sim tornar-se um instrumento do mal e cortar e ferir como uma faca. Parabéns e penso de igual modo ao seu.
Meu querido, mais uma vez agradeço-te por tudo e obrigado pelo elogio.
Quero que saibas também que sempre leio todos seus textos, mas devido a correria do meu dia, nem sempre deixo meus comentários, por isso, saibas que todos que li até hoje gostei e sei que voce é um homem de Deus e veio ao mundo para espalhar essa Boa Nova do nosso Senhor. Amém por isso e louvo a Deus pela sua vida e de sua família.
Também posso dizer que te vejo como o Apóstolo Paulo, suas palavras são belas e sábias, como as dele.


Um grande abraço fraternal a voce, sua esposa e família.
Do amigo e irmão em Cristo,

Josué Natanael S.Dias
Pernambuco

LORENA C.NEVES - SÃO PAULO disse...

Olá Amigo Querido e Sábio...
Nós estamos aqui mais uma vez para dizer que gostamos do texto sobre o poder das palavras e de nossa língua.
Concondarmos com td. É isso mesmo.
Temos q ter cuidado com o q sai da boca, pq meus paizinhos sempre dizem, uma vez dito uma coisa, jamais volta. Por isso, é sensato pensar muito antes de dizer algo, principalmente se for uma ofensa ou na hora do nervoso.

Agora, se for uma palavra de encorajamento, alegria, gratidão, elogios e coisas bonitas e "floridas", nem devemos pensar muito, temos logo é que falar. Porque as palavras tem TANTO PODER, que podemos "levantar" uma pessoa de uma depressão, levantar a auto estima e tantas coisas boas podem e devem ser feitas para ajudar, não é mesmo?

Na mesma intensidade de poder destruir alguém com defamações, calúnias e outras coisas do mal, ela tem a intensidade de ajudar tbm.

Como diz um velho e lindo cântico:
(+ ou - isso)
... "Que as palavras da minha boca, sejam a meditação do meu coração, e sejam só em louvor a Ti...ó Senhor..."!

Bonito né? Eu gosto muito e lembro da minha infância que cantávamos muito cânticos em minha igreja. E este é bem propício ao tema. Por isso, me lembrei dele agora.

Que realmente essa seja uma verdade em nossas vidas... NOSSAS PALAVRAS SEJAM EM LOUVOR AO SENHOR E PARA O BEM DAS PESSOAS! Nunca usadas para ofende-las ou magoa-las. Isso seria muuuuiitooooo bom. Deus queira que um dia todos nós consigamos fazer isso. Amém!!!

Um grande beijo ao senhor e a sua esposa. Minha mãe (MARIA) está ao meu lado e manda abraços a vocês tbm, e manda dizer q sempre segue seu blog e gosta muito dos texto e medita sobre eles tbm.
Até a próxima e PARABÉNS Plínio!!!

LORENA C. NEVES
SÃO PAULO / SP

JOÃO LUIZ - LIMEIRA-SP disse...

GOSTEI MUITO DESTE TEMA SOBRE O PODER DE NOSSAS PALAVRAS. AH SE TODOS TIVESSEM A OPORTUNIDADE DE LER E SEGUIR ALGUMAS REGRINHAS BÁSICAS ANTES DE DIZER AS COISAS.
POR EXEMPLO... CONTAR ATÉ 3 JÁ SERIA UMA DELAS, DARIA UM POUCO MAIS DE TEMPO PARA TER CERTEZA SE QUER MESMO DIZER AQUILO. POIS A PALAVRA PROFERIDA, JAMAIS VOLTA, SE FOR PRO BEM... ÓTIMO, CASO CONTRÁRIO... É MUITO TRISTE PODE TRAZER CONSEQUENCIAS ATÉ MUITO GRAVE.
PARABÉNS POR SUAS PALAVRAS.

ABRAÇO,

JOÃO LUIZ
LIMEIRA/SP

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...