terça-feira, setembro 27, 2011

JESUS, A VERDADE!


A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abarcavam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores*.

Verdade não se limita tão somente a pensamentos desnudos direcionados ao eu que por sua vez abre seus ouvidos para ouvir atentamente os fatos sem omissões ou acréscimos de detalhes. Verdade deve caminhar junto do homem em cada pensamento, gesto ou palavra.

A autenticidade aumenta o préstimo do caráter que por sua vez atrai amizades sinceras. Conviver com alguém fidedigno é muito prazeroso devendo ser verdadeiro a recíproca.

A prática da verdade não deveria ser fator promocional para enaltecer o ser humano e sim algo natural como o ar que respiramos. Entretanto, levando em contas a escassez de elementos que perseguem este alvo, somos “obrigados” a elogiar os legítimos que se destacam no meio da multidão. Eu pergunto: “Quem são estes?”

Você e eu que temos uma identidade de cristão e cremos nas Escrituras Sagradas, em hipótese alguma deveríamos estar de fora desta estatística. Ser cristão é assumir o caráter de Jesus Cristo em toda forma de pensar e agir.

Jesus disse com toda transparência possível: “Eu sou o caminho, e a VERDADE e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” – (João 14:6). [A ênfase na palavra “verdade” é por conta do título deste texto. No original não consta desta forma]. Verdade tem tudo a ver com discipulado de Jesus Cristo.

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” – (João 8:31,32). A verdade em si mesma já é deleitável, mas, se referindo a Jesus, a verdade, ela fica fantástica.  

Lembro-me de ter lido em um livro o seguinte: “Um famoso escultor, desejando aperfeiçoar sua arte, costumava se perguntar diante de cada obra que fazia: “Como Michelangelo faria isto?”Essa pergunta o ajudava a redobrar o esforço e a melhorar seu trabalho. Para esse escultor, sua maior inspiração era Michelangelo”. Não poderíamos fazer a mesma pergunta em relação a Jesus, para imitar seu exemplo de vida? **.

Por que, antes de cada gesto e palavra não perguntar: “Como Jesus se comportaria?” Difícil? SIM, mas não impossível. Principalmente levando em contas, segundo a Bíblia, que a mentira aprisiona. Desta forma, compensa o esforço para se conservar livre praticando a veracidade.

Se por um lado Jesus é a VERDADE, por outro, o diabo é a MENTIRA. A única coisa “autêntica” criada pelo diabo se chama MENTIRA. A Bíblia relata as palavras de Jesus a um povo rebelde: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” – (João 8:44).

Exerça seu papel de cristão verdadeiro. O cristão genuíno não se conforma em ter uma camada de tinta de religiosidade. Ele trás em seu interior a autenticidade de uma vida comprometida com a VERDADE (Jesus Cristo), que liberta os cativos das mãos do falsário satanás mentiroso. Jesus disse a Pilatos quando estava sendo interrogado: “Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” – (João 18:37).

Ouça a voz de Jesus. Use este momento para orar desta forma: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho de mentira e guia-me pelo caminho da VERDADE. Amém!

_________________________ Capelão Plínio.

*Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
** De Enrique Chaij – “Ainda existe esperança”.

4 comentários:

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na paz do Senhor JEsus Cristo querido amigo e irmão Plinio.
Peço-te desculpas pela minha ausência, mas não pude estar a comentar no texto passado, e este também estou meio a correr. Mas quero dizer-lhe que não deixei de acompanhar-te e ler vossos textos sim. Apenas não consegui parar um pouco os afazeres para comentar a sua altura. Continuo sempre acompanhar-te e a gostar de vossos textos.
Acompanho sobre os predicados de Jesus e estou a gostar. Jesus a Verdade é redundância falar que é a MAIS VERDADE DO MUNDO. Sim. É a verdade pura e sincera.
Como o irmãozinho disse, se pensassemos antes de fazer algo o que Jesus faria? Muitas coisas por certeza não teríamos feitos ou a fazer. Concordo.
Obrigado mais uma vez pelas belas e instrutivas palavras.
E não ficai triste ou preocupado se eu não comentar alguns de vossos textos.
Saibas que estou sempre aqui, mas por vezes não consigo parar para escrever algo.
Mas o meu querido amigo e irmãozinho em Cristo está no meu coração e não o esqueci.
Nunca amigo querido.
Um grande abraço fraternal a vós e família.

Josué N.S.Dias
Pernambuco

Lorena C.Neves - São Paulo - SP disse...

Olá Plínio e Família...
Tudo bem com o senhor?
Aqui tudo bem, graças a Deus.
Estamos mais uma vez aqui para dizer que estamos acompanhando seu blog e seus textos. JESUS A VERDADE é muito legal.
Realmente sempre aprendi desde pequena com meus Paizinhos que o pai da mentira é o diabo, então o pai da verdade é DEUS.
Que MARAVILHA se todos nós vivessemos realmente em verdade e que a palavra do homem fosse... "sim sim... não não", como diz a Bíblia e que não precisassemos "provar" muitas vezes nossas falas por causa das mentiras que tomou conta do mundo, infelizmente.
Hoje é muito difícil sair acreditando nas pessoas. Existem golpes, falsários, maladros em toda parte, e se formos "inocentes" achando que todos são verdadeiros podemos ser enganados também.
Os bons pagam pelos maus.

Antigamente, no tempo de meus avós ou bisavós, acredito eu, o nome da pessoa era a coisa mais importante e o bem maior que ela poderia ter.
Por isso sim, a palavra era dita e dada como prova a palavra da pessoa.
Nada de papel e isto e aquilo.
Porque se a pessoa faltasse com a verdade naquela hora, era o NOME dela que ficava "sujo" e perderia a credibilidade. E "SUJAR SEU NOME"?
Imagina... Nem pensar, não é mesmo?
Era o bem maior ter o respeito de se ter o nome limpo, ligado ao bem e a verdade..... Acho que o tempo era bem melhor.
Hoje? Nome sujo? Medo??? Rsrsrsrs.
Este riso não é meu.... é do mundo que, infelizmente, já se acostumou com isto e com as "inverdades" imbutidas por toda parte.

Bom Senhor Plínio.... Acho que chega né?
Se deixar vou falar mais do que o dono do blog, e seu texto nem precisa de comentários aumentando o que o senhor já explicou. Nunca precisa.
É que a gente vai falando e falando e é gostoso ir comentando.
Mas ele NUNCA PRECISO SER ACRESCIDO DE NENHUMA EXPLICAÇÃO EXTRA, ELE SEMPRE ESTÁ COMPLETO E MUITO BEM EXPLICADO, VIU?
É só o fato de querer as vezes dividir algumas experiências ou fatos que lembro relacionado ao texto.

Mas o senhor é PERFEITO no que faz.
Parabéns. E estou sempre por aqui.
Desculpa se as vezes não deixo recadinhos (que são sempre recadões...rsrsrs), mas estou sempre lendo e acompanhando o senhor desde o começo do blog, creio eu.
Um grande abraço e beijo ao senhor e a sua esposa, que gosto muito.
Felicidades sempre.
Até sempre.

Lorena C. Neves
São Paulo - SP

Plínio Cavalheiro disse...

Para:

JOSUÉ E LORENA.

Sou muito grato aos meus amigos Josué e Lorena que deixaram mais uma vez comentários agradáveis no blog. Eles serão sempre bem-vindos.

Compreendo perfeitamente que nem sempre somos motivados a comentar o texto após sua leitura e isto é normal. Eu também procedo desta forma em vários blogs que entro.

Fico feliz por saber que vocês estão bem. Continuo orando para que Deus derrame ricas bênçãos sobre todas as pessoas que visitam nosso blog. Sintam-se em casa para comentar ou deixar de comentar.

Abraços fraternais a vocês e família e não poderia me esquecer da classe do Prof. Josué. Abraços a eles também.

Kippy Marrie disse...

Olá Vovô Prico e Vovó Prica queridos.... Tudo bem?
Obrigada por participar da brincadeira de apelidos de meus brinquedinhos no meu bloguinho.
Vocês foram muuuuitoooo bem.
Parabéns!
A Priquinha a mami falou que dá quase por certo, é que a minha outra bonequinha de pano chama Priquinha, essa que está na foto é a Lolô. Lembram?
Mas vocês não estavam tão errados, pois sabem que eu tenho outra...
Obrigada por ir me visitar.
Eu e Mami AMAMOS bater papinho no blog e sempre estamos tentando inventar coisas novas para alegrar meus amiguinhos. Espero que tenham gostado.
Fiquem com o Papai do Céu e até mais...
Mami manda beijos 1000 e eu mando Aus 1000 com amor e carinho...

KIPPY

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...