terça-feira, outubro 04, 2011

JESUS, O PASTOR!


 Acredito que você vai concordar comigo. Relembrando este atributo de Jesus, não há como não se lembrar do Salmo 23. O salmista Davi escreveu: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará” – (Salmo 23:1).

Uma das causas, se não a principal, responsáveis por doenças físicas é a ansiedade. O homem de uma visão genérica vive angustiado por conta da incerteza do amanhã. Jesus, Médico dos médicos observou este sintoma e disse: “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” – (Mateus 6:25).

Continuando, Jesus disse: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: “Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” – (Mateus 6:31-34).

Este “porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo” tem ligação com os cuidados de Jesus, o bom pastor àqueles que se posicionam como ovelhas de seu rebanho. Se sujeitar ao pastoreio de Jesus é dar a Ele um voto de confiança que o amanhã já está definido por Ele e isto não significa necessariamente que o homem tem um destino traçado e definido a partir de seu nascimento. “Destino” é outro tema. Só para resumir: Destino é escrito por cada ser humano através de seu livre-arbítrio com base no que está escrito na Bíblia: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” – (Gálatas 6:7).

Retornando ao tema. Ansiedade é falta de confiança. “A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra” – (Provérbios 12:25). E qual é a boa palavra? “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”. Alegria? (Salmo 23:1). Aflição? (Salmo 23:1), tribulação? (Salmo 23:1), adversidade? (Salmo 23:1). Siga o conselho do apóstolo Pedro:Lançando sobre ele [JESUS] toda a vossa ansiedade, porque ele [JESUS] tem cuidado de vós” – (I Pedro 5:7).

Por que devo aceitar o pastoreio de Jesus? Porque Ele tem um curriculum excelente de “serviços” prestados nesta área. Jesus “trabalha” por amor. Jesus é vocacionado para exercer a função de Pastor. Ele disse: Eu Sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas” – (João 10:11).

Por que devo aceitar o pastoreio de Jesus? Porque Ele faz deitar-me em verdes pastos, e guia-me mansamente a águas tranquilas. Decida ainda hoje, caso ainda não o fez, a se permitir ser pastoreado(a) pelo Bom Pastor Jesus Cristo, lembrando das palavras de dEle: ”Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas” – (João 10:12-15).

Faça a oração do pai nosso e sobre tudo adote os princípios e mandamentos apresentados por Jesus: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias” – (Salmo 23:1-6).



______________ Capelão – Plínio.

6 comentários:

Lorena C.Neves - São Paulo disse...

Olá Senhor Plínio e família.
Tudo bem com vocês?

Continuo acompanhado seu blog sempre e em todos os textos postados aqui.
Gostei muito deste também sobre "JESUS, O PASTOR".
Porque além de eu gostar muito do Salmos 23 as palavras ditas pelo senhor aqui no texto são muito bonitas, esperançosas, confiantes, verdadeiras e muitas outras coisas boas.

Parabéns mais uma vez e sempre aprendo muito aqui em seu blog e recomendo aos amigos.
Que o senhor continue sempre escrevendo e espalhando a Palavra de Deus a todos.
Muito bonito isto, e com certeza, Deus se orgulha muito do senhor.
E eu também!!! Muito.
Beijos e Abraços ao senhor e a sua esposa Dna. Claudete.
Com amor e carinho da sempre...

Lorena C. Neves
São Paulo - SP

Plínio Cavalheiro disse...

Para Lorena.

Oi.

Boa tarde.

Todas as vezes que você entra no blog, fico feliz por causa de suas palavras.

Eu também gosto do Salmo 23. Ele tem um “sabor” especial para nós que reconhecemos o valor de ser pastoreado por Jesus.

O Salmo 23 é um dos Salmos preferidos pelas pessos que costumam ler a Bíblia.

Dificilmente se encontra uma pessoa que não conhece os seis versos deste Salmo escritos pelo rei Davi. Muitos têm o hábito de colocá-lo em uma moldura e pendurá-lo na parede.

Nada contra esta prática. Entretanto, o ideal é guardá-lo no coração e sobre tudo se deixar pastorear pelo Bom Pastor Jesus. Concorda?

Agradeço por ter entrado no blog e por deixado um recado gentil.

Beijos e abraços pra você também.

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo irmão e amigo querido Plinio.
Espero que todos em vossa casa estejam bem.
Comigo e meus tudo bem na graça de Deus.
Os meus alunos também estão bem, e mandam-te abraços sempre. Eu os repasso sempre que o irmão comenta deles, eles gostam e retribuem.
Vários deles entram no blog, estar a comentar comigo sobre alguns textos, mas não estão a deixar comentários aqui.
Talvez por timidez mesmo. Mas garanto-te que gostam e se interessam por vosso trabalho.

Eu também digo o mesmo sobre os textos.
Sempre estou a acompanhar, nem sempre a comentar todos. Mas quase nunca deixo de le-los e apreciá-los e aprender mais e mais da Santa Palavra de nosso Deus.

Estou a gostar também sobre os atributos de Jesus.
Jesus o Pastor muito bom.
Também sou um grande apreciador do salmo 23, nele estou a me inspirar, me acalmar, ter esperanças e tantas coisas de bom ele nos passa.

Parabéns irmãozinho e amigo querido.
Continuo a estimá-lo e a prestigiá-lo aqui, pois vós és merecedor por fazer um belo e mui digno trabalho, onde espalhar a palavra de Deus é um dom maravilhoso, com textos belos e mui explicativos.
Sou grato mais uma vez por Deus ter colocado vós em minha vida, um grande amigo e irmão que considero muito e sempre estás em minhas orações.

Um grande abraço fraternal em Cristo Jesus e até o próximo tema.
Fique na Paz do Senhor vós e sua preciosa família.
Do amigo e irmão.

Josué N.S.Dias
Pernambuco

Kippy Marrie disse...

Vovô Prico e Vovó Prica...
Passei para desejar um ótimo final de semana.
Com muito amor, paz, alegria e DIVERSÃO!
Mami manda beijos 1000.
Fiquem com o Papai do Céu.
Aus 1000 com muuuuitoooo amor da "netinha"...

KIPPY

Plínio Cavalheiro disse...

Prezado amigo e irmão Josué.

Com a graça de Deus estamos bem.

É bom perceber que você, os seus e seus alunos estão bem.

Como sempre digo, é excelente receber notícias de vocês através de nosso blog que tem o papel de divulgar a Palavra de Deus a todos quantos necessitam de alimento espiritual. E quem não precisa? Todos nós precisamos nos fortalecer fisicamente e espiritualmente. Ainda bem que vocês já demonstraram gostar desta preciosidade.

Obrigado por tudo. Abraços para você e aos seus alunos. A todos desejo as melhores bênçãos do Senhor.

Do amigo - Plínio

Plínio Cavalheiro disse...

Querida “netinha” Kippy.

Gostei de sua iniciativa de passar pelo meu blog e deixar um recadinho 10.

Sou grato pelas palavras carinhosas e devolvo desejando a você e todos de sua casa o mesmo em porção dobrada.

Você é pra lá de especial fofura.
Beijos 1000 com muito carinho.

“Vovô” Prico.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...