segunda-feira, junho 27, 2011

Assim como nós perdoamos aos nossos devedores

“... Assim como nós perdoamos aos nossos devedores” - (Mt 6:12b).




Assim como nós perdoamos aos nossos devedores.” Este é o segundo momento da oração onde Jesus coloca um parâmetro para poder melhor exemplificar um mandamento. Anteriormente no versículo 10, Jesus ilustrar a vontade do Pai sendo realizada na terra na mesma intensidade que é cumprida no céu e agora Ele condiciona o perdão vertical (homem x Deus), com o perdão horizontal (homem x homem).


Perdoar não é algo simples de entender e muito menos de fácil execução. No entanto, é absolutamente possível o exercício do perdão, quando se tem a iniciativa de praticá-lo mesmo contra a vontade. Pelo Espírito Santo, o homem é capacitado a fazer determinadas coisas que surpreendem o mundo e abalam os alicerces do inferno. Entre muitos efeitos práticos do Espírito, o perdão tem se destacado como arma poderosa para atacar e neutralizar as “forças” do maligno.


Jesus, certa ocasião mostrou a Pedro, usando uma parábola intitulada de – A Parábola do Credor Incompassivo (Mateus 18:23-35), a razão pela qual deve-se perdoar sem limites. Nesta parábola Jesus faz um alerta aos cristãos que estão enfrentando problemas relacionados com ofensas ou “dívidas”. Jesus faz menção daquilo que todos os seguidores do cristianismo alcançaram pela misericórdia de Deus, ou seja, o perdão de todos os seus pecados, significando o cancelamento da enorme dívida.

Neste texto, Jesus explica a Pedro sobre o perigo que há em ignorar este mandamento, e não perdoar os devedores. Leia com muita atenção os três últimos versos: “Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas” – (Mateus 18:33-35).

Jesus está afirmando, e não há dúvidas sobre isto, que, o seu Pai, ou seja, Deus entregará aqueles que não conseguem perdoar o seu semelhante nas mãos dos verdugos. Saiba você uma coisa (se é que você ainda não sabe): verdugos simbolizam os carrascos que representam os demônios agindo com liberdade nas vidas daqueles que preferem ignorar as recomendações do Senhor.

Assim como nós perdoamos aos nossos devedores. Provavelmente a maioria esmagadora de pessoas que conhecem esta oração ainda não conseguiu perdoar de fato seus devedores. São pessoas que não invalidaram as velhas dívidas, e conseqüentemente os verdugos continuam agindo em detrimento de cada um. Muito provavelmente estas pessoas estão passando por sérias dificuldades. Talvez, os carrascos estão agindo no físico, envolvendo a saúde, ou quem sabe o ataque está centrado nas finanças, ou no emocional. Não sei, você deve avaliar e ponderar a questão com muita seriedade. Uma coisa sei, a palavra de Deus é verdadeira. Deus não estava brincando quando inspirou João a escrever o seguinte: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir...”_(João 10:10a).

Diante disto, fica uma pergunta: O diabo pode fazer tudo isto que o versículo diz, mesmo se tratando de cristãos? SIM. É possível se as pessoas oferecerem legalidade para ele agir. O diabo só rouba, mata e destrói as pessoas, quando recebe em suas mãos autorização para agir. Um exemplo excelente de perdão se alcança no calvário. Jesus passou por escárnios, zombarias, desprezos. Foi acusado de perverter o povo. Foi crucificado entre dois malfeitores. Colocaram uma coroa de espinhos sobre sua cabeça. Tudo isto e muito mais. Quando Jesus estava estendido, prostrado sobre o madeiro, com os cravos machucando as suas mãos e tornozelos, Ele bradou uma petição surpreendente: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...” - (Lucas 23:34a).


Outro fato espantoso é o exemplo de Estêvão frente às acusações falsas. Estevão foi “julgado” e mesmo sendo inocente perante Deus e os homens, foi sentenciado à morte por apedrejamento. E quais foram suas últimas palavras? Veja o registro: “Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu” – (Atos 7:56-60).

Assim como nós perdoamos aos nossos devedores. Decida neste momento (se for o seu caso), liberar perdão aos seus devedores. Ore a Deus declarando que você não deseja ceder nenhum espaço que venha fornecer direito aos verdugos agirem contra sua vida, sua família e seus bens. Diga que você está disposto a perdoar todos seus devedores. Cite os seus nomes e as respectivas ofensas em voz alta, com o objetivo de fazer ser ouvido pelos demônios e obrigá-los a sair levando suas ferramentas de torturas. Tudo isto, em nome de Jesus – Amém!


__________Capelão – Plínio.


9 comentários:

FILHA LISA disse...

PAIZINHO QUERIDO PLÍNIO...

Hoje quero deixar minha mensagem neste lindo blog que o senhor criou e tanto se empenha e tem carinho por ele, para desejar-lhe um FELIZ ANIVERSÁRIO!

Que DEUS, nosso MARAVILHOSO PAIZINHO DO CÉU, continue a te abençoar e a derramar ricas bençãos sobre a vida do senhor, pois o senhor merece muuuiitoooooo tudo de MELHOR!

Fico orgulhosa em ver que seu objetivo está sendo alcançado com o blog.
Quantos amigos, comentários, visitas e elogios, e a Palavra de Deus sendo espalhada pelo mundo.
PARABÉNS pelo seu trabalho em pregar o evangelho.

O aniversário é seu, mas eu ganhei o presente há algum tempo...
TER O SENHOR COMO MEU PAIZINHO QUERIDO!
Me orgulho muito do senhor.
VAMOS CELEBRAR A VIDA COM MUITA SAÚDE, PAZ, ALEGRIA, REALIZAÇÕES E TUDO DE MELHOR QUE A VIDA POSSA LHE DAR.

TE AMO MUUUIITOOOOOO pra sempre e sempre...
SALVE 28 de JUNHO de 2011

Beijos 1000 da sua filha com amor,

LISA

"NETINHA" KIPPY disse...

"VOVÔ" Querido...

É pic... É Pic... É hora.. É hora...
VIVA! Hoje o dia é seu.
Parabéns pelo seu níver querido "vovô".
O senhor é muito especial em minha vida e tem me ensinado muitas coisas legais quando estamos juntos. É muito bom estar perto de gente querida e que nos ama.
Papai do Céu te dê muita saúde e alegria hoje, neste dia especial, e SEMPRE!!!!!
Guarda bolo pra mim... Rsrsrs.
TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOO...
Beijoquinhas (e auszinhos) sempre da "netinha"

KIPPY MARRIE

VIVA 28 de Junho de 2011
NÍVER DO MEU "VOVÔ" QUERIDO!

Genro Bruno disse...

Seu Plínio, como está passando o dia do seu aniversário? Quero te desejar um grande dia, com muita saúde e ao lado de pessoas queridas e que te amam.
Foi muito bom conhecer o senhor e hoje fazer parte desta família e ter o senhor como meu SOGRO.
O senhor é um grande exemplo a ser seguido. Parabéns pela pessoa maravilhosa que é.
Feliz Aniversário e Parabéns pelo belo e instrutivo blog também.
Um grande abraço do seu genro,

Bruno

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na Paz do Senhor Jesus Cristo Irmão Plinio.

Hoje em especial um motivo a mais para agradecer ao nosso Amado e Bondoso Deus por completares mais um ano de vida.
Vi nos comentários anteriores (filha, neta e genro) sobre hoje ser vosso aniversário e fiquei por demais feliz por ter entrado hoje no seu blog e poder então parabenizá-lo também por uma data mui especial e importante.

Peço ao Pai Amado que lhe dê muita saúde e que possas sempre continuar sendo este servo fiel de Deus e propagar o Santo Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo e as Escrituras Sagradas, a Bíblia.
Imão és um verdadeiro homem de Deus, com certeza.

Que possas ter um felicíssimo aniversário debaixo das bençãos de Deus por todos os anos de vida.
E que continues a ter essa família maravilhosa que tanto orgulho tem de você. Pude perceber que és mui amado e querido por eles.
Parabenizo-o de coração.

Desejo-te muitos anos de vida e de alegria meu amado irmãozinho e amigo. Considere-se abraçado e de coração estou a orar pelo irmão hoje em especial pelo aniversário, e sempre por seres esta pessoal especial e grande amigo.
Parabéns irmãozinho Plinio.

Hoje foi dia de falar mais do vosso aniversário, quanto ao texto, continua mui bem explicado e estou a gostar de todos eles, e nossa apostilha sobre o passo a passo do PAI NOSSO caminha bem e a crescer e ficar cada dia melhor e bem explicada com as palavras deste meu "mestre", amigo e irmãozinho aniversariante querido Plinio.

Um grande abraço fraternal e felicidades meu amigo.

Josué N.S.Dias
Pernambuco

João Roberto - São Paulo disse...

Bom dia Plínio,
Tudo bem com você? Parabéns pelo aniversário completado esta semana, que você possa ter sempre muita saúde e alegria e continuar sempre escrevendo em seu blog textos e ensinamentos bíblicos, eu estou aprendendo mais do que imaginava. A parte de hoje sobre perdoar nossos devedores acho que é uma das mais difíceis de nós humanos conseguirmos, eu acho e julgo por mim.
Como é difícil não guardarmos mágoas, ressentimentos e rancores de pessoas que nos fazem mal, não é mesmo?
Lendo seu texto, até parece fácil, mas no fundo, sabemos que não é assim.
Na hora que o sangue esquenta, a gente esquece qualquer coisa, e o nervoso fala mais alto.
Gostei de poder ler mais esta parte, e vou tentar este exercício de "perdão" e talvez ter mais calma com os "devedores", coisa que já posso adiantar, é muito difícil pra mim.
Agradeço pelas explicações e gostaria que fosse fácil agir desta maneira, como é fácil e gostoso ler seus textos.
Abraço e parabéns mais uma vez por mais um ano de vida que completou.

João Roberto
São Paulo

Plínio para todos disse...

Amados: Filha, genro, neta e amigos.

A todos que freqüentam este nosso blog:

Sou muitíssimo grato pela expressão de carinho que vocês têm demonstrado para comigo. Uns durante este tempo de existência do blog e outros mais por forças de laços de família.

Completar mais um ano de vida é bom e melhor ainda quando somos lembrados por pessoas como vocês que sempre têm palavras de encorajamentos.

Obrigado e que Deus abençoe cada um de vocês de forma especial.

Abraços e beijos a todos.

Do aniversariante – Plínio.

Joanna - Ribeirão Preto disse...

"OLÁ" Plinio td bem?
Comigo td jóia e feliz pq entrei em férias hoje e como pedi para voce torcer por mim nas provas agradeço pela torcida, fui bem nas provas e tive notas legais, apenas em Ciências não fui muito boa, mas a profe disse que me recupero no outro semestre. Tomara. Rssssss.

Que legal que vc fez níver, sabe que vc fez no mesmo dia do meu pai?
Dia 28 né, terça né? Achei D+.
Falei pro meu pai e ele achou bem legal tbm e mandou parabéns a vc e muitos anos de vida para os dois.
Ele se chama João e te mandou um grande abraço, nós todos daqui de casa, viu?

Já li o texto qo seu blog.
Achei que foi um "tapa na cara" (modo de dizer, entende).
Pq eu sou muito "brava", minha mãe diz, e não levo desaforo, e minha mãe diz que tenho que ter mais paciência e saber desculpar as pessoas. E é verdade mesmo. Ela tbm leu o texto e a primeira coisa que ela disse foi... "Acho que esse Plinio te conhece e escreveu este texto pra vc". Acha? Rsrsrs.
O pior é que ela tem razão, mas vou melhorar e tentar perdoar, como a bíblia diz. Obrigada pela dica e pelo texto que serviu pra mim mesmo.

Plinio, mais uma vez desejamos, eu e minha família, muitos anos de vida a vc, que é uma pessoa muito especial mesmo, lemos os recados que as pessoas deixaram e vc parece ser muito querido. Legal.
Gente boa. E ainda mais que nasceu no dia do níver do meu pai, então é gente boa mesmo. Só pessoas especiais nascem em dias especiais, e vc e meu pai nasceram no mesmo dia 28 de junho, então são muito especiais.
Feliz aniversário.
Abraços, beijos e boas férias (pra mim, né? Não sei se vc vai tirar férias agora tbm... eu vou. Que legal.)

Viu como estou escrevendo bastantão? Minha mãe até estranhou e achou legal este meu desenvolvimento, ela fala que eu não consigo me esspressar direito, e tem que ler mais e escrever mais, e ela estava certa mesmo.

Mais bjkas e até o próximo post.

Joanna
Ribeirão Preto

Plínio para Joanna disse...

“Olá” amiga Joanna.

Bom dia.

Estou bem graças a Deus.

Parabéns pelo sucesso nas provas. Fico feliz por não ter torcido em vão.

Fico feliz também por você ter admitido que o texto serviu para te alertar. Reconhecer a “enfermidade” é meio caminho percorrido para a cura. Jesus disse: “Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes” – (Mateus 9:12).

Agradeço pelos cumprimentos por conta de meu aniversário. Muito legal saber que seu pai nasceu no mesmo dia. Agradeço a ele também e aproveito para parabeniza-lo nesta data festiva desejando as melhores bênçãos do Senhor sobre a vida dele. Diga a ele que recomendo ler o Salmo 90:12 e que o princípio apresentado neste Salmo seja realidade na vida dele e de toda sua preciosa família.

Parabéns por escrever “bastantão”. Estou gostando.

Deus te abençoe sempre.

Abraços e beijos carinhosos de seu amigo – Plínio.

Lorena C.Neves- São Paulo-SP disse...

Oizinho Senhor Plínio tudo bem?

Aqui comigo e em minha casa tudo bem, graças a Deus.
Primeiro quero te dizer PARABÉNS pelo seu níver esta semana.
Muuuiitooooossss anos de vida ao senhor, e que o senhor continue sempre assim, uma pessoa legal e presente na vida das pessoas. Gosto muito do senhor.

Meu Avô muito querido também faz aniversário em Junho, como disse nossa outra colega de comentários do blog, somente pessoas especiais fazem níver juntos, e neste caso no mesmo mês.
E meu Avô é uma pessoa muuuitooooo querida, que AMO DEMAIS! Então...
Parabéns a todos aniversariantes ESPECIAIS do mês de Junho.

Gostei do texto e continuo acompanhando o passo a passo desta linda oração "PAI NOSSO". Muito instrutiva mesmo.
E com certeza esta parte é uma das mais difíceis, pois perdoar pessoas que as vezes nem "pedem" o perdão, e ainda acham que não nos fez nada...
É muito difícil mesmo.

Somos humanos, e agimos como tal.
Por isso, o exercício da fé, e quando não conseguimos fazer o que a Bíblia nos recomenda, temos que pedir a Deus para nos dar força para alcançar.
Mas que é difícil, realmente também acho muito difícil.

Quando lemos, parece fácil seguir tudo direitinho e as coisas vão se encaixando, não é? Mas na hora que as coisas acontecem na nossa pele e com a gente, aí o negócio fica muito mais difícil mesmo.

HAJA FÉ!!!!! Muita FÉ mesmo.
Para que possamos então seguir e fazer todas as recomendações.
Claro que escorregamos, por isso nosso Deus é bondoso e está próximo de nós, para que quando caírmos, ELE está lá para nos levantar e ajudar a seguir em frente. Graças a Deus por isso.

Vou continuar seguindo os passos importantíssimos desta oração preciosa em minha vida.
Valeu por tudo até agora.
E PARABÉNS mais uma vez pelo níver.
É bom fazer aniversário não é?
Espero que tenha ganhando bastante presente e o mais importante...
Muita Saúde, Paz no coração, Família e amigos queridos por perto.

Bom final de semana e até o próximo.
Beijos e mais Beijos com carinho e respeito da fã.

Lorena C. Neves
São Paulo - SP

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...