segunda-feira, julho 04, 2011

E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO

“E não nos deixes cair em tentação...” – (Mateus 6:13a).



Se por um lado, do ponto de vista do diabo, com sua sagacidade tem feito do assédio uma ferramenta de derrota, do ponto de vista de Deus, as tentações devem servir para o fortalecimento e o desenvolvimento da fé.

E não nos deixes cair em tentação. Quando solicitamos ao Senhor o favor de não nos deixar sucumbir, isto em momento algum vem invalidar o empenho que o cristão tem que ostentar frente aos assédios de Satanás. A Bíblia diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” – (Tiago 4:7).


A parte final do verso acima escrito por Tiago faz menção de umas das promessas do Senhor. Deus está garantindo o distanciamento do diabo dos seus filhos – “E ele (o diabo) fugirá de vós”.

Como seria maravilhoso não sofrer as investidas do diabo, e conseguir isenção permanente de sua presença e de seus ataques. Seria possível conseguir este favor das mãos do Senhor? NÃO! O diabo, nosso adversário, enganador e tentador não oferece trégua, não obstante ter a consciência que sua derrota já está decretada pelo Soberano Deus. A Bíblia diz: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” – (Apocalípse 20:10).

Contudo, a Palavra de Deus pede sobriedade e vigilância no trajeto do caminhar cristão, dizendo: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” – (1 Pedro 5:8). O diabo fugirá de vós. Isto se torna naturalmente possível naqueles que entendem e aceitam o texto na íntegra.



A Bíblia não foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo, com a finalidade de ser fragmentada, e nem para ser usada como se fora simplesmente uma caixinha onde se consegue tirar (isoladamente), somente versículos com boas promessas a cada dia sem que tenha um “custo” para consegui-las.

Qual é o custo para se conseguir o distanciamento do diabo? O versículo diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo”. Esta é a chave para se abrir a porta da vitória – submeter-se a Deus incondicionalmente. O Senhor Jesus, falando aos seus discípulos disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” – (Mateus 26:41).

Por conseguinte, descobrimos pela própria Palavra de Deus, que, o ônus para se conseguir o distanciamento do diabo está em uma vida de obediência aos ensinamentos de Deus e também na prática da oração incessante. Cumprir a vontade de Deus é fechar as portas de entradas onde o diabo costumeiramente tem entrado para cumprir o que está escrito em João 10:10a: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir’.

E não nos deixes cair em tentação. É bom lembrar, que, o próprio Jesus que nos ensina a orar desta forma sofreu na própria pele este tipo de desventura. No deserto, depois de jejuar por quarenta dias e quarenta noites, sentindo fome, chegou o diabo e o tentou por três vezes subseqüentes. A Bíblia afirma que Jesus venceu todas as tentações fazendo uso da Palavra de Deus. Jesus declarou estar escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Ele disse ainda: Não tentarás o Senhor teu Deus e por último Ele dispara o tiro certeiro no inimigo, dizendo: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. “Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam” – (Mateus 4:11).

O conhecimento e a prática das escrituras são armas poderosas para neutralizar e frustrar os ataques do diabo. A palavra é comparada na Bíblia como uma espada afiada: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” – (Hebreus 4:12). A palavra é hábil para promover verdadeiras mudanças para melhor nas pessoas: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. _ (2 Timóteo 3:14-17). A palavra serve como farol diante das trevas: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” – (Salmo 119:105).


E não nos deixes cair em tentação. Faça neste momento esta oração: Sim, meu Deus e meu Pai, eu entendo que, para não cair em tentação eu necessito resistir ao diabo, estar em comunhão contigo, viver em obediência aos seus ensinamentos e investir todo meu tempo na oração. Perdoe os meus pecados (mencione-os um a um em arrependimento). Eu quero que isto se torne uma realidade em minha vida. Em nome de meu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!



________Capelão – Plínio.

8 comentários:

Lorena C.Neves - São Paulo disse...

Oizinho Plínio td bem?

Aqui td bem, mas está fazendo muito frio em São Paulo, acredito que em todo o país. Este ano o inverno veio pra valer mesmo.
Temos que nos cuidar e se agasalhar, para não ser pego de surpresa e ficarmos doentes.

Estou deixando meu recadinho, como sempre deixo, para dizer que além de acompanhar todos os dias seu blog, tenho aprendido muito com ele e passado o endereço do blog aos meus amigos, eles tem gostado, mas nem todos comentam.

Continuo acompanhado o passo a passo do PAI NOSSO e tenho gostado e como disse aprendido muito também. Obrigada.

Este passo de hoje "NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO" também é um passo difícil. Acho que todos são.
Mas este, em especial, é complicado.

No mundo de hoje, onde há tantas opções de coisas boas, ou as vezes que nos parecem ser boas, muitas vezes não são, e aí entram as "TENTAÇÕES".
Por isso, a comunhão diária e Deus no coração SEMPRE, para que estejamos protegidos e "blindados" contra tantas coisas ruins que possam vir a nos acontecer.

Até o próximo.
Beijos e abraços com carinho e gratidão...

Lorena C. Neves
São Paulo - SP

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na Paz do Senhor Jesus Cristo Irmão Plinio.

Como passastes as festas de mais um ano de vida que completastes esta semana passada? Completar mais um ano de vida é uma benção do nosso amado pai do céu, que eles se prolonguem por muitos mais, debaixo das bençãos do nosso Deus, cheio de saúde.

Hoje não vou estender-me muito, estou a fazer um curso de férias para aumentar alguns conhecimentos.
É por demais bom estar atualizado e sempre atento a tudo para podermos lecionar melhor e ter propriedade quando estamos a falar algo, tendo fontes e sabendo de onde estão a vir este conhecimento. A duração do curso é de um mês (julho) e está sendo por demais bom e instrutivo. Sempre gosto e preciso aprender.

Estou a continuar aqui a seguir seu blog, e a continuar com nossa apostilha. Só está por crescer, em conhecimento, e em páginas.
Amém e Amém!

Agradeço-te sempre por este espaço de ensino, onde posso tirar dúvidas e aproveito muito tudo por estar aqui escrito.
Parabenizo-o sempre irmãozinho querido, e não cansarei-me de agradecer. Grato por este espaço iluminado e para honra do nosso Deus.

Irmão e amigo querido estou a ir para não atrasar nos afazeres, mas não poderia deixar de escrever-te.
Aguardando o proximo passo, ancioso para saber como será.

Abraço fraternal em voce amigo e irmão Plinio e em seus entes queridos.
Do amigo e irmão,


Josué N.S.Dias
Pernambuco

Plínio para Lorena disse...

Oi Querida Lorena.

Boa noite.

Em minha cidade também está fazendo muito frio. Porém, não podemos reclamar pelo fato de estarmos no inverno. O negócio é tirar os edredons do armário e usá-los assistindo um bom filme e comendo pipoca com guaraná.

Fico feliz em saber que os textos estão servindo para ajuda-la no aprendizado da Bíblia e agradeço por recomendar o nosso blog aos seus amigos.

Concordo que o passo "NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO" não é fácil. Contudo, somos obrigados a admitir que é possível “driblar” a tentação quando nos submetemos às orientações do Espírito Santo. Entre outras funções do Espírito, esta é uma que nos ajuda nesta área.

A Bíblia cita: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” – (I Coríntios 10:13). Graças a Deus que nos disponibiliza este benefício, concorda?

Grato mais uma vez.

Abraços e até o próximo comentário.

Patty - Sampa disse...

Oi Seu Plinio e Dona Claudete td bem com vcs?

Lembram de mim né?
Sou amiga da Lisa há muuuitooooooosssss anos, sou jornalista tbm e além de nossa amizade, trabalhamos em vários lugares juntos.
Sou a Patty, mãe do Felipe, e comemos pizza na casa da Lisa com minha família toda para comemorar o níver da minha grande e querida amiga Lisa.Lembram?

O Fê gosta muito do Seu Plínio e lembra dele brincando aquele dia com as crianças. Brincadeiras variadas e ele teve bastante atenção e gostou muito. Foi divertido para todos nós aquele dia, afinal era aniversário onde devemos estar alegres em ver amigos felizes comemorando.

Faz tempo que não nos vemos, a Lisa disse que tbm faz tempo que vcs não vêem pra cá. Estão em reformas e com muitos afazeres por aí. Precisamos marcar de repetir aquela pizza um dia desses.

Em relação ao Blog do Seu Plinio, a Lisa sempre passa o endereço dele e o da Kippy, e entro nos dois. Deixo mais recados no da Kippy (qdo deixo..rsrs), mas acabo não deixando muitos recados.
Mas quero que o senhor saiba que qdo tenho um tempinho por aqui, sabe como é a correria, eu entro e relaxo lendo seus textos. E o do blog da Kippy tbm, é uma fofura né? Cheio de cores e fotos e textos lindinhos. Faz bem pra nossa saúde sair um pouco dos "problemas" e tantos afazares.

Bom pais da minha querida Lisa...
Gostei de "falar" com vcs e espero falar ao vivo logo.
Parabéns pelo blog do senhor tbm, muito bonito e criado para fazer e falar o bem, trazer paz e consolo aos nossos corações. É bom!

Um grandissíssimo beijo meu a vcs e até mais.

Patty
Sampa

Plínio para Patty disse...

Olá Patty.

Boa tarde.
Sim, nos lembramos de você perfeitamente e de nosso encontro que acabou em pizza. A lisa te considera muito.

Fico feliz por saber que o Felipe mantem boas lembranças do dia que estivemos juntos brincando. Diga a ele que mandei um forte abraço.
Realmente o tempo passa muito rápido e já faz bom tempo que não nos vemos. Contudo, as boas lembranças continuam vivas dentro de nós.

E por falar em tempo. Hoje estamos comemorando a vinda da Lisa para nossa casa. Vai ser bom recebê-los neste final de semana. Vamos aproveitar para matar a saudade da turminha que amamos de São Paulo.
Sou grato por você ter visitado meu blog e por ter deixado um comentário. Gostei muito e espero que este seja o primeiro de muitos. Você sempre será bem-vinda.

Abraços e um ótimo final de semana.

Plínio e Claudete.

Plínio para Josué disse...

Oi grande amigo e irmão Josué.

Shalom.

Graças a Deus passei meu aniversário bem. Mais um ano, mais uma festa, mais uma conquista. Louvado seja Deus por isso e por todas as demais coisas. Deus é muito bom!

Agradeço pelos cumprimentos e por todo gesto de carinho que você tem demonstrado para comigo. Peço a Deus que aumente as bênçãos sobre você por tudo que você é e por tudo que têm feito.

Parabéns pela iniciativa de participar deste curso durante o mês de Julho. É sempre bom instruir-se para compartilhar com as pessoas daquilo que conquistamos graças ao Senhor de nossas vidas. O crente nunca para de aprender. Sempre existem ensinamentos à nossa disposição quando reconhecemos que precisamos deles. Amém?

Obrigado mais uma vez por ter deixado um comentário em nosso blog.

Abraços a você e todos seus queridos alunos e até a próxima postagem.

Do amigo – Plínio.

LISA, disse...

Olá Pai, Mãe e Daniel...

Entrei para deixar um comentário de alegria e felicidade em ter passado este final de semana com vocês e a viagem para Cravinhos e todos nossos passeios. Foi muito ÓTIMO!
Eu e toda thurminha daqui gostamos muito mesmo, é bom passar tempo dividindo alegria com quem amamos.
Até a próxima, que seja em breve.
Ótima semana a todas e ÓTIMAS férias ao meu querido sobrinho Daniel.
AMAMOS VOCÊS DE MONTÃO PRA SEMPRE E SEMPRE...

Beijos 1000
LISA, BRUNO e KIPPY

OBS: O Blog continua ótimo e estamos sempre seguindo e gostando dos comentários dos amigos e dos textos e de tudo.
PARABÉNS!!!!!

LISA, BRUNO e KIPPY - SP disse...

Olá Pai, Mãe e Daniel...

Tudo bem com vocês?
Aqui td bem e entrei para dizer que gostamos destes dias gostosos que passamos juntos.
É sempre bom poder estar ao lado de pessoas queridas dividindo alegria.
Vamos repetir breve, combinado?
Fiquem com Deus e tenham uma ótima semana, recheadas de coisas boas.
E ótimas férias para meu querido sobrinho Daniel.
Muita DIVERSÃO e a companhia dos Avós queridos é sempre bom.
AMAMOS VOCÊS!

Beijos 1000

LISA, BRUNO e KIPPY

OBS: O Blog continua ótimo.
Estamos gostando e acompanhando todos os textos, os belos comentários dos amigos e tudo que nele tem.
PARABÉNS!

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...