segunda-feira, junho 13, 2011

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE

“O pão nosso de cada dia nos dá hoje” - (Mateus 6:11).



Entendemos nesta frase a preocupação de Jesus em ensinar aos seus discípulos como se comportar diante de algo que é responsável pela sustentação do corpo - o alimento. Jesus, durante seu ministério nunca ignorou as necessidades físicas do ser humano. Ele mesmo, por se tornar homem, enfrentou os mesmos problemas que seus discípulos e o povo enfrentaram e continuam enfrentando.

Jesus saiu do ventre de uma mulher – (Lucas 2:6,7). Foi criança, cresceu em estatura física – (Lucas 2:40-42). Teve sono – (Lucas 8:23). Seu corpo experimentou a fadiga – (João 4:6). Chorou diante da morte de Lázaro, seu amigo – (João 11:35). Jesus também tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, sentiu fome – (Mateus 4:20. Conquanto Jesus tivesse a natureza humana, houve uma diferença que o distinguiu de nós. Jesus em momento algum se deixou seduzir pelo pecado. A Palavra de Deus testifica este fato da seguinte forma: “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” – (Hebreus 4:14,15).



“O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. Não se pode separar o corpo do espírito enquanto estamos de posse da vida que Deus nos deu. Recebemos de Deus algo significativo, que se chama corpo, para poder prioritariamente abrigar o Espírito Santo, conforme declaração do apóstolo Paulo: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” – (1 Coríntios 6:19). E não somente para abrigar o Espírito de Deus, mas também através dele, (pelo Espírito) poder glorificar a Deus no dia-a-dia. Paulo completa dizendo: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” – (1 Coríntios 6:20).


O Senhor ensina e motiva seus discípulos pela busca na medida necessária para o sustento diário. Jesus, certa ocasião quando pregava em um lugar que hoje é apontado como o Monte das Bem-aventuranças, disse: Por isso vos digo: “Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” – (Mateus 6:25,26,34).

Quando a ansiedade toma conta do coração do homem, fazendo-o desconfiar dos cuidados de Deus em relação ao seu futuro, ele acaba por não desfrutar dos benefícios do dia patrocinado pelo Senhor. Porção diária é para ser recebida e consumida na mesma proporção. O Crente é abençoado diariamente para poder abençoar outras pessoas na mesma dimensão.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje. Outro ensinamento que podemos extrair desta frase, se relaciona com a dignidade de cada trabalhador. Muitas pessoas estão deliberadamente recebendo o pão (sustento) das mãos do diabo, e não somente o alimento diário, como também por estar entesourando riquezas para sua própria condenação. A Palavra, em Eclesiastes, nos exorta a buscar um nível de vida que redunde em gozo e satisfação plena diante de Deus e também diante do mundo naquilo que é considerado fruto de nosso trabalho: “Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção” – (Eclesiastes 5:18).
 O homem não pode em hipótese alguma desdenhar das maquinações elaboradas por satanás. O diabo tem oferecido cursos “gratuitos” com o objetivo de preparar “profissionais” com a finalidade de agir livremente no mercado de trabalho. São pessoas “diplomadas” na arte de engodar o seu semelhante a qualquer custo.

Assim sendo, esteja preparado para pedir e receber das mãos do Pai o precioso alimento diário. Ele sabe exatamente quais são as necessidades e a intenção de cada coração. Receba a porção de cada dia com gratidão e alegria. Utilize as bênçãos recebidas com a finalidade de aplicá-las no ministério que Deus está colocando em suas mãos.



Ore desta forma: "Pai, o sustento meu de cada dia me dá hoje, para que seu nome seja tremendamente glorificado através de minha vida. Amém!"



______________Capelão – Plínio.

8 comentários:

João Roberto-São Paulo disse...

Bom dia Plínio
Estou aqui mais uma vez, e pelo visto, estarei sempre mesmo, como te disse.
Tenho gostado do que tenho lido e acompanhado os episódios separados semanais da oração do Pai Nosso e acho interessante a maneira que você os coloca.
O de hoje é muito bom, pois estamos loucos com trabalho, educação dos filhos, compras, aluguel, condominio e sempre pensando nos problemas que surgirão e me sinto melhor pensando dia a dia realmente (nunca esquecendo do futuro, claro).
Mas temos que tomar cuidado com quem lê e entende da maneira que quiser, pois podem esses entregar nas mãos de Deus e que ele faça tudo e sabendo que é uma promessa dele não nos faltar nada e não nos preocupar com o dia de amanhã, pode simplemente pensar no hoje e no agora, e não lembrar-se que compete a nós as nossas dívidas e obrigações de cada dia, não é mesmo?
Pelo menos foi assim que entendi e pretendo fazer. Não basta esquecer o dia de amanhã para pensar somente no hoje. Temos sim que trabalhar pensando em uma vida e nas dívidas e no comer, beber, vestir, não o que teremos e faremos somente hoje. É isso não é?
Tem gente que já é folgado, e aí vai cobrar de Deus que dê o prometido, já que ele não se adiantou em pensar no futuro. Cada um pode interpretar da melhor maneira que convier. E eu sei que tenho que pensar no amanhã e fazer planos. Tenho filhos na escola, mulher, casa, e se não pensar no dia seguinte aí vamos viver do que?
Eu entendi, e gostei do texto de hoje.
Vou continuar acompanhando.
Obrigado pela mensagem e que Deus continue com você e família.
Abraço


João Roberto
São Paulo

LORENA C. NEVES - SÃO PAULO disse...

Olá Plínio e família tudo bem?

Aqui está tudo bem, graças a Deus.
Como te disse, continuo todos os dias, até mais que uma vez ao dia, entrando no "BLOG BUSCAR ORIENTAÇÃO - ALIMENTO ESPIRITUAL" (o seu lindo e bem feito Blog) e lendo e relendo os belíssimos e bem elaborados textos que o senhor escreve. Gosto muito. Parabéns.

Estou acompanhando também a oração do PAI NOSSO - passo a passo. Muito bem explicados todos eles até o momento.
É bom poder ler e ver coisas que já havíamos vistos tantas vezes de outras formas, agora com explicações mais específicas. Muito bom mesmo.

Este em especial "O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE", é muito bom, principalmente para as pessoas ansiosas.
Queremos e as vezes até precisamos mesmo estar sempre ligadas no amanhã, e como será? O que vou fazer? E se acontecer isso, ou aquilo?
E com isso, "esquecemos" do presente e das bençãos dadas por Deus no dia de HOJE. Só por se preocupar muito com o amanhã.

Claro, não devemos "esquecer por completo" dos dias que virão. Devemos estar preparados e sempre atentos a tudo. Temos nossas obrigações e devemos pensar no futuro sim, mas não esquecendo do HOJE, o PRESENTE.
Se o HOJE não fosse tão importante não teria esse nome tão lindo "PRESENTE".
Quem não gosta de "PRESENTE"? Eu AMO.
Não acha?

Ontem mesmo estava conversando com meu Pai e citamos isso que o senhor falou sobre "basta cada dia o seu mal".
Engraçado né? Acho que foi transmissão de pensamentos.... Rsrsrs.

Bom é isso por hoje.
Mas continuo e sempre continuarei ligada no seu Blog, ele faz muito bem e nos traz a Paz, neste mundo de tantas tragédias e coisas ruins acontecendo em nossa volta. É bom ter um lugar onde se ouve PROMESSAS DIVINAS. MARAVILHOSO!
Parabéns mais uma vez e até breve.

Beijos mil e abraços sempre,

LORENA C. NEVES
SÃO PAULO - SP

Plínio para João Roberto disse...

Oi José Roberto.

Ainda bem que você voltou e pretende visitar meu blog sempre.

É sempre bom conhecer pessoas e saber sobre suas opiniões, mesmo pela internet. Nada substitui o contato pessoal que é excelente, contudo, quando isto não é possível este veículo (Internet) serve para se manter um bom relacionamento.

Você tem razão em seu raciocínio quando diz que devemos tomar cuidado para não interpretar a Palavra de Deus de forma errada.

Deus nos deu inteligência para administrar bem o nosso tempo e por conta disso temos que pensar no amanhã com toda certeza. O amanhã é fruto da semente que plantamos hoje.

Parabéns pelas explicações.
Grato e até a próxima postagem.

Abraços. Deus te abençoe.

Plínio.

Plínio para Lorena disse...

Oiiiiiiiiiiiiiiiii querida Lorena.

Boa noite.

Estou feliz por abrir o blog e visualizar mais uma postagem sua.
Como sempre, você é gentil e tem facilidade para escrever textos agradáveis. Agradeço por cada sílaba.

Concordo plenamente com você em suas palavras em um dos parágrafos. Você escreveu: “Claro, não devemos "esquecer por completo" dos dias que virão.
Devemos estar preparados e sempre atentos a tudo. Temos nossas obrigações e devemos pensar no futuro sim, mas não esquecendo do HOJE, o PRESENTE. Se o HOJE não fosse tão importante não teria esse nome tão lindo "PRESENTE".

É isto mesmo. O hoje é um PRESENTÃO de Deus para cada um de nós. Como escrevi ao João Roberto na postagem anterior, “o futuro é o fruto daquilo que plantamos hoje”.

Parabéns e obrigado por adicionar ao texto este conceito valioso. Acredito que os amigos deste blog irão concordar comigo.

Volte sempre e não deixe de opinar sobre os assuntos apresentados.

Beijos e abraços para você também.
Do amigo – Plínio.

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na Paz do Senhor irmão querido Plinio.

Tudo bem com você?
Em meu lar, graças ao bondoso Deus tudo está por ir bem agora com a melhora de minha irmã. Amém.
Voltei a dar aulas na Escola Dominical, e ela provavelmente irá a igreja no domingo, depende de como ela sentir-se, mas ao que nos parece, ela está bem e animou-se mais.

Não canso de agradecer a Deus por isso. Como lhe disse, é ruim vermos alguém querido estar enfermo. Muito ruim. Mas temos um Deus maravilhoso, que ouve-nos e ampara-nos, e acima de tudo CURA. Amém e amém.

Estou a voltar ao meu ritmo normal agora, e como lhe disse, sempre acompanho-te no blog e em seus belíssimos textos, onde posso aprender para assim, poder ensinar meus alunos queridos melhor.
Aprender de Deus é uma maravilha, glória a Deus.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE é muito interessante, gostei das vossas colocações. Preocuparmo-nos mais com o dia de hoje, pois como a Bíblia o diz, "basta cada dia o seu mal".
Concordo também com os demais comentários dos colegas em vosso blog em que não devemos esquecermo-nos dos dias porvir.

Temos e devemos nos planejar para o futuro e a estar preparados para o dia seguinte.
Mas nunca nos deixando esquecer do agora, como disse a amiguinha Lorena, do PRESENTE (achei por bonita demais esta colocação do hoje ser chamado de presente por ser um "presente". Não avia pensando assim antes dela falar. Parabéns Lorena).

Acredito eu, que quando estamos preparados para o hoje, consequentemente, estaremos sim também, preparados para os dias que nos virão.
É uma consequencia. No meu modo de pensar. Não acha irmãozinho?

Está na Bíblia Sagrada que Deus não deixará os seus fiéis mendigar o pão, então temos que ter fé, fazendo por merecer todas as bençãos Divinas, não deixando assim de fazer a nossa parte também.

Irmão querido e amigo Plinio, nossa apostilha estas indo bem.
Só a aumentar. Com certeza, pelos textos ficará ótima, não garanto-te a parte estética dela. Estou a me empenhar para que fique a altura dos seus esclarecedores textos.

Irmãozinho vou fazer umas coisas hoje, meu dia esta por demais cheio hoje. Coisas atrasadas e pendentes por resolver.
Mas foi por demais bom conversar com o irmão querido. Sinto-me próximo e voce presente a me ouvir.
Agradeço-te por sua amizade e ser meu irmão querido em Cristo Jesus.

Em breve falaremos de novo.
Fique na Paz de Cristo Jesus, com muitas bençãos sobre voce e sua família.
Deus abençoe-te abundantemente.
Um grande e forte abraço do seu irmão e amigo.


Josué N.S.Dias
Pernambuco

Plínio para Josué disse...

Bom dia amigo Josué.

Graça e paz em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.

Graças a Deus estou bem juntamente com minha preciosa família e fico feliz por saber que sua irmã está melhor. Confiamos nos cuidados do MÉDICO dos médicos – Dr. Jesus Cristo.

É excelente contar com a ajuda de nosso amado Salvador em todos os momentos de adversidades.
Transmita a ela meu abraço fraterno e diga que Deus certamente concluirá a boa obra que iniciou na vida dela.

É bom vê-lo de volta na ativa disposto a prosseguir seu ministério de ensino. Com certeza seus alunos já estavam sentindo sua falta. Eu diria que sua classe é “mamão com açúcar”, (ditado popular), para exemplificar quando uma coisa é muito boa. Juntou o bom com o agradável. Eles com fome da Palavra e você com vontade de ensinar. Louvado seja Deus por você e por seus aplicados alunos.

Também gostei da postagem da Lorena comentando sobre o “PRESENTE” de Deus, se referindo ao momento vivido. (Ser chamado de presente por ser um "presente"). Parabéns a ela pela criatividade e por demonstrar tanto carinho em suas palavras.

Por hora é só. Como sempre faço, sou grato por suas palavras postadas que demonstram sinceridade.

Abraços. Desejo que você desfrute de uma semana abençoada junto de seus entes queridos e que colha muitos frutos que glorifiquem o Reino de Deus. Amém?

Do amigo e irmão – Plínio.

L e K - Dupla de Sampa disse...

Oizinho Plínio e família,

Queremos desejar uma ótima semana e que Deus continue sempre abençoando o senhor e todos sua família.
Estamos por aqui, como sempre estamos e estaremos.
Parabéns pelo blog, acho que colocamos isto em todos os recados, mas é verdadeiro e gostamos mesmo e sempre entramos e lemos e relemos.
Gostamos muuuiitoooooooo.

Até breve e estamos sempre por perto.
Beijos 1000 e muitos abraços com carinho e respeito,

L e K
Dupla de Sampa

PLínio para L e K disse...

OI querida dupla de São Paulo, L e K.

Agradeço por desejar uma ótima semana e também por ter entrado mais uma vez em meu blog e deixado seu recado.

É gostoso receber recadinhos e gratificante saber que posso contar com sua presença constante.

Desejo da mesma forma a vocês uma semana repleta de bênçãos.

Até breve.

Beijos e abraços carinhosos do amigo Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...