segunda-feira, junho 20, 2011

E PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS


“E perdoa-nos as nossas dívidas...” - (Mateus 6:12a).


O planeta é regido pelo grande mercado de consumo. A mídia é sustentada por inúmeras empresas, que investem fartamente em comerciais, com a finalidade de convencer o consumidor a adquirir cada vez mais os produtos que estão sendo fabricados.


A compra facilitada através de boleto, cheque pré-datado, cartão de crédito, carnês, letras promissórias, são algumas estratégias para “fisgar” o consumidor e levá-los a contrair dívidas, que, por vezes se transformam em objeto de constrangimento e muita ansiedade.

A dívida é algo que tem provocado insônia nas pessoas. Ela rouba, muitas vezes, a tranqüilidade e a capacidade de pensar racionalmente. Muitos, levados pela insensatez, chegam a praticar atos criminosos, como, roubo, seqüestro e até o suicídio.
 A dívida, por razões óbvias, promove a separação entre o devedor e o credor. Normalmente é o endividado que procura evitar a pessoa a quem se deve. Ele se sente humilhado por conta de não ter tido condições financeiras para saldar seu compromisso.

Entretanto, semelhantemente, no reino espiritual existe um mercado muito extenso patrocinado pelo reino das trevas, onde as mercadorias são oferecidas a preços promocionais, com o fim de convencer o homem a consumir cada dia mais. Os “bancos” infernais colocam seus empréstimos (com juros “baixos”), com a finalidade de atrair as pessoas e desta forma endividá-las gradativamente. Esta dívida é caracterizada na vida daqueles que se deixam seduzir pelo pecado. O pecado afasta o homem de Deus. O pecado oferece legalidade ao credor (satanás), de agir em detrimento do (devedor) pecador.
 
Diante disto, graças a Deus que em Cristo (e só por Ele), sempre há solução. O cristianismo é maravilhoso onde encontramos na Bíblia as advertências e os cuidados contra os planos diabólicos. O apóstolo Pedro disse o seguinte: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” – (1 Pedro 5:8). Qual o significado de sobriedade? Significa agir com moderação, com prudência e até abstinência. O cristão necessita estar atento e abster-se das ofertas satânicas amparadas pelo diabo, e não contrair débitos desnecessários e comprometedores.
 
No entanto, se, porventura isto (o pecado) já se tornou uma realidade em sua vida, saiba que o quadro pode ser revertido de forma surpreendente e instantaneamente. Lembre-se que no parágrafo anterior consta uma declaração, onde Jesus é apresentado como a única solução para este tipo de problema. Na primeira epístola de João, está assim escrito: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” – (1 João 2:1,2).

Jesus é o único advogado que trabalha voluntariamente em benefício de seus discípulos. Jesus também por amor aos (endividados) pecadores se entregou como resgate (pagamento) da enorme dívida que o homem tem contraído durante sua existência. A Bíblia diz que todos nós sem exceção adquirimos uma dívida muito grande, e não há possibilidade alguma de quitação, exceto através da remição por Cristo na cruz do calvário. O profeta Isaias, muito antes de Jesus ter passado triunfante pela cruz, escreveu o seguinte: “Verdadeiramente ele (Jesus), tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” – (Isaías 53:4,5).

E perdoa-nos as nossas dívidas. Não vamos fazer desta frase uma retórica mecânica e sem nenhuma reflexão. Jesus nos convoca para algo que vai além de oratória. Ele nos exorta para um posicionamento de arrependimento perante a dívida que se chama pecado. Afinal, é isto que consta no livro de Atos: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor” – (Atos 3:19).
 
Medite neste princípio da oração “E perdoa-nos as nossas dívidas...”. Não despreze os benefícios da benevolência de Deus. Ore neste momento desta forma: Querido Senhor Deus, eu percebo que sou pecador e por conta disso estou endividado. Entretanto, reconheço que estou tendo a oportunidade neste dia de ter minha dívida quitada através do sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Eu me arrependo dos meus pecados e peço o perdão por meio de Jesus Cristo e é em nome dEle que eu oro – Amém!


Dívidas? Nunca mais. Em Cristo e por Cristo o homem é liberto das culpas, dos pecados, das enfermidades e das maldições. Aleluia!




________________Capelão – Plínio.

11 comentários:

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na Paz do nosso Senhor Jesus Cristo Irmão e amigo querido Plinio,

Agradeço-te por lembrar-se de minha irmã. Graças ao bom Deus ela está bem e praticamente curada. Animou-se muito e tudo está por voltar ao normal. Amém.
Espero que com o irmão e vossa família todos estejam bem debaixo da proteção de nosso senhor Jesus.

Eu estou bem, e a voltar as minhas atividades, como disse anteriormente, graças a Deus. Pude dar aula no domingo e foi de grande glória.
Agradeço-te também pelos belos elogios dirigidos a mim e a minha classe, grato irmãozinho querido. Realmente quando estamos a fazer o que gostamos, principalmente para honrar ao nosso Deus, é feito com muito prazer, alegria e estamos a demonstrar isso. Eu amo minha classe e meus aluninhos queridos e sinto muita alegria em poder lecionar e saber que estou a ensinar de Deus a eles. Grato irmão Plinio por elogiar-me.
Como voce diz "Tudo para honra e glória de nosso Senhor Jesus Cristo"... Amém.

Estou a gostar muito dos textos, um surpreende-me mais do que o outro. Este de hoje onde Deus está a nos perdoar as dívidas do pecado foi mui bem explicado.
Pude e todos poderão entender melhor esta parte da oração, onde alguns podem estar a pensar em dívidas em dinheiro que saem por aí a fazer e Deus vai pagar. E não é. Mui bem explicado e entendido. A dívida do pecado.

Irmãozinho querido, desculpe-me se as vezes falo por demais, mas já disse-te uma vez, sinto-me a vontade para falar ao irmão e é mui gostoso ter esta relação de amizade e podermos então falar de Deus. Sei que meus recados são os maiores, mas como disse-te, é mui bom falar com o irmãozinho, mesmo que via net e escrevendo, sinto-me próximo ao irmão e o irmão aqui, do meu lado.
Se estiver por incomodar-te meu prolongamento nos comentários e até por vezes sair dos temas propostos pelo irmão, me desculpe, mas avise-me por favor. Tentarei ser mais direto e não conversar tanto. Mas sabes como é professor, quase não gostamos de falar, não é irmão?

Mas quero que saibas que voce amigo querido faz parte da minha vida e aprecio e aprendo muito com seu blog e é mui gratificante ter este momento que tiro do meu dia para ler vossos textos e escrever para o irmão e contar alguns acontecimentos. Sinto-me alegre e feliz em saber que do outro lado, estás um GRANDE IRMÃOZINHO E AMIGO QUERIDO O QUAL APRENDI A AMAR-TE E RESPEITAR-TE.
UM GRANDE SERVO DO NOSSO AMADO DEUS!
Amém pela vossa vida querido Plinio.

Estou a parar por hoje, senão meu comentário ficará maior e maior e maior e se deixar-me falarei muito.
Mas quero que saibas que voce me faz mui bem, e foi bom conhecer um amigo como voce e ter este contato tão próximo. Grato meu querido Plinio.

Até o próximo.
Um grande abraço fraternal ao querido e que Deus continue a abençoar-te mais e mais. Lembranças a esposa, filhos, netos e todos seus entes.
Fiquem na Paz no Senhor.

Josué N.S.Dias
Pernambuco

Plínio para Josué disse...

Prezado irmão e amigo Josué.

Boa tarde. Que a Paz de Nosso Senhor Jesus esteja com Você e família.

Estou bem graças a Deus.
Louvo a Deus pelo seu regresso ao convívio de seus alunos que certamente estão felizes com sua presença.

Fico contente por saber que os textos estão servindo para auxiliar em seu valioso ministério de ensino. É sempre bom buscar se equipar de conhecimento da Palavra de Deus cada vez mais e poder formar adolescentes (no seu caso alunos) em verdadeiros homens de Deus comprometidos com o Evangelho do Reino. Parabéns por sua dedicação!

Quanto ao “escrever bastante”, quero deixar claro que para mim é um privilégio e motivo de muita alegria quando visualizo seus comentários. Sinta-se em casa e use o espaço que julgar necessário para escrever dando notícias sobre você, sua família, sua cidade, sua igreja, seu ministério e também sobre os textos que escrevo, claro. Não tenha receio de formular críticas se julgar necessário.

Somos parceiros neste projeto. Temos o mesmo propósito. Sabemos onde queremos chegar. Nossa meta é alcançar vidas que precisam de salvação através do único Salvador Jesus Cristo. Amém?

Deus continue te abençoando e até a próxima postagem.

Abraços do irmão e amigo – Plínio.

LORENA C.NEVES-SÃO PAULO-SP disse...

Oizinho grande amigo e professor Plínio.
Tudo bem com o senhor, esposa e família?
Comigo e minha família tudo bem, graças a Deus.

Estou feliz em poder acompanhar toda semana um passo dessa minha predileta oração do "PAI NOSSO".
E cada semana, aprendo mais coisas e vejo o versículo de uma forma analisada mais profundamente, e está sendo muito bom e gratificante aprender com o senhor neste blog instrutivo, por isso o chamei de "PROFESSOR" logo no início, porque é isso que o senhor está sendo aqui para mim. Obrigada.

O versículo de hoje que fala quando "DEUS PERDOA NOSSAS DÍVIDAS", pode realmente dar uma dubiedade a quem lê.
Por isso a explicação de quem entende é muito valiosa.
Como disse nosso amigo Josué, as pessoas podem gastar dinheiro por aí comprando coisas, e sabendo que Deus cumpre suas promessas, e se ELE prometeu que perdoará nossas dívidas, então não precisaremos pagá-las?
NÃOOOOOOO! Exatamente este é o ponto.

Por comodidade ao ler, ou por "ignorância que se auto privilegiará" mesmo, alguns podem pensar e usar deste versículo como sendo Deus nosso "avalista" e ELE, segundo o que prometeu e está na Bíblia, pagará ou perdoará as dívidas financeiras que fizemos.

Por isso, foi muito preciosa esta explicação sobre nossas "DÍVIDAS DO P.E.C.A.D.O.". Deus não se envolve em nossa vida administrativa mostrando o que devemos ou não comprar e investir.
Nós temos que ter a consciência de quando fizermos dívidas em compras, se poderemos pagá-las e as necessidades.
Por isso, temos o LIVRE ARBÍTRIO. Para tomarmos nossas decisões, e sabendo que cada um dará conta de seus afazeres e feitos na terra.

Parabéns mais uma vez Plínio pelas explicações. Estou sempre por aqui e como disse, estarei sempre te acompanhando e seguindo e dando força e aprendendo, até quando Deus permitir, e deve ser, e espero eu por muito tempo.

Agradeço também ao amigo Josué que sempre leio seus lindos comentários, o qual em um deles citou meu nome e me elogiou, obrigada Josué pelo carinho.
Você também diz coisas muito bonitas e inteligentes.

Bom é isso por hoje.
Desejo ao senhor um ótimo feriado em família e que todos possam desfrutar das bençãos do nosso Senhor.
Fiquem com Deus.
Admiro muito o senhor, Plínio.
Beijos e Abraços com amor, respeito e carinho ao senhor e a sua família,

LORENA C. NEVES
SÃO PAULO-SP

Plínio para Lorena disse...

Oi amiga Lorena.

Dizer o que diante de suas afetuosas palavras? Por mais que eu diga não será o suficiente para expressar minha gratidão.

Eu e minha família estamos bem pela graça de Deus que sempre é derramada sobre nós. A Ele, nosso Deus tributamos toda honra e toda glória. Deus tem sido maravilhoso para conosco e sempre nos dá além daquilo que mereceremos. Louvado seja Deus!

Fico feliz por cada comentário, inclusive o seu. As postagens dos amigos servem como combustível para eu me mover com mais entusiasmo. Gosto de saber a opinião dos leitores, ainda que tenham pontos que divergem dos meus.

Outro detalhe importante é contar com os adendos ao texto. Cada comentário é automaticamente acrescido ao texto publicado tornando-o mais esclarecedor.

Alegro-me também por ver as pessoas interagindo através do blog como está sendo o caso de você e meu amigo Josué. Muito bom!

Por hora é só. Desejo a você também um ótimo feriado e espero que seu retorno no blog seja breve.

Beijos e abraços – Plínio e família.

Joanna - Ribeirão Preto disse...

"OLÁ" amigo Plinio
Td bem por aqui comigo e minha família, estou em provas ainda.
Já tive na primeira semana e agora estou de folga por causa do feriado de ontem e segunda tem mais provas, aí vai até quarta-feira e entro em férias. Que legal, não vejo a hora. Meus pais falaram que se td der certo vamos viajar. E estou feliz por isso.
Se eu "sumir" um pouco em julho, não assuste, pode ser que eu esteja viajando, mas te aviso qdo voltar e depois conto como foi minhas notas. Torça por mim, tá?
Gostei desta escrita e fiquei feliz em saber que Deus sempre está disposto a perdoar os pecados que a gente comete. Ainda bem. Porque mesmo sem querer eu acho que peco, e fico feliz em saber que Deus me perdoa, pelo menos eu pesso a ele para me perdoar.
A.... antes que eu esqueça, legal que voce deu a dica da pesquisa final sobre quem pediu a cabeça de Jesus, eu acho que eu acertei (mesmo no chute...rssss) que foi o José, pelo menos entendi assim. A minha amiga Paula errou dizendo que era o Judas, vou falar para ela. Aí ela entra e deixa o recado dela e tbm pode votar do computador dela, né? Mas não no Judas, no José, senão vai errar.
Amigo, lá vou eu cuidar de arrumar meu quarto. De hoje eu não escapo minha mãe disse para eu arrumar essa bagunça hoje, senão não vou sair amanhhã. Então lá vou eu.
Tá legal seu blog, e tenho aprendido com seus textos, meus comentários não são muito bons, mas são com carinho, viu?
Até mais e bom sábado e domingo.
Bjkas


Joanna
Ribeirão Preto

Plínio para Joanna disse...

“Olá” amiga Joanna.

Boa tarde.

Com alegria visualizei mais uma postagem sua em nosso blog.

É motivo de satisfação saber o que você pensa sobre este trabalho que é feito via Internet. É muito bom também contar com seus comentários que servem de estímulos para continuar este ministério que tem como objetivo alcançar vidas para o Reino de nosso Senhor e Salvdor Jesus Cristo.

Quanto à sua ausência, se for o caso, vou compreender e espero que seja TEMPORÁRIO e que em breve você traga notícias boas sobre suas notas. Vou ficar na torcida esperando seu sucesso pleno.

Fique na paz do Senhor Jesus Cristo e até a próxima postagem esperando que seja breve.

Abraços do amigo – Plínio.

João Roberto - São Paulo disse...

Bom dia Plinio

Estou aqui de novo, como havia prometido, sempre acompanhando seu blog e principalmente quero ver todos os passos do pai nosso. Estou achando muito interessante, como já te disse, e tenho aprendido muito. Gosto de ler a Bíblia, mas não desta maneira que voce tem proposto, analisando o versículo de uma maneira bem mais abrangente. Inteligente de sua parte e muito bom para gente aprender e ver outros lados.
Pretendo acompanhar até o fim esta oração. Pois estou gostando.
Bom final de semana a voce e sua família.
Abraço


João Roberto
São Paulo

josy disse...

adorei seu blog,me senti maravilhada com suas messagens,ao ler cada uma me vi diante da presença do senhor,tava mesmo precisando de algo assim ,desse alimento chamado palavra de DEUS,um abraço.

PLínio para João Roberto disse...

Boa noite João Roberto.

Parabéns por manter sua palavra e voltar em nosso blog deixando mais um recado.

Realmente a Bíblia é uma fonte inesgotável de ensinamentos para cada um de nós. Paulo escreveu: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” – (II Timóteo 3:16).

O mundo seria diferente, caso as autoridades decidissem por consultar a Bíblia antes de encaminhar qualquer projeto de lei. As famílias seriam exemplares se buscassem orientações nas Escrituras Sagradas para conhecer os planos de Deus para cada lar.

Enfim, tudo seria infinitamente melhor se Deus fosse priorizado. Amém?

Contudo, enquanto este dia não chega, vamos lutar para fazer diferença neste planeta que precisa ser transformado pelo poder que rege o Universo. O mundo necessita de Cristo Jesus. Cada pessoa individualmente precisa abrir seu coração e deixar Jesus reinar nele e através dele.

Dou graças a Deus porque percebo que você se interessa pela rica Palavra de Deus e demonstra querer aprender cada dia mais. Deus te abençoe grandemente.

Bom domingo, ótima semana e até a próxima postagem.

Abraços do amigo – Plínio.

Plínio para Josy disse...

Olá Josy.

Boa noite.

Seja bem-vinda em nosso blog.
Espero que seja a primeira de inúmeras vezes. Sinta-se à vontade para fazer comentários que julgar necessário. Fico feliz quando recebo recados de pessoas, mesmo não as conhecendo pessoalmente como gostaria.

É nobre de sua parte admitir que esteja precisando da Palavra. Normalmente o homem é orgulho e auto-suficiente e não gosta de reconhecer que é carente do Alimento Espiritual. Parabéns!

Abraços, bom domingo, ótima semana e até a próxima postagem.

Do amigo - PLínio.

L e K - A Dupla de Sampa disse...

Oizinho...
Tudo bem com o senhor, como passou o fim de semana e o feriado?
Aqui tudo bem, mas com frio e chuva, que começaram ontem. Até que o feriado e o sábado foram bonitos e deu pra passear e se divertir, mas ontem e hoje o dia está feio e nublado e frio.
Passamos por aqui para dar um oizinho e como sempre dizemos...
Estamos sempre por perto.
Fica com Deus.
Tenha uma ÓTIMA SEMANA!
Beijinhos e abraços com amor e carinho...

L e K
A Dupla de Sampa

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...