segunda-feira, maio 30, 2011

SEJA FEITA A TUA VONTADE

“Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” – (Mateus 6:10).

 
Ninguém pode saber dos desígnios íntimos de outra pessoa, sem primeiro experimentar sua amizade, convívio, confiança e caminhar com ela em todas as situações. Assim feito, se descobre no outro naturalmente os hábitos e também seus desejos, inclusive, muitas vezes aqueles guardados na intimidade. Existe um ditado popular que diz: “Para se conhecer uma pessoa, você deve comer com ela um saco de sal”. Há fundamento no adágio, não se pode familiarizar-se com alguém desprezando a base que se chama comunhão.

Deus quando criou o homem, estabeleceu um nível íntimo de relacionamento com Ele. Não existia censura ou bloqueios na convivência entre ambos. O homem, antes do pecado, gozava do privilégio pleno de conhecer a vontade de Deus para sua vida, para seu casamento, e para todas as demais coisas existentes no planeta. Em decorrência da rebeldia do ser humano para com seu criador, ele foi fadado a perder a prerrogativa de contar com a presença absoluta de Deus ininterruptamente em seu dia-a-dia. No entanto, esta não era a vontade de Deus. Qual é a vontade de Deus? Existem muitas coisas que compõem a vontade de Deus. Vejamos algumas:


Primeiro: Deus deseja ardentemente que o homem volte a Ele. Para que isto aconteça de fato, é necessário descobrir o único caminho que proporciona esta ligação. No evangelho segundo João encontra-se o registro patente das palavras de alguém com autoridade máxima para esclarecer o assunto de forma contundente, ou seja, o próprio Senhor e Salvador Jesus Cristo disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” – (João 14:6). A vontade de Deus, quando se trata do homem, é manifesto pelo seu grandioso amor, comprovado no calvário através do sacrifício de Seu Filho Jesus. É isto que relata uns dos versículos mais conhecidos da Bíblia: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – (João 3:16).


Segundo: A vontade de Deus é manter um diálogo com seus filhos. Através de Jesus, nós, além da salvação, recebemos também o direito de permanecer na presença do Pai e conversar com Ele livremente. É nesta oportunidade que o cristão abre seu coração, solicita as bênçãos, confessa seus pecados, se arrepende, intercede pelos aflitos e necessitados, glorifica e exalta o nome do Pai, etc., etc. E é bom recordar, que, agindo desta forma o homem está praticando a Oração Modelo ou Dominical. Jesus advertiu aos seus discípulos que não cometessem justamente o inverso daquilo que Ele estava ensinando. Ele disse muito claramente: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos” – (Mateus 6:7).


Terceiro: Além de querer a volta do homem para junto dEle, e também manter um canal sempre aberto e franco de comunicação, Sua vontade também está voltada para uma vida de plena comunhão com Ele. O Senhor Jesus tem buscado vidas, desejando ardentemente consolidar este propósito de harmonia entre Ele e seus filhos. Jesus gentilmente diz: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” – (Apocalípse 3:20). Comunhão é sinônimo de harmonia, é estar afinado e poder emitir som na mesma tonalidade. Assim que, se alguém agora está na presença de Deus, por Cristo, nova criatura é, afinado e preparado para esquecer-se das coisas velhas imprestáveis do passado, e se firmando no Novo que é o Senhor e salvador Jesus Cristo. Por Cristo se vive harmonicamente com Deus sem correr o risco de desafinar nesta grandiosa orquestra mundial que se chama mundo.

Bíblia Sagrada
Deste modo, é evidente que Deus tem muitos outros desejos, intenções e planos que gostariam de vê-los realizados nas vidas de seus seguidores. Entretanto, para finalizar gostaria de enfatizar mais um de seus desejos: Ele almeja de coração, o desenvolvimento espiritual de cada um. Deus coloca sua Palavra como alimento, um dos meios para fortalecimento da fé do cristão. A Palavra é considerada uma das peças de grande valia que compõe a armadura de Deus (com base em Efésios 6:17). A Palavra de Deus é ferramenta poderosa para vencer o diabo. Afinal, foi com a Palavra que Jesus aniquilou e venceu satanás quando tentado no deserto. As Escrituras funcionam como farol para clarear o caminhar do cristão, impedindo os tropeços e as possíveis quedas patrocinadas pelo império das trevas. (fundamentado em Salmo 119:105). Os escritos contidos na Bíblia são vivos e sua eficácia é algo sobrenatural, servindo para discernir até os pensamentos e intenções do coração (conf. Hebreus 4:12).


Assim sendo, a vontade clara de Deus certamente será conhecida por você e por todos, a partir do momento que cada um reconheça que necessita da graça e da misericórdia de Deus sobre ele. Por Jesus o homem é salvo e recebe a garantia da salvação que é o Espírito Santo. Pelo Espírito Santo, as revelações do Senhor são manifestas em cada vida, concedendo a todos a completa vontade de Deus.

Ore assim: “Pai dê-me discernimento da tua vontade e que ela seja regra de comportamento em meu viver diário, amém".




________________Capelão – Plínio.

8 comentários:

Plínio para L e K disse...

Olá L & K.

Boa tarde.

Sinto-me lisonjeado por saber que você e sua mãe estão acompanhando meu blog todos os dias. Agradeço pela audiência e pelas palavras de encorajamento.

Espero de coração que estes princípios extraídos da Oração Modelo ensinados pelo Mestre dos mestres, Senhor dos senhores e salvador único da humanidade JESUS CRISTO sirvam para te ajudar ainda mais em seu crescimento espiritual.

Se interessar pela Palavra de Deus é um ótimo começo para se chegar aos pés de Jesus e receber gratuitamente a salvação. Ele é o maior interessado em que todos se salvem conforme citação de João 3:16.

Percebo que estou falando com alguém que já conquistou a bênção da salvação através de Cristo. Parabéns por ser fã do blog e mais ainda por gostar da Palavra de Deus.

Até a próxima e espero que seja em breve.

Abraços e ótima semana.

Assinado P & C (rsrsr)

L e K - A Dupla de Sampa disse...

Oizinho "P e C" ...

Obrigada pela resposta carinhosa que o senhor deu a mim e a mamãe.
Realmente amamamos o blog do senhor e sabemos que o senhor é um homem de Deus e com certeza, ELE está muito alegre com mais esse meio e forma de falar de Deus as pessoas.
PARABÉNS ao Senhor!

Queremos dizer também, que acho que fomos a primeira a acessar o blog do Senhor e a começar a acompanhar e não vamos deixar de acompanha-lo nunca.
É muito especial, e saber dos ensinamentos do nosso Mestre, nunca é demais, pelo contrário, devemos ter sede da PALAVRA DE DEUS! Não é mesmo?

Muito legal essa idéia do "PAI NOSSO" explicada parte a parte.
Estamos gostando muito e pelos comentarios que pudemos ler, muitos outros também estão.

Fica com Deus e estamos sempre por perto, pode acreditar!
Até a próxima mensagem.

Beijos e mais beijos... 1000!

L e K
A Dupla de Sampa

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na Paz do Senhor querido irmãozinho e querido amigo Plinio.
Espero em Deus que voce e vossa família encontrem-se bem e gozando de saúde e das bençãos divinas.

Como tem sido de grande valia e mui especial nossos diálogos aqui em vosso blog.
Tem-me feito grandiosamente bem, além de estudar e aprender mais da Palavra de Deus para ensinar, sei e sinto em meu coração que ganhei um grandioso e muitíssimo amigo fiel e crente nas orientações Divinas.

E agradeço-te por essa amizade, pelas "aulas" e agradeço ao nosso Amado Mestre por ter-te colocado em minha vida. Gosto-te muito irmãozinho querido e sempre estou aqui também para assim, poder então aprender e conversar com o irmão. Me faz mui bem, e sinto que o irmão também gosta, não só de mim, mas de todos que comentam em vosso blog.
O irmão sempre tem uma palavra carinhosa e amiga a todos em suas respostas.

Louvado seja a Deus por sua vida e de sua família. Voces fazem parte de minha vida e os considero amigos e irmãos.
Amém e Glória a Deus por tudo que o irmão o diz aqui.
Tudo para a honra e glória do nosso Pai Celestial que estás com orgulho de um filho tão querido e especial, voce.

"SEJA FEITA A TUA VONTADE" és mui boa esta parte. Realmente teremos que comer um quilo de sal para que finalmente conheçamos uma pessoa e podermos enfim omitir opinião sobre seu caráter.
A muitos lobos com peles de ovelas espalhados entre nós. Por isto, temo-nos que ter toda atenção.
Deus quer-nos bem e acompanhado de pessoas do bem, filhos de Deus e não somente criaturas.

Parabenizo-o mais uma vez pelas mui belas explicações e minha apostilha só estas a crescer e ficando um "livro" que me será de grande utilidade, graças ao irmãozinho querido.
Agradeço-te sempre.

Me despeço aqui e deixo um versículo o qual gosto muito que se encontra no livro de Salmo capítulo 34 versículo 7 de nossa Bíblia Sagrada: "- O Anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra". Amém!
Esperarei com alegria o próximo passo da mui bela oração do "PAI NOSSO".

Um grande abraço fraternal em Cristo Jesus a voce irmãozinho Plinio querido e aos seus entes queridos que hão de estar ao vosso lado nesta linda trajetória de espalhar esta semente do bem, sem olhar a quem.
Amém e amém em nome de Jesus.

Josué N.S.Dias
Pernambuco

João Roberto - São Paulo disse...

Boa tarde Plínio
Entrei de novo no blog, como te disse no outro comentário, por indicação de um amigo que tem entrado sempre e acompanhado seus textos e gostado muito.
Quero dizer que continuo gostando também do que tenho lido e aprendido e pretendo entrar mais vezes para acompanhar também. Não tenho muito a escrever, porque estou aprendendo sobre este tema bonito e importante, mas acho justo você saber que estou gostando e aprendendo muito aqui, com o pai nosso, que é muito bonito e talvez não compreendido como deveria ser.
Parabéns por falar tão bem e propagar a palavra de Deus de uma maneira simples e tão abrangente, conquistando assim as pessoas a aprender de Deus, eu sou uma delas. Obrigado. E vou indicar a meus amigos também. Tudo que é bom e faz bem temos que espalhar e indicar.
Espero o próximo texto e agradeço sua resposta me dizendo que sou bem vindo. Então, aqui estou eu novamente.
Abraço forte

João Roberto
São Paulo

Plínio para Josué disse...

Oi prezado amigo Josué.

Boa tarde.

Eu e minha família estamos bem graças a Deus.
É sempre bom receber seu recado no blog e tê-lo arrolado em minha lista de amigos. Infelizmente ainda não tivemos oportunidade de nos falar pessoalmente.

Entretanto,trocar correspondências via blog tem sido uma experiência gratificante e espero que estes contatos continuem.

Diga aos seus alunos que mando abraços a todos e agradeço pelo apoio que eles têm dado ao blog.

Abraços a você também e que Deus continue derramando ricas bênçãos sobre você, sua casa e todos seus discípulos aplicados.

Até a próxima.

Plínio.

Plínio para João Roberto disse...

Oi João Roberto.

Boa tarde.

Sou grato por voltar e postar mais um comentário. Como disse, repito, você é bem-vindo sempre. Gosto de manter contato com pessoas ainda que por força da circunstância, via blog.

A internet é uma bênção quando se sabe usar e graças a Deus estamos usando este veículo para anunciar o Evangelho do Reino de Deus.

Nossa intenção é divulgar a Palavra de Deus ao maior número de pessoas possível e agradeço por você recomendar o meu blog aos seus amigos.

Abraços e até a próxima postagem – “assim na terra como no céu”

Plínio.

José Luiz-Pernambuco disse...

Bom dia senhor Plinio.
Obrigado por mandar um abraço a nós alunos do seu amigo e nosso querido Professor Josué. Fiquei muito contente em ter sido lembrado pelo irmão que é tão importante e atarefado em seus dias e teve tempo de lembrar da gente daqui de tão longe. É muito bom ser lembrado, principalmente por alguém como o senhor.
Obrigado mesmo, já liguei para uns amigos da classe e avisei que o senhor falou da gente e para eles olharem.
Dois de meus amigos, o João e o Paulinho, já aviam visto hoje a sua resposta ao meu querido Professor, mas eles não deixaram recadinho. Disseram que tem vergonha de escrever.
Eu também tenho, mas estou tentando perder e vou conseguir, já estou não acha irmão?
O Professor Josué nos disse domingo que a apostila que ele está fazendo com a sua ajuda e participação está ficando muito bonita e o mais importante, instrutiva, e cada um de nós receberá uma para levarmos para casa para depois das aulas podermos então estudar mais sobre a oração do PAI NOSSO quando estiver completa. E ele está muito feliz com este projeto que o senhor tem ajudado. Ele é um professor muito querido e ama o que faz e sempre disposto a nos agradar e propagar a Palavra de Deus. Assim imagino que seja o senhor também, por ter se dado tão bem com meu Mestre. Ele te admira, é difícil não comentar sobre o senhor, seu blog, seus textos em nossas aulas.
Espero um dia vê-lo perto dele. Será uma honra para nossa classe.
É isso que quero dizer senhor Plinio, desculpe se não me esspresso tão bem como os outros de seu blog e meu proprio Professor e o senhor mesmo, que fala tão bem e com tanta facilidade.
Mas sou tímido e as vezes não consigo me esspressar muito bem com as palavras.
Mas queria agradecer por lembrar da gente, e sempre do meu querido Mestre e Professor Josué, vejo que voces tem uma ligação muito forte em Cristo Jesus, e isto os aproximou.
Obrigado por tudo e pela ajuda que tem dado a nós, estamos aprendendo bastante com seu maravilhoso blog.
Abraço ao senhor também e a sua senhora e família.


José Luiz - Aluno do Professor Josué
Pernambuco

Plínio para José Luiz disse...

Oi José Luiz.

Boa noite.

Foi bom ler seu recado comentando sobre meu blog.

Não tem como desvincular o Professor Josué dos Alunos aplicados que são liderados por ele. Vocês são privilegiados por tê-lo como mestre.

As igrejas precisam hoje mais que nunca de pessoas que vivam aquilo que ensina e quando isto se torna realidade os frutos aparecem naturalmente e glorificam o nome do Senhor.

Espero que a apostila que está sendo preparada por meu amigo Josué sirva para ajuda-los ainda mais no desenvolvimento espiritual. Quem sabe, depois de pronta eu possa receber uma para examinar e guardar com muito carinho. Caso decidam por enviar, é só escrever solicitando o endereço. Seria ótimo colocar uma foto da classe em frente da igreja estampada na capa da apostila. Somente sugestão!!!

Agradeço mais uma vez por ter deixado seu comentário no blog. Volte sempre e não deixe de comentar os textos.

Abraços para você, para o Josué, sua classe e em especial ao João e ao Paulinho que entraram mas não deixaram recado.

Até a próxima postagem - "ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU".

Capelão Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...