segunda-feira, maio 23, 2011

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME





"Santificado seja o teu nome"

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome” - (Mateus 6:9).

Observação: Favor inverter a ordem deste princípio. Por engano acabei publicando “Venha o Teu Reino” primeiro como foi bem observado pela Lorena.



O nome de Deus tem sido vulgarizado entre os homens que não têm uma aliança com o cristianismo autêntico. Certas pessoas têm usado o nome de Deus até para praticar a criminalidade. O delinquente, por exemplo, muitas vezes se expressa da seguinte forma: “Se Deus quiser, um dia vou matar fulano de tal”. Outros juram por Deus, mesmo sabendo que estão faltando com a verdade. Não se estabelecem critérios para se usar o nome de Deus adequadamente.

O quarto mandamento recebido de Deus por Moisés no Monte Sinai define a intenção do Senhor em relação ao seu nome. Ele disse: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” _ (Ex 20:7). Em momento algum Deus teve a intento de popularizar o seu nome, ao contrário, sua intenção sempre foi voltada para o respeito absoluto à sua pessoa e também ao uso adequado de seu nome.


* Tão grande era o respeito do antigo povo hebreu pelo nome de Deus, que nem mesmo ousavam pronunciá-lo, nem tentar pô-lo em linguagem humana. Era representado, na escrita, pelas letras YHWH. Mais tarde foram aumentadas para YAHWEH, que se tornou em JEOVÁ, e na tradução que usamos é representado pela palavra - “Senhor”.


Santificado seja o teu nome. Qual é o sentido desta frase? Por que o respeito de Jesus para com o nome do Pai? Tal indicação pode ser que não tenha um significado especial para nós, a menos que entendamos o quanto Deus deseja que nos relacionemos com Ele de forma correta e excelente.


Deus é integralmente santo, puro e sem mácula alguma. Sendo assim, Ele espera no mínimo que seus filhos tenham as mesmas características dEle. Ter qualidades idênticas às de Deus, não quer dizer necessariamente que o homem (filho) se tornará em Deus (Pai). Quer dizer sim, que, o filho mesmo com suas limitações estará atuando (imitando) o Pai em sua forma com espontaneidade de coração.


O apóstolo Paulo, autoridade no assunto, indica algo aos crentes de Éfeso, e também aos cristãos de hoje: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” – (Efésios 5:1). Filho que se sente amado, por conseguinte também ama, desta forma, o respeito pelo nome do pai é algo que acontece com muita naturalidade na vida do filho.


Santificar o nome de Deus não deve permanecer tão somente na esfera do pensamento. A santificação do nome do Pai deve de igual modo acontecer através da maneira de agir diariamente. Viver em santidade é santificar o nome de Deus. Esta é a recomendação de Pedro em sua primeira epístola: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” - (1 Pedro 1:15,16).


_______________________________

* O 3º parágrafo foi extraído do livro – “Meditações de um leigo” – de W. Phillip Keller, Editora Vida.

_____________Capelão – Plínio Cavalheiro.
 

10 comentários:

Lorena C.Neves - São Paulo-SP disse...

Oi Plínio tudo bem com você e sua família?

Fiquei contente em ver que você não ficou chateado com meu comentário anterior perguntando sobre esse passo da oração do PAI NOSSO. Como estou acompanhando todos os passos, senti falta deste, por isso te perguntei.

Obrigada por colocar este passo, e até citar meu nome logo no começo de seu post. VALEU!
Gostei de tudo que li, e agora sei que minha apostila, assim como a do Josué (outro leitor de seu blog) não ficará faltando nada.
Que bom.

Legal as explicações de hoje sobre o "SANTIFICADO SEJA O TEU NOME". Achei muito boa. E coisas novas aprendi mais uma vez.
Principalmente a parte no parágrafo 3 que você fala que foi extraído de um livro que coloca o nome de Deus em letras (que nem sei repetí-las agora), mas por respeito nem eram escritas e muito menos falada em vão.

Realmente nem percebemos, mas falamos o nome de Deus, e muitas vezes em vão. E deveríamos mesmo seguir a risca em NÃO FALAR O NOME SANTO DE DEUS EM VÃO.
Mas as vezes... Quando vemos, já foi e acabamos falando por qualquer coisa.
Falo por mim mesma. Vou tentar me policiar mais.

Bom Plínio obrigada mais uma vez por atender meu pedido de voltar um passo nesta linda oração e nos dar explicações muito importantes e úteis.

Boa semana e beijos e abraços.

Lorena C. Neves
São Paulo - SP

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na Paz do Senhor querido irmão e amigo Plinio,

Espero em Deus que todos em vosso lar estejam gozando de boa saúde, com a graça de nosso Deus Pai.

Gostei da observação de nossa amiga Lorena ao sentir por falta um dos princípios da lindíssima oração do Pai Nosso. Achei de grande valia ela falar, além de mostrar que o acompanha mesmo e mostrar interesse no aprendizado da palavra de nosso maravilhoso Deus, também alertou-nos de algo que passou aos nossos olhos sem percebermos.

Eu estou a acompanhar o irmão a algum tempo, e como disse, agradeço pela autorização em fazer a apostilha completa sobre a oração com todas as explicações passo a passo, e se nossa amiga não tivesse observado, talvez pudesse ter passado e ficaríamos sem essa importante parte da SANTIFICAÇÃO DO NOME DO NOSSO PAI CELESTIAL.

Obrigada Lorena por estar a observar e se interessar por assuntos de Deus.
É mui bonito isso, e acredito que o meu irmãozinho e amigo Plinio concorda comigo.

Admirei muito as explicações sobre este passo do SANTÍSSIMO nome de DEUS.
Ele é SANTO, SANTO, SANTO e sempre o será.
E devemos mesmo ter mui cuidado ao falar em vão no nome santo de Deus.

Sempre encerro meus dizeres por dizer que agradeço-te mais uma vez pelas explicações. E continuo e continuarei a acompanhar-te em seu lindo e de grande valia blog.
Enquanto tiver folego louve ao Senhor.
E isso o irmãozinho o faz, e muito bem.
Parabenizo-o pelo dom de escrever e explicar mui bem assuntos relacionados ao nosso Criador.
Sempre o parabenizarei por isso.

Um grande abraço fraternal ao irmão e amigo, e a vossa família também.
Fiquem na graça de nosso DEUS Pai, que nos criou e nos quer bem, espalhando as boas novas a todos.
Amém.


Josué N.S.Dias-
Pernambuco

Plínio para Josué disse...

Prezado irmão e amigo Josué.

Shalom.

Estamos bem graças ao Deus bondoso que servimos e adoramos e espero que você e sua família de igual modo estejam bem.

Legal saber que vocês estão atentos aos textos que nos mostram os princípios extraídos da oração Modelo ensinados por Jesus aos seus discípulos e a nós também que, com muito orgulho e alegria também somos.

Seguir os passos de Jesus é privilégio a nós identificados como cristãos. Ser “cristão” é se deixar Cristo Reinar em nós e por nós.

Digamos que a “Oração do Pai Nosso” é uma bússola que nos orienta a trilhar na rota correta onde o fim é a maravilhosa Cidade Celestial. Viver os ensinos da Oração é sinal de maturidade cristã e maturidade cristã alegra o coração do Pai nosso que está nos céus.

Sou grato mais uma vez por suas palavras de estímulo. Realmente pretendo enquanto tiver fôlego anunciar Jesus como único meio de salvação. “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego” – (Romanos 1:16).

Abraços a você e aos seus queridos e até a próxima postagem.

Amigo – Plínio.

João Roberto - São Paulo disse...

Boa tarde
Entrei pela primeira vez neste blog por indicação de um amigo que tem entrado sempre e acompanhado seus textos.
Quero dizer que gostei do que li e pretendo entrar mais vezes para acompanhar também.
Parabéns por falar tão bem e propagar a palavra de Deus de uma maneira simples e tão abrangente.
Abraço

João Roberto
São Paulo

Plínio para João Roberto disse...

Oi João Roberto.

Boa noite.

Fico feliz e grato com sua chegada em meu blog e espero que você tenha vindo para ficar. Sua presença e possíveis comentários serão sempre bem-vindos.

Abraços.

Plínio.

Joanna - Ribeirão disse...

"OLÁ" querido amigo Plinio td bem?
Gostei do texto q vc publicou.
Eu tbm não havia notado que faltava um pedaço antes do último que vc avia colocado. E olha que tenho esta oração do PAI NOSSO bordada e em um quadro em cima da minha cama, um presente da minha avó, e gosto muito de olhar para ele. Antes era para rezar, agora eu leio e quando quero mais, eu oro, como vc tem ensinado.
Ainda bem que alguém viu que faltava um pedaço antes e vc colocou para que não fique falatando nada para agente aprender. Legal.
Eu falo direto o nome de Deus, e pelo que li e vc ensinou, não devemos, porque ele é santo e não devemos fazer isso. Vou tentar me policiar mais e dar realmente o respeito merecido a Deus.
É difícil, porque o primeiro nome que vem na nossa cabeça é Deus, e achava que era até bom, mas lendo direito seu texto, vi que não é bem assim não.
Hoje não vou escrever muito, estou saindo agora. Mas quero que voce saiba que sempre entro em seu blog e leio e releio, e mostrou aos meus pais também, que estam acompanhando. Nem sempre dá pra deixar comentário, ou pra falar a verdade, não sei muito o que falar em algum dia, então pra não falar mais besteiras do que normalmente falo e escrevo, prefiro não escrever nada.
Rssssssss.
Mas não pense que parei de acompanhar, viu?

Abraço e beijo e até mais.
Quase esqueci de te falar, hoje vou pra Cravinhos fazer um trabalho de escola com minhas amigas, por isso estou com pressa. Quem sabe vejo seu netinho por lá. Mandarei um beijo tá?

Joanna
Ribeirão Preto

Plínio para Joanna disse...

Boa noite amiga Joanna.

Eu estou bem graças a Deus e sou grato por perguntar.

É sempre bom abrir o blog e notar sua postagem. Para quem começou com um “olá”, hoje já está hábil a escrever um livro – rsrsr. Parabéns e obrigado pelo apoio que você tem demonstrado através de suas gentis palavras.

Eu compreendo que nem sempre estamos dispostos a fazer comentários sobre os textos que lemos. Eu também sou assim. Contudo, só pelo fato de você entrar, ler as mensagens postadas e divulgar o blog aos seus colegas me deixa feliz. Afinal, este é o propósito do blog, anunciar o Evangelho do Reino de Deus ao maior número de pessoas possível.

Até a próxima. Deus te abençoe grandemente.

Abraços e beijos do amigo de

Campinas – Plínio.

José Luiz - Pernambuco disse...

Bom Dia Senhor Plinio como estás?
Eu vou bem e sempre entrando e lendo seus textos no blog e gostando também.
Meu professor Josué nos avisou que depois de pronta a oração do Pai Nosso que o senhor está explicando versículo a versículo,ele vai fazer uma apostilha para nos dar e também dará aulas a respeito.Gostei da idéia e meus colegas também. Desculpa não deixar muito comentarios,mas não sou muito bom em falar e muito menos escrever.
Pode perguntar ao Professor Josué,sou quieto e tímido. Mas o senhor tem feito bem ao meu professor e a nós e a tanta gente, por isso, tentei deixar a timidez de lado e deixar meu recadinho agradecendo-te pelos ensinamentos e pelo lindo trabalho de falar de Deus.
Dom é dom mesmo. Meus parabéns ao senhor.
Abraço e fica na Paz do nosso querido e único Deus.

José Luiz
Pernambuco

(aluno do Professor Josué)

Plínio para José Luiz disse...

Olá José Luiz.

Boa tarde.

Estou bem graças a Deus e feliz por saber que você também está bem e prestigiando meu blog. Eu tenho falado a todos que me sinto gratificado pela frequência e com os comentários de pessoas que mesmo não as conhecendo pessoalmente, me sinto próximas delas.

Gostei da ideia do meu amigo Josué em montar uma apostila usando os textos alusivos ao tema que estamos tratando – “Oração Pai Nosso”. Espero que este trabalho sirva para despertar mais pessoas a se interessar pela forma correta de se dirigir ao Pai.

Até a próxima e espero que seja em breve.

Deus te abençoe grandemente.

Abraços.

Plínio.

L e K - A Dupla de Sampa disse...

Olá querido Plínio e família...

Quero primeiro dar um ÓTIMO DIA a voces e dizer que sempre estamos lendo seu blog.
TODOS OS DIAS!!!!
Lemos e relemos suas mensagens inspiradas na Palavra de nosso Deus.
Gostamos muito e achamos muuuuitoooooo lindo seu trabalho.
Parabéns por ele.

Muitas vezes nem deixamos comentários, mas com certeza, acho que eu e minha Mamãe fomos uma das primeiras a acessar seu blog e a ler e a gostar. Já até falamos para um monte de gente que também gostaram e aprovaram.

Estamos gostando muito da oração do nosso amado PAI NOSSO.
Muito bem explicada e não perdemos nadinha. Mesmo que não tem nada de novo escrito no dia (é a mesma mensagem), entramos no blog e lemos os comentários e estamos sempre ligadinhas por aqui, até o próximo post.
Deus, com certeza, está muito contente com isto.

Desejamos um ótimo final de semana, aqui em São Paulo está muito frio com garoa. Então... Fim de semana de frio.
São as estações do ano, não é?

Fiquem com Deus!
Beijos e mais Beijos e Abraços ao senhor e a sua esposa...

Das amigas e fãs do blog e da Palavra de Deus...

L & K -
A Dupla de Sampa

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...