segunda-feira, maio 16, 2011

VENHA O TEU REINO

VENHA O TEU REINO


Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” – (Mateus 6:10).




Há muita controvérsia entre estudiosos envolvendo a questão doutrinária da frase REINO DE DEUS, ou REINO DO CÉU.

Jesus interrogado pelos fariseus quando se daria ou viria o Reino de Deus, respondeu-lhes: “O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós” – (Lc 17:20,21).


Venha o teu reino. É também declarar e aceitar a autoridade que Deus exerce sobre nós (seu povo, ou seus filhos) na posição de Rei. É reconhecer a soberania dEle sobre tudo e sobre todos. É consentir transparecer algo que vem de dentro do coração, de tal forma que o mundo perceba em nós (seus discípulos) a magnitude de Deus e seu Reinado.


Jesus estaria recomendando na oração algo óbvio, ou alguma coisa que incide independente das circunstâncias? NÃO! Esta súplica se faz necessário na vida do cristão quando ele pelo livre-arbítrio e motivado pela ação do Espírito Santo resolve admitir o Reinado de Deus. Com toda certeza, esta atitude é algo considerado da maior relevância no caráter de cada cristão. É na verdade uma declaração de transferência de reinado.


Por que a transferência de reinado? Por motivo inequívoco evidentemente. Todos os homens, sem exceção, descendem de uma geração comprometida com o reino das trevas. Refiro-me ao primeiro casal criado por Deus. Paulo afirma esta verdade ao escrever aos Romanos: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” – (Romanos 5:12).

Por isso, pela desobediência de Adão e Eva, o diabo adquiriu o direito legal de “reinar” neste mundo. Ele conquistou o título de deus, título este que até então estava em poder do homem criado por Deus para reinar sobre tudo e sobre toda a criação.

O apóstolo Paulo, na unção do Espírito Santo escreve aos corintos em sua segunda epístola. Ele prega aos seus discípulos, e não esconde o propósito de satanás em dominar as criaturas deste século. Ele diz: “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” – (II Coríntios 4:4).

Por conseguinte, notamos a ação do diabo na criatura humana diretamente e indiretamente. No incrédulo ele cega não permitindo que a Verdade (luz), do Evangelho se manifeste e no cristão ele age astutamente procurando brecha para derrubá-lo e convencê-lo a se insurgir contra o Reino de Deus.

Jesus, após um jejum de quarenta dias e quarenta noites, foi tentado pelo diabo. Diz a palavra que o diabo transportou Jesus a um lugar alto, e mostrou-lhe todos os reinos existentes no planeta, e não só isso, mas também a sua glória. Em seguida ele disse: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” – (Mateus 4:9).

A defesa e a vitória de Jesus sobre o diabo se deu com o uso da palavra de Deus. Então disse-lhe Jesus: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam” –(Mt 4:10,11).

Assim sendo, ore neste momento ao Senhor dos senhores, Deus dos deuses, ao Rei dos reis, declarando que você deseja abraçar em seu coração o reinado dEle. Confesse que você renuncia o reinado das trevas em sua vida para sempre. Peça perdão ao Rei por ter desprezado e desconsiderado seu reinado até então. Diga: “Venha o teu reino” dentro de mim, em nome de Jesus. Amém!


____________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

10 comentários:

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na Paz do Senhor irmão Plinio,
Todos encontram-se bem em vossa casa?

Continuo a acompanhar seu blog e textos, e agora a oração de minha grande predileção do PAI NOSSO, estudada parte a parte e estou a gostar.

Deixei-lhe comentário no texto anterior, mas vi que houve problemas no blog e a apagou. Eu estava a elogiar e a dizer que continuo a acompanhar.

Também lhe pedi a autorização para fazer uma apostilha, foi uma idéia que tive, para depois de pronta com toda a oração, distribuir aos meus alunos e poder ministrar sobre o tema e ter mais material em mãos. O que você acha?
Concorda? Com seu crédito de escritor, e coloco páginas em branco para podermos escrever nossas opiniões.

Acho que será de grande utilidade, pois como lhe disse, o irmão escreve muito bem, e tendo este material em mãos será melhor para meus alunos poderem acompanhar a cada aula.

Irmão Plinio querido, agradeço-te mais uma vez pelo blog e pelos belíssimos textos inspirados nas SAGRADAS ESCRITURAS.
Amém pela vossa vida.
Deus continue a abençoá-lo e a sua casa também.

Fique na Paz de Deus.
Um grande abraço irmão e amigo para sempre, mesmo via internet, e quem sabe um dia nosso amado DEUS possa nos fazer ter um encontro pessoalmente.
Seria de grande honra a minha pessoa.

Josué N.S.Dias
Pernambuco

Plínio para Josué disse...

Prezado irmão e amigo Josué.

Shalom.

Lamento pelo incidente no blog e por conta disso sua postagem ter sido apagada.

Quanto a autorização para fazer apostila deste material, sinta-se a vontade para usar os textos. Você tem irrestrita aprovação. Com certeza esta apostila, com seu toque e capricho será um veículo a mais para divulgar o Reino de Deus. Parabéns pela iniciativa.

Sou grato mais uma vez pelas palavras de incentivo que estão sempre diante de você.

Deus te abençoe e te guarde sempre.

Abraços para você e para todos de sua casa e até a próxima postagem.

Plínio.

Lúcia Regina- Sorocaba-SP disse...

Boa noite. Tenho visto sempre este blog e vendo a oração do pai nosso passo a passo e estou gostando do que tenho lido. É sempre bom aprender, principalmente quando ligamos a tv ou jornal ou internet e vemos tantas tragédias, é muito bom e relaxante saber que alguém está por nós e nos quer bem. Esta oração é muito bonita e muito melhor sendo explicada por alguém que entende. Obrigada.
Abraço e aguardo o próximo passo.

Lúcia Regina
Sorocaba-SP

Plínio para Lúcia disse...

Olá Lúcia Regina.

Boa tarde.

Gostei de receber sua visita em meu blog e pelo comentário. Espero que você volte mais vezes.

Grato. Seus comentários serão sempre bem-vindos.

Abraços – Plínio.

JOANNA-RIBEIRÃO PRETO-SP disse...

Olá Plinio,

Deixei recado pra vc semana passada, mas vi q teve problemas em alguns blogs, das minhas amigas tbm ouve, e alguns recados foram apagados, o meu tbm em seu blog.
Mas nem se preocupe, disse q continuo firme lendo e relendo seus textos sobre a oração do pai nosso, q até pouco tempo atrás eu mesma falava rezar o pai nosso, e acho q a fazia em forma de reza mesmo.
Minha cabeça as vezes estava pensando em outras coisas, e antes de dormir, achava que rezando o pai nosso, estaria protegida e Deus me protegendo de td, e com a cabeça nas provas, e outras coisas, como dizemos... "viajando".
Agora vejo q muitas vezes Deus não me ouviu, e ele estava certo, pq eu não estava ali tbm.
Estou aprendendo muito com voce, inclusive a me esspressar melhor nas escritas. ADORO falar e muito, não saio do telefone, minha mãe fica até brava comigo. Rssssssssssss.
Mas qdo é pra escrever, aí o bicho pega.
Rssssssssssssss.
Que bom q estou escrevendo mais, espero q não tenha muitas besteiras, dá um desconto, viu pessoal do blog e vc tbm Plinio.
Abço e Bjs da amiga e seguidora e "aprendedora" de coisas muito interessantes sobre a Bíblia e Deus.

JOANNA
RIBEIRÃO PRETO-SP

Lorena C.Neves-São Paulo.SP disse...

Oi Plínio e família...

Tudo bem com vocês?
Aqui em casa está tudo bem, graças a Deus, somente tem feito muito frio por aqui. Mas acredito que no momento não é um "privilégio" de São Paulo, a famosa terra da garoa, mas de todo o país, pelo que tenho visto nos noticiários.

Quanto a continuação da oração do PAI NOSSO, estou acompanhado e gostando do que tenho lido.
Que bom saber que temos nosso "porto seguro"... VENHA A TEU REINO. Temos o REINO DE DEUS, basta aceitarmos e queremos, não é mesmo? Que bom e acolhedor saber disso.
Parabéns por essa terceira parte, estou seguindo e vou continuar.

Também gostei da idéia do Josué de Pernambuco, que sempre comenta e gosta, assim como eu, deste maravilhoso blog.
Ele disse que tem a idéia de fazer uma apostila para depois de pronto com toda a explicação do PAI NOSSO ele poder dar aulas e se aprofundar mais. Muito boa idéia.
Parabéns Josué por sua idéia.

Vou "colar" essa idéia, mas não sou professora, apenas para ter mesmo uma apostila e quando tiver alguma dúvida ou quiser ler algo interessante e sadío, leio essas explicações em forma de apostila.
Gostei. Acredtito que você Plínio não irá se incomodar também se eu fizer, não é mesmo?

Até a próxima postagem.
Aguardo a continuação.
Abraço e obrigada pelas explicações.

Lorena C. Neves
São Paulo-SP

Plínio para Joanna disse...

“Olá” amiga Joanna.

Boa tarde.

Agradeço pelo recado da semana passada. Só lamento o fato de ter apagado por problemas no blog que desconheço. Felizmente você continua prestigiando meu blog mesmo com os problemas técnicos ocasionais.

Estou gostando também porque você está escrevendo bastante e são palavras encorajadoras.
Gosto da forma como você se expressa. Percebo espontaneidade em seus comentários.

Desejo que os textos possam servir para te ajudar cada dia mais galgar os degraus da escada do conhecimento bíblico e santificação espiritual.

Usando sua própria colocação “reza”, é bom lembrar que nenhum filho reza diante de seu pai biológico. O natural é estabelecer diálogo, de preferência conversa saudável e franca. E é isto que Deus espera de seus filhos – “diálogo sincero”.

A oração do Pai Nosso oferece uma visão ampla daquilo que os filhos de Deus precisam ter a respeito de entrar na presença de Deus, falar com Ele e ouvir dEle as respostas necessárias.

Graças a Deus percebo que você está no caminho certo e tem um coração aberto para o aprendizado. Parabéns!

Abraços para você e todos de sua casa.

Capelão – Plínio.

Plínio para Lorena disse...

Oi Lorena de São Paulo, terra da garoa.

Boa tarde.

Acabei de receber e ler sua postagem. Mais uma vez quero expressar meus agradecimentos por tudo que você postou até hoje neste blog que tem o propósito de divulgar a preciosa Palavra de Deus a todos quantos se interessam em conhecer mais sobre este assunto.

Neste mundo existem inúmeros assuntos saudáveis que precisamos nos cientificar com o objetivo de superar as adversidades do dia-a-dia. Entretanto, se alimentar da Palavra de Deus é algo extraordinário. Nada se compara a este tema PRECIOSO.

É claro que você está autorizada a montar uma apostila a exemplo de meu amigo Josué. Sinta-se a vontade para usar todos os textos como achar melhor. Fico lisonjeado com seu pedido assim como fiquei quando o Josué solicitou.

Eu e minha família ficamos gratos por você nos escrever.

Deus te abençoe e até a próxima postagem.

Abraços do amigo – Plínio.

Lorena C.Neves - São Paulo-SP disse...

Oi Plínio td bem?
Eu já deixei recado pra vc aqui nesta postagem e nas outras tbm.
Desculpe se estou enganada e não quero parecer intrometida e muito menos te ensinar a fazer o que faz tão bem. Longe de mim.

Por favor, não me leve a mal, pode ser que seja um engano meu, por falta de conhecimento mesmo, ou porque perdi algum texto.
Se for isso, por favor, esqueça o que vou dizer e peço desculpas adiantadas já.

Sabe o que é?
Se não me engano, está faltando, um pedaço do PAI NOSSO, antes deste último que vc colocou "Venha o teu Reino".

Pelo que conheço do Pai Nosso, a qual gosto muito desta oração, é a parte do "SANTIFICADO SEJA O TEU NOME".

Procurei nos textos do seu blog, mas não encontrei.
Sei que esta é a terceira postagem passo a passo da oração e estava lendo em minha Bíblia, e percebi que esta parte não encontrei a sua explicação passo a passo.

Como estou acompanhando tudo e gostando muito, gostaria de saber se perdi, se vc vai colocar de novo, ou se sou eu que estou errada.

Se vc pudesse, gostaria que explicasse tbm esta parte do "SANTIFICADO SEJA TEU NOME", claro, se for possível e não for incomodar ou atrapalhar seu cronograma de postagem e de trabalho, ok?

Bom é isso.
Continuo parabenizando pelo belíssimo trabalho, e pra vc ver como nos faz bem.
Senti até falta de um dos versículos, e quero ter todos eles. Por isso o meu pedido.
Espero que eu seja atendida.

Bom final de semana.
Abraços e beijos a vc e todos de sua família.

Lorena C. Neves
São Paulo - SP

Plínio para Lorena disse...

Prezada amiga Lorena.

Você está coberta de razão.

Cometi uma falha e deixei passar um dos princípios da oração e prometo que na segunda-feira publico “Santificado Seja o Teu Nome”.

Agradeço por escrever e te parabenizo pelo fato de ter observado a ausência desta frase que não pode ser desprezada dentro da oração.

Precisamos urgentemente santificar o nome de Deus.

Abraços e beijos para você também.

Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...