quinta-feira, dezembro 22, 2011

NATAL



O que é Natal? Qual é a primeira ideia que surge na nossa cabeça quando nos deparamos com termo “Natal”? Pensou em algo? Creio que sim!

É difícil encontrar um veículo de comunicação em massa capaz de nos surpreender com mensagens que caracterizam o verdadeiro sentido do Natal, ou capaz de nos motivar a repensar na história do nascimento de Jesus.

Com o decorrer dos anos, à medida que a população do planeta cresce a impressão que se tem é que as pessoas se distanciam cada vez mais daquilo que é real e se apegam no fictício, ou ainda preferem priorizar as coisas materiais (que são findáveis) em detrimento das coisas espirituais (que são eternas).

A ênfase nesta época é no faz de contas. Pensar em um “mundo” fantasioso onde existe papai Noel chefe dos duendes, com sua fábrica de brinquedos prontos para distribuir a todas as crianças que se comportaram bem durante o ano. Pensar e desfrutar de maravilhosas ceias troca de presentes, bebidas, amigos secretos são alguns quesitos que compõem a tradição dos natais que conhecemos.

Nada contra as festas onde a família possa estar reunida. Nada contra os presentes e a mesa farta. Entretanto, me reservo o direito de não admitir que o tal de “papai Noel” usurpa o lugar de Jesus Cristo ou em última instância o lugar dos verdadeiros papais e mamães que trabalharam o ano todo para ganhar o equivalente para comprar os presentes aos seus filhos.

Não posso admitir que a mentira seja colocada como base nos corações das crianças. Nada, absolutamente NADA de bom se constrói em cima de alicerce mentirosa. A Bíblia diz: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” – (João 8:44).

A Bíblia descreve o Natal da seguinte forma: “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus” – (Mateus 1:18-25).

O parágrafo acima é uma síntese do real significado do NATAL. Não importa se isto ocorreu exatamente no dia 25 de Dezembro ou não. Os estudiosos da bíblia constataram que Jesus nasceu em outra época. Contudo, como disse isto não modifica em nada. O importante é saber a razão pela qual Jesus foi enviado a este mundo, aceita-lo como único Salvador e Senhor, e, por conseguinte, adorá-lo em espírito e em verdade todos os dias do ano.

Meu desejo: Tenha um Feliz Natal e não deixe de glorificar o nome de Jesus Cristo neste dia 25 de dezembro e sempre.



 ________________Capelão – Plínio.

2 comentários:

Rose Cristina Campos disse...

Desejo a voce e a toda família um excelente NATAL, que Deus possa continuar abençoando seu lar.

E que o ESPÍRITO NATALINO faça parte da "festa" que JESUS nasceu (teoricamente no dia 25 de Dezembro) e por isso a GRANDE CONFRATERNIZAÇÃO.
Ele com certeza se alegra em ver tantas pessoas e famílias juntas e reunidas felizes para a celebração da data que nos remete a união e muita alegria.

O nascimento de Jesus, graças a Deus, já não é mais esquecido, como infelizmente, foi no passado por muitos anos. Hoje, os meios divulgam também esta linda data e história do nascimento de nosso Salvador Jesus Cristo e um meio a mais de reunir e comemorar em família, amigos esse grande e maior aniversário do ano.
Que bom podermos comemorar o Natal com diversão, alegria e muitas coisas boas.

Parabéns ao aniversariante JESUS e parabéns a nós que ELE nos privilegiou em podermos ter uma festa de cores, luzes, "troca de presente"- quem pode, união e tantas coisas bonitas de se admirar.
Com certeza... ELE está presente em muitas festas de NATAL para esta linda celebração e comemoração. E se alegra com esta união e alegria de famílias.
BOAS FESTAS e ÓTIMO NATAL.

Que 2012 seja mais um ótimo ano a voce e todos de sua família.
Abraço,

Rose Cristina Campos
Rio de Janeiro

Plínio Cavalheiro disse...

Olá Rose Cristina.

Boa noite.

Grato por suas palavras em nosso blog. Você é bem vinda. Fico feliz por saber que você conhece, valoriza e prioriza o Senhor Jesus Cristo em sua vida.

Também desejo a você e entes queridos um Ano Novo abençoado.

Abraços.

Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...