quarta-feira, agosto 10, 2011

JESUS, A PORTA!


Porta representa domínio para determinar pelo seu legítimo dono quem ou o que pode ou não entrar por ela. O próprio Senhor Jesus usou esta ilustração para tornar claro que o homem e sua igreja têm simbolicamente uma porta por onde bênçãos e maldições poderão passar por ela. Ele [Jesus] disse: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” – (Apocalipse 3:20).


A figura de uma porta representa divisor de espaços onde são distinguidos como espaço interior e espaço exterior, ou ainda recinto de dentro e recinto de fora. Quando Jesus diz que está à porta e bate, Ele está sugerindo que o homem faça uso de sua autoridade e de livre e espontânea vontade abra a porta para que Ele [Jesus] possa entrar, e, por conseguinte, fazer o que somente Ele pode fazer de melhor quando estiver dentro da morada.


A Bíblia relata a história de um homem chamado Zaqueu que ocupava um cargo de chefia no meio dos publicanos. Diz a Palavra que Zaqueu desejou muito ver Jesus e por conta de sua pequena estatura decidiu subir em uma árvore sabendo que Jesus havia de passar por ali. Surpreendentemente, Jesus não ignorou o esfoço de Zaqueu e se ofereceu para ir e pousar na casa daquele homem. Tudo isto culminou com uma declaração de Jesus: “Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” – (Lucas 19:9,10).


Jesus veio para dar vida e vida em abundância, assim está escrito em João 10:10b. Entretanto, este benefício somente se adquire quando se convida Jesus para entrar pela porta, a exemplo de Zaqueu.


Jesus Cristo se posiciona no Reino espiritual como figura de “Porta” por onde o homem entra e toma posse da salvação. Jesus disse: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” – (João 10:9).


O homem não necessita vaguear sem rumo em um mundo repleto de instabilidades. Só anda errante àqueles que não se deixa convencer que existe uma única porta autêntica por onde se entra no céu. Mais uma vez Jesus disse: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” – (Mateu 7:13,14).


Jesus afirma que a porta é estreira para ensinar ao homem que não se pode entrar por ela carregando bagagens originárias da velha natureza. O apóstolo Paulo escreveu: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” – (II Coríntios 5:17). Cristianismo significa nova natureza. Não há sustentação de fé autêntica sem abdicação de iniquidade.


Só carrega seus fardos àqueles que querem. A Bíblia cita: “Mas ele [Jesus] foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos” – (Isaías 53:5,6).


Prefira neste momento entrar pela porta estreita. Não queira entrar na estatísca do próprio Jesus quando disse: “Porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à PERDIÇÃO, e MUITOS são os que entram por ela”.


No que depender de Deus, tenha absoluta certeza, você não vai ficar do lado de fora. As Escrituras Sagradas atestam: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” – (João 3:16-18).

a Jesus e entre pela porta da salvação!


____________ Capelão – Plínio.

7 comentários:

LORENA C.NEVES-SÃO PAULO-SP disse...

Olá Plínio e família td bem?
Aqui td bem, graças a Deus.
Estou aqui para comentar o texto de hoje q fala sobre "JESUS, A PORTA"!

Gostei muito e lembrei que na casa de minha querida Avó Maria tem uma pintura na parede onde há exatamente isto que o senhor fala desenhado. A pintura é "separada" ao meio. De um lado, uma passagem grande, cheia de atrativos e "festas" na porta. A porta é grande e todos podem passar por ela. Inclusive as pessoas são convidadas a entrar, sendo "bem recebidas" e mostrando o grande e "lindo" mundo que os esperam do lado de dentro. Só "alegria"...

Do outro lado do desenho, existe uma portinha pequena e discreta, onde poucas pessoas estão a frente, e não há tumultos e nem festas e atrativos convidando a entrar. Entram calmamente, um a um, por ser um espaço pequeno. E tranquilhamente. Chega a ser bem discreta esta entrada e sem grandes luzes e pessoas fazendo "shows". Não mostra toda a "alegria" que o outro lado insiste em mostrar e a "roubar" quem pretende entrar pelo lado da portinha.

Aí depois podemos ver o quadro todo e onde vai dar cada caminho.
O primeiro da porta larga, bonito, largo, cheio de festas, luzes e muito atrativo e cheio de gente "felizes" entrando aos montes, vai dar no "INFERNO" e são recebidos pelo próprio DIABO....
Que horrível.
Mas é isto mesmo. É o fogo, com o diabo e muito sofrer depois que se entra atraídos pela larga e "bonita entrada".
SOFRIMENTO ETERNO!!!!!!!

Do lado da porta pequena e discreta, logo depois da entrada, um a um, se abre um lindo e belo jardim azul, sol, flores, lugar claro e limpo e DEUS a nos esperar.
É O CÉU! Maravilha.
ALEGRIA ETERNA!!!!

Este quadro explica muito bem o que o senhor falou sobre a porta estreita. E na hora me veio a cabeça este desenho.

Bom... é isto que queria falar hoje. Gostei muito do texto, como tenho gostado e aprendido com todos que o senhor coloca carinhosamente neste blog que tem como razão levar a Palavra de Deus a todos. Obrigada pelo o que o senhor tem me ensinado e ensinado a tantos outros.

Que Deus continue abençoando o senhor a escrever bonito para a HONRA E GLÓRIA DE NOSSO DEUS!
Amém!

Desejo ao senhor também um "FELIZ DIA DOS PAIS" no domingo, que o senhor possa celebrar essa data em família ao lado de seus parentes queridos e que te amam e que o senhor ama.
Eu vou ver meu Paizinho querido que tanto amo e quero bem, e com a graça de Deus vou comemorar MUUUUIIITOOOOOOOOOSSS anos esta data e outras muitas.

MEUS PAIZINHOS SÃO MUITO ESPECIAIS EM MINHA VIDA E AGRADEÇO A DEUS PELA VIDA DELES E PELA FAMÍLIA MARAVILHOSA QUE ELE ME DEU.

Até a próxima e um grande beijo e abraço ao senhor e a todos de sua família e aproveite para comemorar domingo. O senhor me parece ser um grande Pai e Avô. A gente sente isto. Estou errada?

LORENA C. NEVES
SÃO PAULO - SP

Para Lorena disse...

Prezada Lorena de São Paulo.

Boa noite.

Muito oportuno seu comentário.

Agradeço por acrescentar mais informações sobre o tema. Acredito que os leitores irão gostar de saber sobre estes detalhes que você acrescentou. Parabéns a você e parabéns também a sua avó que conserva este quadro ilustrativo sobre os dois caminhos em sua casa.

Agradeço pelos cumprimentos do dia dos pais. Sou grato a Deus por ter tido o privilégio de ter três filhas lindas e inteligentes. Você está certa mais uma vez, sou pai e avô. O grande fica por conta de sua bondade rsrsr.

Abraços e beijos a você e sua preciosa família. Aproveito para cumprimentar todos os pais que acessam este blog. Ora para que Deus derrame sobre todas as mais ricas bênçãos.

Do amigo – Plínio.

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na graça e Paz em Jesus Cristo irmão e amigo Plinio.
Espero que todos em vossa casa estejam gozando de plena saúde.
Comigo e com os meus, graças ao bondoso Pai, tudo estás bem.

Gostei mais uma vez do texto falando sobre o assunto da porta estreita. Mui bom e de grande verdade. Nem sempre os lugares de melhores acessos nos levarão aos melhores lugares. E este és um belo exemplo. Os atrativos do mal estão a bater, basta nós os crentes em Deus não cair nas tentações.

Estou a gostar muito também do que nossa colega Lorena escreve. Ela mostra conhecer a palavra de Deus e gosta de estar a participar também de vosso blog.

Irmãozinho querido e amigo Plinio quero desejar um mui excelente dia dos pais e que possas comemorar a data ao lado de filhos, netos e família. Parabéns por seres pai.

Um grande abraço fraternal em Cristo Jesus acompanhado também de abraços dos meus queridos alunos que mandaram a vóis juntamente com parabéns pelo domingo em especial a data.
Do amigo e irmão em Cristo,

Josué N.S.Dias
Pernambuco

Para Josué disse...

Grande amigo Josué!

Boa noite.

Estamos bem graças a Deus e fico feliz que você e os seus entes queridos também estão.

Seu comentário sempre me alegra. Gosto de saber o que você pensa e também obter informações sobre seu ministério promissor. Como já disse, você deve se orgulhar de seus aplicados alunos e a recíproca com toda certeza é verdadeira. Percebo nos comentários que recebo de parte de seus alunos. Louvado seja Deus por sua vida e precioso ministério.

Eu também gosto dos comentários de nossa amiga Lorena. Muito interessantes e inteligentes as postagens dela que servem para esclarecer ainda mais os textos.

Agradeço por desejar um excelente dia dos pais.

Deus te abençoe.

Abraços e até a próxima.

Kippy Marrie disse...

Pai querido PLÍNIO...
É uma honra tê-lo como PAI.
Hoje estou aqui para deixar meus PARABÉNS e agradecer por ser meu PAI QUERIDO E MUUUIITOOOO AMADO.
Obrigada por tudo que fez por mim na vida, faz e sei que ainda vai fazer. Pois o senhor sempre está pronto para ajudar a todos, que dirá a família, não é mesmo?
Fico feliz em estar aqui em Campinas neste final de semana de comemorações com o senhor e minha mãe querida.

A Kippy tbm manda parabéns ao "Avô" querido dela, que tanto ela ama e tanto carinho e amor ela recebe. Ela está feliz em estar ao seu lado tbm.
Au te amo "VOVÔ" querido.
Aus 1000

Que Deus continue a abençoar o senhor e ser sempre esta pessoa maravilhosa e de bem com a vida que é.
P.A.R.A.B.É.N.S.!!!!
Fica com Deus.
Te amooooooooooooo muito e muito e
muito e pra sempre....

Beijos 1000 com muito carinho e respeito, gratidão e amor....
Sua filhinha....

LISA
SALVE 14 de Agosto de 2011

Plínio Cavalheiro disse...

Oi lisa,filha amada.

Bom dia!

Hoje é um dia especial por dois motivos. Um porque é dia dos pais e por causa disso temos a oportunidade de comemorar agradecendo a Deus por mais esta data festiva. Outro é pelo fato de você ter vindo em nossa casa para dar seu abraço recheado de muito amor e carinho como é próprio do seu caráter.

Eu agradeço a Deus pelo GRANDE privilégio que Ele me concedeu de poder ser pai de três maravilhosas filhas – Maria Emília, Maria Elena e Maria Elisa. Oro para que Deus abençoe cada dia mais minha preciosa família.

Sou grato também à minha “netinha” Kippy peludinha, fofinha, carinhosinha, meiguinha, lindinha, dengosinha e muitos outros “inha” que ininterruptamente acompanha nas comemorações da família e sempre está de bem com a vida que Deus nos oferece.

Obrigado por tudo. Vocês são simplesmente E S P E C I A IS.

Amo vocês e agradeço a Deus por cada um.

Abraços e beijos a todos.

Pai, e “avô” no “Dia dos Pais”

Plínio.

JOANNA - RIBEIRÃO PRETO disse...

"Olá" querido amigo Plinio.
Quero "atrasada" te dar os parabéns pelo dia dos pais. Desculpa não ter dado no dia, mas tivemos visitas e nem entrei no computador. Gostei das mensagens te parabenizando. O que sua filha escreveu achei muito bonito. Voce é especial mesmo, pra ela escrever isto é pq voce merece, e como já te disse, voce realmente parece ser uma pessoa muito especial e querida. Parabéns mais uma vez. Gostei do texto no blog tbm. Não vou comentar muito porque estou correndo com um trabalho para escola, mas li e gostei. Até o próximo post.
Beijos e abraços da amiga

Joanna
Ribeirão Preto

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...