sexta-feira, julho 29, 2011

O PRESENTE É DE DEUS, A ESCOLHA É DO HOMEM!

Então, do pó da terra, o SENHOR formou o ser humano. O SENHOR soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo. Então o SENHOR Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações. E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: — Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá. É assim que está registrado no Livro de Gênesis capítulo dois.

Deus oferece ao homem direções para se comportar diante das maravilhas criadas por Ele. Orientações não significam imposições. Por exemplo, o velocímetro do carro oferece orientação ao motorista sobre a velocidade, porém, não impede que o condutor ultrapasse os limites permitidos por lei.

Você pode comer as frutas de todas as árvores do jardim, foi assim que Deus falou. Deus deu opção ao homem de comer ou não das frutas do jardim no momento que sentisse vontade de fazê-lo. Não sabemos se o primeiro homem gostava de todos os frutos. Provavelmente sim. Contudo, esta informação não é relevante. O importante é saber que o homem tinha suas preferências e por conta disso se deixava levar por elas para atender suas necessidades físicas, emocionais e espirituais.


Deus também falou para NÃO comer da árvore que dá conhecimento do bem e o do mal, sabendo que o homem já estava habilitado pelo livre-arbítrio para discordar do comando caso quisesse.

Deus, instituidor, apesar do domínio não montou um robô dotado de uma central regida por um controle remoto fixado em suas poderosas mãos. A criação humana não é um brinquedo até mesmo descartável de Deus. O homem é avaliado como culminância da criação de Deus. O ser humano é a coroa da criação, e por conta disso ocupa destaque sobre as demais criações e criaturas. Apesar disso, seus predicados nem sempre coincidem com os desígnios do criador e isso comprova que o homem se deixa reger por seu livre arbítrio, um dos predicados existentes nele.

“E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto” – (Gênesis 1:27,31).


Deus coroou a criatura de inúmeros presentes. Livre arbítrio é um excelente presente dentre tantos. Esta qualidade dignifica o homem dando-lhe oportunidade de discernimento e alternativa de escolha entre certo ou errado e quando o faz optando pelo correto o Criador se regozija.


O presente é de Deus, a escolha é do homem. Toda escolha gera consequência, por isso a cautela deve anteceder qualquer atitude por mais simples que possa parecer. Eva não foi cautelosa frente à palavra vinda de alguém que não era o Deus que ela conhecia de perto e digno de total confiança. Este ser infernal proferiu: “...É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” – (Gênesis 3:1b).

Os argumentos usados pelo inferno nem sempre à primeira vista são totalmente discrepantes dos preceitos de Deus. No diálogo travado no Éden a serpente (usada pelo diabo), praticamente repetiu as palavras de Deus. Não fosse um “insignificante” detalhe seria idêntica.

Se você não estudar a Bíblia e deixar de conhecer o que está escrito nela, também não saberá discernir as “insignificantes” distorções que o diabo faz com a Palavra de Deus que resulta em prejuízo. Com Eva o diabo fracionou a fala de Deus transformando a vírgula em ponto final. “... não comereis de toda árvore do jardim?”.


Sim, Deus deu este comando acrescido de um “mas”. “... MAS do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais” – (Gênesis 3:3).

O presente é de Deus, a escolha é do homem. O homem não comeu forçado do fruto que estava no meio do jardim. Seus sentidos aguçados por palavras “macias” do diabo provocaram nele desejo de provar espontaneamente do fruto proibido.

Deus quer que sejamos criteriosos e para isso colocou em nós a inteligência racional. O homem não pode ser chamado de “animal racional”. O homem é um ser criado com características semelhantes às de Deus. A Bíblia cita: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” – (Gênesis 1:26).

O presente é de Deus, a escolha é do homem. Assim sendo, avalie cuidadosamente e escolha corretamente cada decisão. Não se deixe enganar. Use o presente de Deus de tal forma que o nome dEle seja sempre engrandecido no dia-a-dia.

____________ Capelão - Plínio.

12 comentários:

Lorena C.Neves -São Paulo/SP disse...

Olá Plínio e família tudo bem?
Estou aqui de novo, como sempre acompanhando seu blog e cada texto nele escrito.

Gostei da oração modelo do "PAI NOSSO" , sendo explicada parte a parte, e acabou semana passada. Parabéns. Saiba que aprendi bastante coisas, assim como todos que entram em seu blog e estão dispostos a aprender também, penso eu.

O texto de hoje é muito interessante também, pois ele fala de um assunto delicado que é o "livre arbítrio".
Deus nos deu o "PODER" da escolha, de irmos para "esquerda" ou "direita" e depende de nós para onde queremos ir.
Deus realmente é muito sábio em tudo e em toda criação. Realmente ele poderia "IMPOR" a nós, não faça isso ou aquilo. Mas como o senhor disse, seriamos robôs comandados por Deus.

Deus não quer isso. ELE quer que o sigamos por livre vontade e que façamos as coisas boas sem pressão ou imposição, por isso o "PRESENTE DO LIVRE ARBÍTRIO".
Pra mim é realmente um presente maravilhoso. Pois acredito que com ele, podemos ter mais comunhão com Deus para perguntar e saber da vontade dEle se estamos fazendo certo ou não.
Se não tivessemos esta liberdade, e fosse imposto algo a nós, sempre faríamos o "certo", pois Deus nunca erra, com isto,estaríamos "programados" a fazer o bem e tudo certo.

Acredito que não fomos criados para sermos assim, e nem Deus estaria "satisfeito" com este tipo de criação. IMPOSIÇÃO A FAZER O BEM E A ANDAR EM CAMINHOS CORRETOS, não é mesmo?
Para Deus é uma grande satisfação nos ver fazendo coisas que o agradam, sem ser "impostas" e "obrigadas" por ELE.
Fazemos por ter o livre arbítrio, e "escolhemos" fazer o bem. (infelizmente nem todos nós).

Agradeço a Deus por este belo presente que ELE nos deu de podermos escolher nosso caminho, e mesmo que quando erramos, lá está ELE (caso a gente peça e queira sua presença) para nos guiar e nos colocar de novo no caminho certo.
ELE nunca nos deixa só e nos ajuda nos erros, a poder consertá-los.
ISTO É LIBERDADE!!!!
Amém.

Bom Plínio gostei muito do texto de hoje. É isso que queria comentar. Além de dizer que seu blog está mais bonito e com novos atrativos. Gostei muito do novo design, mais alegre e colorido.
É bom poder ir mudando. Vai variando.
Parabéns, aprovado por mim (rsrsrs).

Abraços e Beijos com carinho ao senhor e a sua família e ótimo final de semana.

Lorena C. Neves
São Paulo - SP

Para Lorena disse...

Oi amiga Lorena.

Bom dia.

Foi muito bom você voltar. Suas palavras são bálsamo suave que alegra meu coração.

Ainda bem que você gostou da série anterior que foi publicada no blog com base na oração modelo ensinado por Jesus [O Pai Nosso].

Eu também extraí muitos ensinamentos enquanto escrevia. Meu desejo é PRATICA-LOS e motivar outras pessoas a exercitar os princípios deste texto bíblico maravilhoso.

Quanto ao novo texto “O PRESENTE É DE DEUS, A ESCOLHA É DO HOMEM!”, também sugere bastante reflexão. Na verdade, Deus espera que o ser humano seja prudente em suas escolhas lançando mão do livre arbítrio para decidir corretamente quando preciso e não arcar com consequências desagradáveis por escolhas erradas.

Foi bom você comentar o texto. Considero que seu comentário seja um adendo deste texto e que sirva para esclarecer ainda mais os leitores sobre este assunto.

Agradeço por você fazer parte de minha lista de amigos que entram no blog e faz questão de deixar uma palavra. Isto é bom. Gosto de sabe as opiniões de outras pessoas sobre aquilo que escrevo, mesmo que por vezes sejam contrárias às minhas.

Ótimo final de semana pra você e todos os seus.

Abraços do amigo Plínio.

Josué N.S.Dias-Pernambuco disse...

Na Paz do Senhor Jesus Cristo Irmão Plinio querido,

Primeiramente quero parabenizá-lo pelo lindo blog com mudanças. O visual dele está muito bonito e gostei das mudanças com alimentos e de cores. Os textos, continuam a ser de mui grande utilidade e acrescentando-nos muito. Parabéns.

Gostei também do texto da semana a nos dizer sobre o livre arbitrio. Ter a livre escolha dada por nosso querido e amado Deus. Gosto muito deste tema e uma vez ministrei em minha igreja sobre isto.

Atraiu-me o tema dizendo "o presente é de Deus, a escolha é nossa". É isto mesmo. O livre arbítrio é um belo presente de Deus. Não está a nos impor as coisas. Mas como temos este presente, temo-nos que saber usá-lo e escolher o certo. Mesmo por muitas vezes podendo e nos atraindo pelo errado.

Parabenizo-o mais uma vez querido irmãozinho e amigo querido Plinio. Mais uma vez um belo e mui atrativo e instrutivo tema e texto. Por isso, estou a entrar sempre em vosso blog e só tenho elogios e a agradecer-te até agora por tudo que li, vi e aprendi. Mui obrigado meu amigo.
Estarei aqui no próximo texto, com a graça e permissão de nosso Deus Mestre.

Um grande abraço fraternal em Cristo Jesus a todos de vossa familia e a voce irmão, que nosso Amado Deus continue dando-te este mui lindo dom de escrever e espalhar a palavra de Deus aos quatro cantos da terra. Orgulho-me de ser seu AMIGO e IRMÃO em Cristo. Amém!


Josué N.S.Dias
Pernambuco

Para Josué disse...

Olá amigo Josué.

Boa tarde.

“Que o SENHOR o abençoe e o guarde; que o SENHOR o trate com bondade e misericórdia; que o SENHOR olhe para você com amor e lhe dê a paz.” – Nm 6:24-26).

Ainda bem que você gostou do novo visual de nosso blog. Agradeço minha filha Lisa por me ajudar neste detalhe. Ela é jornalista e desta forma tem mais facilidade para atuar nesta área de comunicação visual. Eu só escrevo os textos, do mais deixo com ela.

Quanto ao tema “O PRESENTE É DE DEUS, A ESCOLHA É DO HOMEM”, achei adequado, principalmente para alertar sobre o perigo de achar que tudo é da vontade de Deus. É engodo transferir a culpabilidade do insucesso a Deus.

Na verdade, Deus é o maior interessado em ver o ser humano vitorioso e no que depender dEle isso se fará realidade. Contudo, o livre arbítrio (uma bênção) é faca de dois gumes. Ou seja, corta dos dois lados. Tanto o homem pode pensar e agir corretamente, como matutar e tomar decisões tresloucadas.

Diante deste fato vamos pedir a Deus que nos dê percepção para fazer uso do livre arbítrio com muita sabedoria e que nossas atitudes contribuam sempre para engrandecer o Reino de nosso Deus.

Foi bom receber seu comentário. Como sempre, ele chega com palavras de sabedoria.

Abraço a você e aos seus entes queridos e como faço sempre, aos seus alunos que já aprendi apreciá-los pela afeição.

Do amigo – Plínio.

Robson Nunes - Sto André disse...

Continuo gostando muito de seu blog e acompanhado sempre, foi indicação de um amigo que também gosta.

Não sigo nenhuma religião fixa. Gosto de estudar e saber das coisas. Já te disse que gosto muito de ler a Bíblia e tenho uma em meu carro para sempre nos tempos livres do corre tento ler e saber mais.

Gostei de suas explicações sobre o pai nosso, que todos conhecemos, mas nem todos o conhece a fundo da maneira que voce a colocou.
Em referencia ao texto do lívre arbitio, gostei muito, pois já tinha ouvido falar e já até li algo a respeito, mas não sabia exatamente o que era e como "funciona", entende?
Foi esclarecedor pra mim. Gostei muito mesmo. Como disse, estou aprendendo muito, e gosto de sempre aprender e ler e saber coisas novas. Quando paramos de aprender, ou achamos que já sabemos tudo, acredito que parte de nós já "morreu", pra não dizer "completamente". Por isso, sempre quero e procuro aprender.

Novamente te parabenizo pela iniciativa deste blog, e já indiquei a alguns colegas do trabalho e vou continuar indicando. Também gostei das mudanças colocadas nele. Achei mais atrativo com cores vivas e não tão sério.
Deus é alegria, não é? Muito bonito.
Acho que a imagem fala muito tbm. Chama a atenção. Parabéns também por essa mudanças.
Um grande abraço a voce e parabéns novamente.

Robson Nunes
Santo André - SP

Para Robson Nunes disse...

Prezado Robson Nunes.

Boa noite.

É bom receber seus comentários. É bom também saber que o blog está sendo instrumento para propagar a Palavra de Deus a todos quantos têm interesse de conhecer o que existe de mais precioso na área de comunicação.

Lembro-me com alegria quando você escreveu pela primeira vez dizendo sobre manter em seu carro uma Bíblia. Reafirmo que este hábito é válido e demonstra o quanto você aprecia as Escrituras Sagradas.

Como seria bom se todos os motoristas adotassem este exemplo e não só portasse uma Bíblia no porta-luvas, mas, instituíssem o hábito de ler, meditar e praticar os ensinos contidos nela. Com certeza teríamos um trânsito (mundo) muito mais tranquilo com menos acidentes, e, por conseguinte menos óbitos. Concorda?

Peço licença para falar um pouco mais sobre o assunto “RELIGIÃO” citado em seu comentário. Igreja Católica, Igreja Assembléia de Deus, Igreja Metodista, Igreja Batista, Igreja Presbiteriana e outras inúmeras mais, não podem ser chamadas de religiões no verdadeiro sentido da palavra. São na verdade, grupos de pessoas, com propósitos e doutrinas, muitas vezes contrárias uma da outra, tendo como placa nomes diferentes. Não quero entrar no âmago da questão doutrinária. O fato relevante é descobrir biblicamente que todas as Igrejas espalhadas pelo mundo são totalmente impotentes para religar o homem pecador, ao Deus Santo e puro.

A palavra “religião” significa “ligar novamente”, ou seja, ligar a criatura humana ao Criador. Na Bíblia (em todas) está escrito: “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor” – (Rm 5:18-21).

O próprio Cristo anunciou a verdadeira religião: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” – (João 14:6). O Mestre, Salvador e Senhor Jesus Cristo, não deixa alternativa, Ele fala no singular – [Eu sou], [o caminho], [a verdade] e [a vida]. Diante disso não restam dúvidas, Cristo é a RELIGIÃO única e verdadeira.

Não quero com isto fazer apologia para que pessoas se afastem de igrejas e criem em suas casas suas próprias “igrejas”. Contudo, desejo que cada um busque o esclarecimento, pelo Espírito Santo, sobre qual Igreja deve estar servindo e adorando o Deus verdadeiro e reconhecendo Jesus Cristo como o único meio de salvação.

Bem, vou parar por enquanto. Acabei me empolgando e quase transformei este retorno em um texto rsrsr.

Quero que você saiba que fiquei feliz com seu comentário. Sinto que estou trocando correspondência com alguém sincero e isto é muito bom.

Fique na paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Abraços – Plínio.

Paulinho Souza-Pernambuco disse...

Bom dia Senhor e Irmão Plinio,gosto muito de sempre que consigo ver seu blog e ler os textos que tenho aprendido muito da Palavra de Deus.Gosto quando o senhor sempre lembra de nós em seus recados ao professor Josué,o senhor sempre nos manda abraços,e o Professor Josué fala na sala de aula,além de eu ver aqui.Muito obrigado.Me sinto importante e lembrado por alguém tão ocupado e importante como o senhor.Obrigado mesmo.E desculpa eu não mandar muitos recados,como disse ao senhor eu sou quieto mesmo, o professor sabe disto e falo de novo que eu gostaria de ter este dom de escrever bem como o senhor e falar bonito.Obrigado por tudo e por nos ensinar a Palavra de Deus.Meu professor Josué só tem elogios ao senhor e com razão e nós alunos dele também.Gostei muito do seu novo blog com os desenhos e alimentos.Ficou alegre não?Gostei e vou avisar meus amigos das novas mudanças,além dos testos continuarem lindos e esplicativos.Este de hoje é bem legal.Fala da liberdade que Deus nos dá e devemos saber usar.Linda suas palavras e esplicações,como sempre é. Um abraço e fique sempre com nosso amado Deus protetor.E sua familia está bem?Mando abraço a eles também.

Paulinho Souza - Aluno Professor Josué
Pernambuno

Gosto muito do senhor, viu?És especial em minha vida,e guardo o senhor no meu coração.Pessoas do bem,que nos querem bem e ensinam de Deus só tem que ser elogiadas e adimiradas.E eu adimiro o senhor.Um dia quem sabe eu fale como o senhor,vou treinar.

Para Paulínho disse...

Dedicado aluno e irmão Paulinho.

Foi uma satisfação grande receber seu comentário com palavras que demonstram alguém que tem uma identidade com Cristo. Mais uma vez parabéns por ser alguém que busca veemente aprender mais e mais do Evangelho maravilhoso que revela ao homem o caminho único da salvação.

Mandar abraços a todos da classe é um privilégio pra mim. Elogiá-los pela aplicação no aprendizado é citar o óbvio. Como já disse anteriormente, repito com prazer, o prof. Josué é sem dúvidas uma pessoa abençoadíssima por Deus por tê-los como alunos. A classe deve deixa-lo muito feliz com o que faz. Vocês são simplesmente especiais. Sinto isto em cada palavra que vocês escrevem.

Quanto ao fato de você se achar quieto, crê que isto deva passar progressivamente. Tudo é questão de exercício. Tive no passado um aluno que sentava na última fileira de cadeiras da classe. Não abria a boca para fazer comentário algum. Nada tinha a acrescentar. Nunca tinha dúvidas. Entretanto, em um curto prazo de tempo ele foi meu substituto na classe.

Invista em você. Nunca diga, eu não sou capaz, desde que esteja dentro dos limites estabelecidos por Deus. Inverta o discurso e diga, em Cristo eu posso. Eu tenho potencial para desenvolver este dom ou outro qualquer que glorifique o Reino de Deus. Mesmo não fazendo neste momento, vou conseguir fazê-lo. Diga isso todos os dias. Frustre os planos do diabo de querer que você seja tímido e ou calado. Deus tem planos grandiosos para você e a todos desta classe abençoada. O diabo que se prepare para sair correndo de vocês CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS. AMÉM?

Aguardo os próximos comentários com muita satisfação.

Abraços a você ao seu professor Josué querido e a todos o demais alunos da classe. Deus esteja abençoando grandiosamente vocês.

Do amigo – Plínio.

Joanna - Ribeirão Preto disse...

"OLÁ" Plinio td bem?
Comigo td jóia e feliz pq tive férias muito legais. Não viagei muito, como esperava, mas demos umas saidinhas. Meu pai trabalhou e não pudemos viajar longe como era o nosso querer. Mas foi legal. Agora, volta as aulas e tudo do mesmo jeito e estudar e estudar e estudar, principalmente ciência, q acho que te disse não fui muito bem semestre passado. Rsssss.

Qto tempo não entro aqui, a última vez acho q foi no seu níver (q não vou esquecer pq é dia 28 de junho, junto com meu pai, lembra?) e falei q iria tirar umas folgas. Tirei férias mesmo. Nem no computador entrei nestes dias. Aproveitei para ir na casa dos meus avós q moram em uma cidade perto daqui, e não tem computer. Foi legal tbm.

Ai não posso esquecer de falar q seu blog ficou D+, mais legal e animado com essas cores e as frutas ou legumes, sempre confundo...rssssss. Ficou mais alegre. Eu prefiro assim. Parabéns. Acho q vou fazer um blog tbm, mas nem imagino do que falar, e nem sei como fazer e se minha mãe vai deixar. Acho q ela vai dizer o de sempre - "Tem q estudar mais e pensar menos em computador e video game e celular... rssssss", esta é minha mãe.
Mas td bem. Te aviso se eu fizer um. Quem sabe um dia?

Gostei do q vc escreveu hoje, este último texto. Bem legal saber mais sobre a bíblia. Minha mãe acha legal qdo falo as coisas q vejo aqui e até chamo ela e meu pai para verem e lerem tbm. Ela fala q tenho q procurar coisas boas e q acressentem coisas em minha vida. E não as porcarias q existem. É verdade né?

Aprendi sobre o livre... (esqueci o nome, não repara, sou meia esquecida mesmo...rsssss). Depois volto no texto e leio de novo e prometo guardar. Mas importa é q eu sei o q significa e gostei de aprender mais essa. Deus nos dá a liberdade, mas temos q ter responsabilidade para escolher o certo. E ele fica feliz com nossas escolhas certas pq quer só o nosso bem.

E pensar q ele é todo poderoso e podería mandar e impor o seu querer, né? Mas ele é tão bom e direito no q faz, q como vc disse, deu o presente do livre "escolha". Deus é bom mesmo. Eu amo ele. E ele mora no meu coração.
E te agradeço pq vc tem me ensinado bastante coisas q eu não sabia sobre a bíblia e Deus e a palavra dele. Obrigada viu?
Chega por hj, aproveitei tanto tempo sem escrever e agora tô escrevendo quase um livro pra vc.
Não pode. Tem q ir falando aos poucos. É q sou assim mesmo, falo, falo, falo, sem parar, e estou querendo falar td de uma vez.
Não repara, tá? Rsssssss.
Beijos e abraços a vc e a sua familia da amiga q voltou das férias cheia de assunto.

Joanna
Ribeirão Preto

Obs. Vc lembra q no começo eu falava só "olá"? Agora... Não paro mais de falar. Rsssss. É gostoso entrar aqui e esspressar o q sinto e aprender com seus testos.

Para Joanna disse...

“Oi” Joanna.

Boa tarde.

Tudo bem comigo graças a Deus.
Gostei de saber que suas férias foram legais com direito a saidinhas que serviram para arejar um pouco a cabeça.

Todos nós precisamos dar uma pausa para descanso. A própria Bíblia diz que há tempo para tudo e as férias também, claro. E por falar em férias, no mês passado fomos à Cravinhos para apanhar nosso neto Daniel. Ele veio para ficar em nossa casa aproveitando alguns dias de suas merecidas férias. Foi muito bom.

Realmente faz tempo que você não entra. Já estava com saudades de seus longos comentários “olá” rsrsr. Falando sério, você está escrevendo muito bem. Legais os comentários.

Fico feliz em saber que você gostou da última postagem. Todos nós precisamos ter bom senso para usar nosso livre arbítrio de forma que nossas decisões redundem em bênção para nós, para as pessoas que estão à nossa volta e por que não dizer ao mundo todo¿ Deus espera isso de cada criatura.

Sou grato por escrever dando notícias. Bom retorno às aulas e que você seja uma aluna exemplar em sua escola para orgulho de seus pais e de todos os amigos que torcem pelo seu sucesso.

Abraços a você e sua família e em especial ao seu pai que nasceu em um dia tão especial rsrsr.

Do amigo – Plínio.

Kippy Marrie disse...

Olá Pai e Mãe...AMORES QUERIDOS!

Quero dizer que foi muuuiitoooooo gostoso o final de semana que pudemos passar juntos. Obrigada por terem vindo aqui e a gente ter ido passear e ter feito tantas coisas legais juntos.
É bom ter perto quem amamos e quem nos ama. E principalmente pra dividir momentos de alegrias e muuuuiitooooo SORRISO! Foi D+! Super valeu.
Espero logo repetir, combinado?
Vocês são sempre bem vindos e muito me alegra ter vocês aqui, ou em qualquer lugar onde eu tbm possa estar junto. Rsrs.
O Bruno, a Kippy e o Floppy tbm amam vocês e gostaram de tudo e fazem das minhas palavras as deles tbm.

AMAMOS VOCÊS!
Ótima semana cheia de bençãos e grandes alegrias. MUUUUIIITAAAA ALEGRIA!!!
Fiquem com Deus e ATÉ BREVE...
Beijos 1000, Abraços 1000, Aus 1000 e Pius 1000 com amor e gratidão da thurminha de Sampa.

LISA, BRUNO, KIPPY e FLOPPY
Sampa

Para Kippy Marrie disse...

Oi queridos, Lisa, Bruno e Kippy.

Da mesma forma nós também nos alegramos com a programação deste final de semana.

Tivemos o privilégio de sair da rotina e passear por lugares bonitos e, melhor ainda, com pessoas que amamos ao nosso lado. Esperamos que a próxima seja em breve.

Também amamos vocês e desejamos que esta semana seja abençoada.
Até breve. Beijos e abraços.

Plínio & Claudete.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...