quarta-feira, agosto 24, 2011

JESUS, A LUZ DO MUNDO!

“No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro” – (Gênesis 1:1-5).
 
Com base nesses cinco primeiros versículos da Bíblia, conjecturamos que a preocupação subsequente de Deus após criar os céus e a terra foi criar a luz.
Deus dedicou seu tempo e “esforço” para cada detalhe da criação. Poderia Ele a um só comando dizer haja tudo? Sim. Entretanto, não optou por agir desta forma, preferindo se esmerar em cada detalhe da criação, inclusive com a luz.


Assim como “calvície” é ausência de cabelos, “trevas” é ausência de luz. Havia trevas sobre o abismo. Entenda que não há registro sobre a criação de trevas. Ela permanecia lá espontaneamente pelo fato de ainda não ter sido criado o antídoto que pudesse combater o seu efeito tenebroso. A Bíblia cita: “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo” – (Gênesis 1:2a).
 
Muitas pessoas costumam ter dúvidas sobre a cronologia da criação do mundo. As opiniões se divergem sobre os seis dias como sendo figurativos ou legítimos. Porém, isso não altera em nada o resultado. O importante é que Deus criou em sEu tempo todas as coisas que proporcionam o bem estar do ser humano e todas as demais criaturas existentes no planeta. Entre tantas, a “luz”, e Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite.



A luz é imperativa à existência de todo ser vivo. Hipoteticamente, se tivéssemos um interruptor para desligar a luz do sol o mundo físico simplesmente deixaria de existir, mesmo conservando todas as demais coisas boas criadas por Deus.


E no mundo espiritual, existe correlação envolvendo o termo “luz”? Sim, tudo a ver. É direito do homem de optar por estar e desfrutar da luz ou ficar fora dela. Jesus disse e está registrado nas Escrituras Sagradas: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” – (João 8:12).


Jesus faz uma afirmação sobre sua identidade e proporciona ao homem o ensejo de escolha, “quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
                       
O homem pode escolher. Contudo, O profeta Isaías escreveu: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” –(Isaías 5:20).


Não há razão para se andar tropeçando sem saber por anda. “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” – (I João 1:7). “Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” – (Efésios 5:8).


Avalie seu trajeto para saber se há luz ou trevas nele. Por que razão correr o risco de tropeçar, cair se machucar e até morrer? Por que razão abrir mão das bênçãos que a luz de Jesus oferece gratuitamente?


Reflita nas palavras escritas por João: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz [JESUS] veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz [JESUS], porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz [JESUS], e não vem para a luz [JESUS], para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz [JESUS], a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus” – (João 3:16-21).

A Bíblia é clara e cita: Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” – (João 8:12). Receba agora a VIDA através da LUZ que se chama JESUS. Amém?



________ Capelão – Plínio

8 comentários:

LORENA C.NEVES-SÃO PAULO-SP disse...

Olá Plínio tudo bem com o senhor e sua família? Comigo tudo bem.

Estou acompanhando também esta série de textos sobre os feitos de JESUS. E realmente, é um mais bonito e necessário do que o outro.

Gostei também do texto de hoje, onde o senhor fala sobre "A LUZ DO MUNDO SER JESUS".
Graças a Deus, temos esta LUZ PURA e de grande utilidade que é JESUS.
ELE está aí para nos mostrar e não nos deixar na escuridão e nas trevas que estão por todos os lados, infelizmente, neste mundo de tantas coisas ruins acontecendo a nossa volta.

Já reparou que praticamente ninguém gosta do escuro, principalmente andar nas ruas quando não temos iluminação suficiente? Por que?
Claro... MEDO!
Podemos ser assaltados, acontecer algo de ruim, encontrar pessoas ruins nos esperando para fazer mal e nada de bom podemos tirar disto.

Então... Se andamos em ruas CLARAS, ILUMINADAS, e procuramos estar em lugares onde não está a escuridão, por que não procurar essa "LUZ para o caminho certo?... ESSA LUZ JESUS", para NOSSA VIDA?
Estaremos debaixo da PROTEÇÃO DIVINA. QUER MELHOR DO QUE ISTO?
Amém por essa LUZ, que se chama JESUS. Eu tenho e não me arrependo de ter aceitado e andar sempre nos caminhos iluminados ao lado de meu MESTRE JESUS!

Bom... é isso por hoje.
Estou sempre por aqui.
Fiquem com Deus e até a próxima.
Beijos e abraços da amiga de sempre...

LORENA C.NEVES
São Paulo - SP

Plínio disse...

Oi Lorena.

Boa tarde.

Estou bem graças a Deus e a família também. Estamos caminhando e desfrutando da Luz que é Jesus.

Bom o seu comentário que mostra que você entende e reconhece que Jesus é a Luz do mundo. Ele é a solução para todos os problemas que afligem a humanidade, inclusive as trevas que são ferramentas do inferno para fazer sofrer àqueles que não optaram por andar na Luz.

Grato por entrar mais uma vez em nosso blog e postar um texto que ajuda esclarecer ainda mais este tema.

Fique na paz e na Luz que é JESUS.

Abraços e beijos.

Do amigo – Plínio.

Paulinho - Pernambuco disse...

Bom dia senhor Plinio na paz de Deus.

Estou vendo mais um dos textos do blog e gostei. Meu professor Josué disse que o senhor colocará diversos dele se referindo aos "Atributos de JESUS" e achei bem legal e o professor nos indicou a ler para aprendermos mais sobre nosso grande mestre dos mestre JESUS. Muito interessante e o que o senhor fala de se perder e usa o gps, que é a grande moda do momento, achei engraçado e legal a comparassão entre encontrar o caminha usando o gps Jesus (Este não erra mesmo, não é irmão?).
Este é referente ao texto da semana passada.

O de hoje sobre Jesus iluminar nosso caminho e ser a luz do mundo é muito legal e gostei muito. Desde pequeno aprendemos isto que onde Jesus está não devemos temer o mal. Porisso, temos que ter em nosso coração, para que não tenha mal e nem trevas, apenas coisas boas e com luz divina.

Vou acompanhar todos os outros, só não prometo comentários, não vejo em casa os textos, ainda não tenho computador, então as vezes também faço meio corrido aqui onde estou, mas sempre que puder e der o tempo eu farei. Mas saiba que eu e a maioria dos alunos do Professor Josué sempre lemos e entramos em seu blog. Mesmo o senhor não vendo nossos comentários (que a maioria não fazem mesmo, tá bom?). Fica na Paz de Deus e aguardaremos o próximo. Agradecemos também sempre o seu gentil abraço a todos nós alunos de seu amigo e irmão Josué. Ele sempre nos transmite. Obrigado por sempre lembrar da gente.
Abraço ao senhor e vossa familia também.

Paulinho - Pernambuco
Classe Obreiros de Deus
Professor Josué

OBS. O Flávio outro aluno de minha classe, manda abraço ao senhor e disse pra dizer que ajudou na escrita deste comentário, ele esta do meu lado e leu e gostou do texto também.

Plínio para Paulinho disse...

Olá Paulinho.

Boa tarde.

Mais uma vez sou grato por você frequentar nosso blog e sempre que possível postar um comentário com palavras agradáveis.

Como disse, pretendo postar semanalmente textos que falam sobre os atributos de Jesus Cristo que por sinal são inúmeros. Muitos são os predicados excelentes de nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo. A intenção é comentar sobre alguns deles de forma que fiquem gravados nos corações das pessoas que se interessam por aprender mais sobre Jesus.

Compreendo sobre sua dificuldade em não conseguir entrar com frequência no blog e deixar seu comentário. Creio que em breve você terá seu computador em casa.

Abraços pra você, para seu professor e amigo Josué, ao Flávio que deixou um abraço (agradeço pelo abraço deixado) e a todos de sua classe.

Até a próxima postagem.

Do amigo – Plínio.

♥ Xand@ ♥ disse...

Graça e Paz Amado!!!
Seja muito bem vindo ao meu blog tamb´me, viu...
Que o nosso Senhor derrame muitas bençãos em sua vida e na vida de sua familia!!!

Grande abraço!!!

Kippy Marrie disse...

"Vovô" Prico querido...
Obrigada por ter ido "comer bolo" em meu bloguinho. Estamos em festa pela conquista de 100 amiguinhos, e o senhor faz parte desta conquista e MUUUIITOOOO especial, pois foi um dos primeiros a ser meu "AMIGO/SEGUIDOR" e fico muuuitooo feliz por isto e pelos recados carinhosos deixados pelo senhor.
Eu e Mami também acompanhos seu blog e somos "Amigas/Seguidoras" e gostamos muito. Parabéns.
Venha sempre nos visitar...
Amamos bater papinho no blog.
Obrigada por ajudar nesta conquista.
Queremos vir comer bolo aqui também, combinado?
Fica com o Papai do Céu.
Mami manda beijos 1000.
Aus 1000 com amor, carinho e gratidão da "netinha"...

KIPPY

Josué N.S.Dias - Pernambuco disse...

Na graça e Paz em Jesus Cristo irmão e amigo Plinio. Espero que todos seus entes queridos estejam gozando de plena saúde. Eu e os meus, graças ao bondoso Pai, tudo estás bem.

Gostei mais uma vez do texto/série falando sobre o assunto DE "O QUE É JESUS". Mui bom e de grande utilidade.


Devemos estar a fugir das trevas e da escuridão de nosso mundo, e procurar a única luz verdadeira que nos leva a caminhos seguros e verdadeiros.
Sem medo de errarmos. JESUS, a Grande e única luz para nosso mundo.

Irmãozinho querido e amigo Plinio quero dizer-te que meus aluninhos estão a gostar mais ainda de ti, e me dizem que estão sempre que podem a entrar em vosso blog e deixar recados. Pude ver o recado de um deles e foi de grande prazer saber que estão a buscar a palavra de Deus sempre. Amém e grato ao irmão por este ensinamento aqui.


Abraço fraternal em Cristo Jesus, nosso mestre, com todo meu respeito, carinho e aprovação a você por sua dedicação em falar da Palavra de Deus aos quatro cantos da terra.
Com toda minha gratidão e prazer em ser teu amigo e irmão.

Aguardo o próximo texto irmãozinho e amigo querido.

Josué N.S.Dias
Pernambuco

Plínio disse...

Oi amado e irmão Josué.

Boa tarde.

Graças ao bom Deus estamos bem e fico feliz por saber que você e os seus também estão bem. Louvado seja Deus.

É sempre gratificante receber você e seus bons alunos em nosso blog deixando como sempre palavras encorajadoras.

Como disse, pretendendo publicar uma série de textos citando os atributos de Jesus que são muitos esperando que eles sirvam para ajudar os leitores no entendimento mais apurado do caráter de Cristo.

Grato por deixar mais esta palavra. Abraços pra você e a todos seus alunos que são alvos de meu carinho.

Do amigo – Plínio.

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...