sexta-feira, outubro 29, 2010

Temor!

LIBERTANDO-SE DO MEDO
“Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”
[Salmo 34: 4]


O verso faz referência a quatro verbos: Buscar, responder, livrar e temer:

Primeiro buscar. As pessoas andam inquietas dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Elas buscam, pão, água e roupa (desesperadamente, além do normal), e também correm desordenadamente em busca de coisas efêmeras. Em Mateus 6:33 Jesus diz: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Davi retrata alguém interessado em buscar o Senhor em qualquer situação, inclusive quando estava sentindo medo. Existe um ditado popular que diz: “Quem procura acha”. Neste ditado só há 100% de verdade quando aplicado no Reino de Deus. Neste mundo, no qual estamos inseridos, ainda que por tempo limitado, nem sempre conseguimos achar todas as coisas que perdemos, e sendo assim, as buscas se tornam cansativas e inúteis. Entretanto, em se tratando das coisas de Deus é totalmente diferente – “Quem busca Deus sempre o encontra”.

O profeta Jeremias repassa uma dica valorosa do próprio Senhor àqueles que estão querendo encontrá-lo: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” – (Jr 29:13). Assim sendo, não se deixe enganar pelo inimigo mentiroso. O profeta diz: “de todo o vosso coração”. Não adianta querer um pouco de Deus. Ou tem Deus ou não tem Deus, ou tem salvação ou não tem salvação, ou encontra Deus por inteiro, ou não encontra Deus. Deus é um Deus de Plenitude.

Segundo responder. Nem todas respostas atendem as nossas expectativas. Quantas vezes ouvimos pessoas dizendo: “Pode deixar comigo, eu vou resolver o seu caso”, “pode contar comigo”, “deixa que eu faço”, etc., apesar disso, fica somente no discurso e no esquecimento. Contudo, a palavra colocada por Davi - “e Ele me respondeu”, oferece um significado de atendimento. Deus afirmou pelo profeta Jeremias: “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” – (Jr 33:3).

Terceiro livrar. Mais uma vez quero citar uma frase trivial – “Deus me livre”. Esta expressão tem saído dos lábios das pessoas (muitas vezes), sem que haja ponderação. A esta manifestação deveria ser adicionado – “porque” e “para que”. “Por que Deus deveria se importar de me livrar de alguma coisa?” Ou: “Para que Deus me concederia o livramento?”.

O livramento do Senhor está condicionado, conforme diz neste Salmo no verso sete: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”. Em vista disso, Davi alcançava os favores de Deus.

Quarto temer. Uma das armas mais usadas por Satanás se chama “medo”. Veja o que disse o homem a Deus após pecar pela primeira vez: “Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi” – (Gn 3:10).

O pecado do homem no Éden, se analisado minuciosamente, não oferece base legal (humanamente falando), para se “justificar” o medo instalado dentro da alma de Adão e sua esposa Eva. Todavia, os fatos nos revelam que por conta da desobediência a Deus, imediatamente o diabo lançou o medo dentro da alma do ser humano.

Todo “prato” que se chama pecado é inevitavelmente acompanhado de uma “sobremesa” surpresa que se chama “medo”. O diabo não “conhece o termo perdão. Por conseguinte, ele não deixa passar as oportunidades concedida a ele, que se chama - “legalidade”.

O diabo veio para roubar, matar e destruir. Todavia, ele se contenta com o “pouco”, ou seja, “pecadinho”, “mentirinha”, “mais ou menos cristão”, “quase salvo”, “medinho”, etc.

Davi buscou o livramento para todos os seus temores. É importante saber e conhecer os projetos do maligno, no sentido de rejeitar todas as propostas indecentes e saber que: “Jesus veio para dar vida e vida em abundância”. O Senhor responde, livra e tira os nossos medos por completo. Davi afirmou: “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”.

Qual é o seu medo hoje? Medo de ficar doente, de envelhecer, de morrer, do desemprego, de andar só, do escuro e tantas outras fobias existentes no meio da população! Não espere mais, busque o Senhor neste momento e liberte-se deste mal em nome de Jesus!


_____________Capelão - Plínio Cavalheiro.



(Aprendendo com o rei Davi)

Um comentário:

Lorena C. Neves - SP disse...

Parabéns pelo Blog Sr. Plínio.
Gostei muito e é sempre bom ouvir a PALAVRA DE DEUS e a BÍBLIA.
Amei tudo que vi.
Vou mostrar aos meus paizinhos que também amam a Deus acima de todas as coisas, assim como me ensinam sempre.

Obrigada por palavras tão bonitas e por um ministério tão ferforoso e fiel a Deus.
Emocionante e muito bonita sua história de vida no seu PERFIL. Vale a pena conferir.

Gostei muito. Você deve merecer a família maravilhosa que Deus te deu.
Um grande beijo e um prazer enorme em te "conhecer"...

Beijos e muitos beijos da sua já "FÃ".

LORENA C. NEVES
São Paulo - SP

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...