sábado, outubro 23, 2010

Leite derramado!

  O que fazer após o leite derramado?

À luz dessa expressão popular, somos tentados a cruzar os braços e assumir passivamente as conseqüências de uma situação que suplantou o limite de controle, sem ao menos ter o direito de chorar. O ditado popular indica que não adianta chorar pelo leite derramado pelo fato de não ser possível reverter a situação e reaproveitá-lo. Neste caso, resta somente assumir o prejuízo e limpar a sujeira causada sobre o fogão.

É óbvio que o derramamento do leite se dá por uma questão de fração de segundo. É só se descuidar e pronto, o leite sobe e acaba se transbordando da panela. Quem nunca viveu ou presenciou essa situação desagradável?

No entanto o que fazer quando descuidamos de nossa postura íntegra diante de Deus e caímos em tentação? Existe reversão? Adianta chorar? Sim, graças a Deus, há remédio e cura para esta situação de caldo entornado espiritual.

O apóstolo Pedro certa ocasião vivenciou esta experiência de “leite derramado”. Pedro se distanciou um pouco de Jesus e foi buscar abrigo em um pátio onde existia uma fogueira para aquecê-lo do frio. Em dado momento uma criada chega perto dele e diz: Tu também estava com Jesus, o Galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem. E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou” – (Mateus 26:69-74).

Com toda certeza a temperatura física em Pedro teve um aumento gradual neste episódio que se deu logo após a prisão de Jesus, culminando inevitavelmente em “derramamento do leite”.

O que fez Pedro após perceber que o caldo tinha entornado? Vamos ao texto: “E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente” – (Mateus 26:75).

Lucas acrescenta a este acontecimento algo de suma importância. Ele diz: E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente” – (Lucas 22:60-62).

Pedro chorou o choro do arrependimento diante do olhar de compaixão de Jesus. Jesus não ralhou com Pedro. Jesus não usou a vara sobre Pedro. Jesus somente usou seus olhos de comiseração e isto Fez toda diferença na vida de alguém que estava envergonhado. O choro de Pedro adiantou em muito na situação que ele passou próximo de Jesus. Contudo, só para recapitular sobre o “Leite derramada”, foi só Pedro se descuidar um pouquinho e dar as costas à Jesus, o “seu leite derramou”.

Não sei como você está. Não sei se o seu “leite” está no lugar que deve estar, se vai derramar, ou já derramou. Refiro-me a pecado que tão de perto rodeia o cristão. A Bíblia cita: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta” - Hebreus 12:1.

João escreveu: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo!” – I João 2:1,2).

É óbvio que o melhor é não pecar como ensina João, entretanto, se você deixar o seu “leite derramar” não se envergonhe de chorar amargamente diante do olhar de compaixão de Jesus Cristo que assumiu todos os nossos pecados na cruz do calvário. A Bíblia diz: “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados” - Apocalipse 1:5.

Lembre-se, não deixe de chorar sobre seu leite derramado. Assim fazendo, você readquire a comunhão com Deus Pai através de Jesus Cristo o Filho únigênito Senhor e Salvador, assim como aconteceu com Pedro. Amém?



_______________________________Capelão - Plínio Cavalheiro.

Nenhum comentário:

  O DIABO NÃO PODE IMPEDIR QUE NOSSA ORAÇÃO CHEGUE AO CÉU! O diabo não pode impedir que sua oração cheque ao céu, mas, pode impedir que você...